Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Napne promove a 1ª Semana de Conscientização sobre Autismo
Início do conteúdo da página
Câmpus Formosa

Napne promove a 1ª Semana de Conscientização sobre Autismo

A Semana contará com atividades gratuitas voltadas para comunidades acadêmica e externa, e as inscrições já estão abertas

  • Publicado: Segunda, 20 de Março de 2023, 18h19
  • Última atualização em Terça, 11 de Abril de 2023, 13h17
Inscrições devem ser realizadas no Sugepe do IFG
Inscrições devem ser realizadas no Sugepe do IFG

Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo – 2 de abril, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás está promovendo a 1ª Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista do IFG – Formosa, sob orientação da professora Gláucia Mendes da Silva. O evento será realizado presencialmente, de 27 a 31 de março, no Câmpus Formosa, e contará com palestras, oficinas, exibição de vídeos, exposição e apresentação musical.

A ideia de realização do evento partiu da professora Gláucia, que também ministrará a oficina “Formas e Possibilidades Comunicativas no TEA”, ao lado da docente Milene Galvão Bueno, às 14 horas da terça-feira, 28 de março. A ministrante lançou no último ano o livro “E quando um de nós é autista?”, com a parceria da psicóloga Flaviana Martins, pela Avá Editora. A abertura da Semana será marcada pela apresentação de vídeos de conscientização sobre o TEA nos intervalos de aulas do IFG no período matutino.

Também estão incluídas na programação do evento palestras abertas a toda a comunidade: “Você é importante para mim: me inclua!” (29/3 – 10h30), “Autistas crescem e continuam sendo autistas” (29/3 – 19h), “Cotidiano: um software para auxiliar crianças autistas a enfrentarem os desafios diários” (30/3 - 19h), “APPAF – histórico de lutas, atuação e desafios na cidade de Formosa” (30/3 – 20h30), “Aspectos sensoriais do TEA na adolescência que permeiam o processo ensino-aprendizagem na sala de aula” (31/3 – 10h30)  e  “Inclusão e integração de pessoas autistas no espaço acadêmico e no mundo do trabalho” (31/3 – 14h).

As oficinas são destinadas à comunidade acadêmica e ofertadas nos dias 28 e 30 de março, no turno vespertino. Durante toda a semana, nos espaços do Câmpus, visitantes, alunos e servidores poderão conferir ainda a Exposição “Movimento visual: orientações e direções espaciais”, de autoria dos estudantes do primeiro ano do curso Técnico Integrado em Saneamento, com orientação e supervisão do professor de Artes, Edson Rodrigo Borges. O encerramento do evento será na tarde de sexta-feira, com apresentação da Banda Jaguaras e um cofee break.

 

Programação

 

Inscrições

Os interessados em participar das oficinas e palestras devem realizar a inscrição por meio do Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa (Sugepe) do IFG, no link https://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/c1123f68-fda0-4244-bba4-d323950da384/inscricao . Para garantir a certificação, o participante precisa necessariamente estar inscrito no Sugepe. Todas as atividades são gratuitas e se destinam a servidores, estudantes do IFG e comunidade externa.

 

Histórico

De acordo com a propositora Gláucia Mendes, o Câmpus Formosa do IFG pode ser considerado um dos pioneiros na cidade na área de inclusão dentro das instituições públicas de ensino. A Semana de Conscientização sobre o TEA não é o primeiro evento com esta temática a ser realizado no Câmpus Formosa do IFG. Anteriormente, em 2019, o Napne realizou presencialmente a 1ª Jornada de Educação Inclusiva de Formosa (Jeifor), que obteve sucesso de público, somando cerca de mil inscrições. Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, o evento foi online, o que permitiu a participação de pessoas de outros Estados. "Esta Semana poderá vir a ser marco e tomar maiores proporções para os próximos anos, podendo unir outras temáticas, como a Síndrome de Down e outras doenças raras que também têm sua data de lembrança e de conscientização", justificou a professora. 

 

Napne

O comprometimento do IFG com a temática inclusiva não ocorre por acaso. Segundo dados do Napne, o Câmpus Formosa atende no momento 16 alunos com diferentes especificidades, dentre elas, Autismo, Distúrbio de Processamento Auditivo Central (DPAC), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Paralisia Cerebral e Deficiência Intelectual. Para Gláucia, o evento é compreendido de forma mais ampla no IFG, "visando uma educação realmente inclusiva e eficaz, que acolha e considere todas as diferenças, deficiências e direitos destas pessoas". "Muitos destes eventos, para além de conscientizar, são também para conscientizar a nossa própria prática, as nossas possibilidades de nos tornarmos, aos poucos, uma instituição cada vez mais inclusiva, mais acolhedora, tanto humanamente quanto estruturalmente".

O IFG presta auxílio a estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais com necessidades específicas, por meio do Napne. A comissão do Núcleo é formada por dez servidores do Câmpus, que subsidiam o trabalho de professores e técnicos administrativos “no desenvolvimento de ações que possam dirimir ou minimizar as barreiras e maximizar ou potencializar a autonomia dos alunos e alunas”.

Para auxiliar diretamente os estudantes do IFG na rotina acadêmica, os estagiários de Pedagogia, que são orientados pelo Núcleo, fazem o acompanhamento, realizando leitura, quando necessário, apoiando as atividades, organizando a rotina de estudos, entre outras atribuições. Os professores, por sua vez, elaboram avaliações específicas, e o Napne atua na comunicação com a família e os docentes.

A organização da I Semana sobre o TEA espera atingir o objetivo, "que é o de conscientização da população, tanto interna, da comunidade acadêmica do Câmpus, quanto externa". "A expectativa é que possamos agregar o maior público possível e que seja um pontapé inicial para demais eventos da mesma natureza, que englobem a questão da inclusão, da educação pública, inclusiva e de qualidade. Esperamos que a comunidade possa vir a somar conosco, valorizando este trabalho, esta movimentação que estamos fazendo, que é de coração, em prol do respeito, da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência", finalizou Gláucia.

 

Conheça aqui a programação com necessidade de inscrição.

Faça a sua inscrição no SUGEPE.

Acesse aqui a página do evento no site do IFG.

Conheça o Napne do Câmpus Formosa.

 

Notícias relacionadas à Inclusão:

Projeto com recurso audiovisual facilita ensino e aprendizagem de estudantes

Palestrantes relatam trajetória inclusiva na música e no esporte

II Jornada de Educação Inclusiva de Formosa discute inclusão na educação profissional

Inscrições abertas para a II Jornada de Educação Inclusiva de Formosa

"A inclusão precisa ser um processo de emancipação coletiva; ela é para todos", declara Juliana Caixeta

Jornada de Educação Inclusiva recebe inscrições até dia 8 de novembro

 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página