Currículo Integrado no IFG
Por que e para quê pensar em Diretrizes Curriculares para os cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional?
1. O IFG é uma instituição comprometida com a garantia da oferta do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, com a perspectiva de formação humana integral/integrada por meio da articulação entre o pensar e o fazer.
2. A organização curricular nas Instituições de Ensino deve- se atentar aos objetivos formativos institucionais e seus desdobramentos nas concepções sociedade e educação. O currículo, como campo histórico e social de disputa, expressa os valores e as intencionalidades da instituição educacional na ação formativa.
3. Nesse sentido, a consolidação da política de currículo integrado no IFG é condição para o desenvolvimento de ações que avancem na concretização de uma proposta formativa que vise o desenvolvimento integral dos(as) estudantes. Tal tarefa pressupõe compreender que:
a) A formação integral, como concepção de educação, considera o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura como elementos indissociáveis;
b) Na Educação Profissional é possível promover o desenvolvimento integral dos(as) estudantes por meio de um desenho curricular que viabilize a integração entre as disciplinas, a valorização das diversas dimensões formativas em uma perspectiva de formação mais ampla e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
c) Na perspectiva do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, o currículo integrado visa superar a dicotomia entre trabalho manual/trabalho intelectual e teoria/prática, a partir da compreensão dos fundamentos científicos, tecnológicos e históricos dos processos produtivos.
d) Integrar o currículo pressupõe adotar o trabalho como princípio educativo e a politecnia no ensino de cada uma das disciplinas e componentes curriculares;
e) As disciplinas da formação geral e técnica, em articulação com outras dimensões, tempos e espaços formativos, são responsáveis e capazes de promover o desenvolvimento integral dos estudantes;
f) A organização curricular em núcleos de disciplinas objetiva garantir as especificidades, mas não constituir obstáculo para a integração entre conhecimentos.
g) A oferta de disciplinas que enfatizam a politecnia nos cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional é fundamental para garantir a integração entre formação geral e técnica e, portanto, ressaltar a base tecnológica do curso a partir de princípios científicos, históricos, sociais e culturais do processo produtivo.
h) A formação para o trabalho não é formação para o emprego, mas formação que possibilite a compreensão do mundo do trabalho, ou seja, que o sujeito seja capaz de reconhecer os fundamentos históricos, sociais, científicos e tecnológicos que constituem a base de determinado eixo profissional, compreendendo a tecnologia incorporada nos processos produtivos e as relações sociais engendradas no sistema produtivo.
A política de Currículo Integrado no IFG
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