Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Evento

Inscrições abertas para a II Jornada de Educação Inclusiva de Formosa

Publicado: Sexta, 01 de Outubro de 2021, 08h57 | Última atualização em Quarta, 20 de Outubro de 2021, 23h18

Em formato online, o evento será realizado para toda a comunidade de 19 a 21 de outubro

Após dois anos, a Jornada de Educação Inclusiva de Formosa (Jeifor) está de volta. A segunda edição vem repleta de atividades voltadas para o público interno e externo ao Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG): mesas-redondas, palestras, relatos e minicursos. As inscrições podem ser feitas gratuitamente de 1º a 21 de outubro, pelo Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa (Sugep) do IFG.

A novidade será a transmissão de algumas atividades no canal do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Câmpus Formosa Formosa, no YouTube, o que fará com que pessoas de outras cidades possam participar do evento.

O evento virtual facilitará a participação de convidados de outros Estados. “Por não ser necessário se deslocar até Formosa, pudemos aumentar a abrangência dos nossos convites. Assim, teremos palestrantes de outros Estados, como Rio de Janeiro e Bahia, além de palestrantes do próprio município de Formosa”, declarou a coordenadora da II Jeifor, professora Marina Moreira.

Os temas e as atividades estão sendo selecionados para serem ainda mais inclusivos. “Tentamos buscar palestrantes especializados no atendimento a pessoas com deficiências diversas: visuais, auditivas, intelectuais, múltiplas. Também achamos importante que as próprias pessoas com deficiência sejam ouvidas sobre questões que as envolvem. Assim, vários dos nossos palestrantes são PCDs. Também teremos familiares de PCDs compartilhando suas experiências”, explicou Marina.

 

Programação

As atividades serão na noite de 19 e tarde e noite dos dias 20 e 21 de outubro. As transmissões de palestras e mesas-redondas serão feitas pelo canal do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne – IFG Formosa) no YouTube, e as demais atividades, via Google Meet. Os participantes receberão os links das atividades com trinta minutos de antecedência por email.

A palestra de abertura do evento, Inclusão na Educação Profissional, será em 19 de outubro, às 19 horas. Dividirão a noite, a professora do IFBaiano, Carla  Machado, que tratará do tema Educação Inclusiva na Rede Federal de Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico: olhares e perspectivas; e a professora do Instituto Benjamin Constant (IBC), Fabiana Alvarenga Rangel, que abordará Orquestramentos entre a Política de Educação Inclusiva e as Políticas de Inclusão Social: o mundo do trabalho em foco.

A comissão organizadora é composta pelos servidores do IFG/Câmpus Formosa, Marina Conceição dos Santos Moreira, Milene Galvão Bueno, Karen Cristina Costa do Nascimento, Paolla Cabral Silva Brasil, Lucas Nogueira Xavier, Regiane de Jesus Costa e Paula Gonçalves Rezende dos Santos.

Aos participantes será concedido certificado nas atividades, desde que as inscrições tenham sido realizadas conforme a Chamada Pública nº2/2021/Gepex e que eles tenham respondido a lista de presença disponibilizada em cada atividade.

 

Jeifor

A Jornada de Educação Inclusiva de Formosa teve sua primeira edição em 2019. O evento foi realizado presencialmente no Câmpus Formosa do IFG e contou com cerca de mil inscrições nas atividades. Na ocasião, foram parceiros a Prefeitura Municipal de Formosa, a Coordenação Regional de Educação do Estado de Goiás (CRE) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG).

 

Faça aqui sua inscrição.

Acesse o canal Napne – Câmpus Formosa no YouTube e acompanhe as palestras.

Acesse a Chamada Pública nº 2/2021/Gepex do evento.

                                                                                                                      

Matérias relacionadas: 

“A inclusão precisa ser um processo de emancipação coletiva; ela é para todos”, declara Juliana Caixeta

 Jornada de Educação Inclusiva recebe inscrições até dia 8 de novembro

 Câmpus realizará primeira Jornada de Educação Inclusiva de Formosa

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa


Fim do conteúdo da página