Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Itumbiara lança o Brampssol – projeto com foco em ações educativas e de eficiência energética
Início do conteúdo da página
brampssol

Câmpus Itumbiara lança o Brampssol – projeto com foco em ações educativas e de eficiência energética

Lançamento teve participação do reitor, outros gestores e representante do Instituto Politécnico do Porto (Portugal)

  • Publicado: Terça, 13 de Julho de 2021, 13h19
  • Última atualização em Segunda, 09 de Agosto de 2021, 19h24

 

Print de tela mostra parte dos convidados para a atividade de lançamento do Brampssol
Print de tela mostra parte dos convidados para a atividade de lançamento do Brampssol

 

Foi lançado oficialmente ontem o projeto inédito do IFG Câmpus Itumbiara denominado Brazilian Maker Project and Soft Skills Oriented for Leadership (Brampssol). A atividade de abertura contou com a participação do reitor do Instituto Federal de Goiás, professor Jerônimo Rodrigues, do professor do Instituto Politécnico do Porto (Portugal), Carlos Ramos, do responsável pela área de Sustentabilidade e Eficiência Energética da Enel Goiás, Adriano Faria, da diretora-geral do Câmpus Itumbiara, Aline Barroso, e vários outros gestores de Itumbiara e de outros câmpus do IFG.

O Brampssol será executado sob a orientação dos coordenadores e apoiadores de outros dois projetos já em andamento: o de Eficiência Energética IFG/Enel e o Laboratório IFMaker. Ao longo de dez semanas, 12 estagiários dos cursos de nível médio serão estimulados a propor soluções para a seguinte pergunta: “Considerando os aspectos de sustentabilidade, como contribuir para a eficiência energética na cidade de Itumbiara-GO?”.

Esse grupo de estagiários será dividido em 04 times e eles contarão com o acompanhamento de estudantes dos cursos de nível superior do IFG de Itumbiara e que foram participantes do Projeto Lapassion em 2020. Ao longo do Brampssol, o aluno participante será o protagonista, ou seja, irá desempenhar um “papel ativo na construção do próprio aprendizado e conhecimento”. Sendo assim, desses estudantes serão exigidos relatórios, pesquisas, habilidades técnicas e de inovação, capacidade de liderança, de trabalho em equipe, valorização do potencial próprio e da capacidade individual.

Os idealizadores, apoiadores e gestores do Instituto Federal de Goiás apostam que ao final do Brampssol e, com a participação exitosa dos alunos, essa modalidade de projeto poderá ser desenvolvida em outras unidades do IFG e até mesmo na Rede Federal.

 

Brampssol e Eficiência Energética

Em 2017 o Instituto Federal de Goiás foi selecionado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na Chamada de Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D nº 001/2016. Com a aplicação dos recursos financeiros dessa Chamada foi possível implantar sistemas de micro e minigeração solar fotovoltaico nos câmpus da Instituição, além de outras melhorias. Hoje, o projeto “Eficiência Energética e Minigeração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG” é coordenado pelo professor Ghunter Paulo Viajante (Câmpus Itumbiara) e tem como pesquisadores outros docentes das unidades do IFG de Itumbiara, Goiânia e Jataí.

O professor Ghunter, que também é um dos coordenadores do IFMaker de Itumbiara, explica que a partir da execução do Projeto de Eficiência Energética, a Aneel esperava como contrapartida pesquisas nessa área. E que por conta disso, restavam 12 vagas remanescentes de bolsa de estágio. Foi então que em diálogo com o professor Marcelo Escobar de Oliveira, que também coordena o IFMaker, eles tiveram a ideia de abrir essas vagas de estágio, nos moldes da metodologia do “faça você mesmo” e a exemplo de como se deu o Lapassion. Surgiu então o Brampssol.

Bastante emocionado e feliz com a oportunidade, o professor Ghunter destacou que o maior caso de marketing que o Instituto Federal pode ter é o sucesso de seus alunos e ex-alunos. E que o Brampssol será mais um caso de sucesso.

Enel

Durante a atividade de ontem, 12, o responsável pela área de Sustentabilidade e Eficiência Energética da Enel Goiás, Adriano Faria, comentou sobre a atual crise energética enfrentada pelo Brasil, e sobre os momentos de apagão e racionamento vivido na década passada. Faria, que é egresso do IFG, reafirmou que o momento exige mudança e equilíbrio quanto à oferta e demanda de energia e falou do papel fundamental dos engenheiros e profissionais multidisciplinares, na proposição de novas soluções de eficiência. Ele agradeceu a oportunidade de colaborar com mais esse projeto e disse: “Estamos juntos não só representando a Enel, mas como cidadão”.

Brampssol e IFMaker

O coordenador Geral do IFMaker de Itumbiara, professor Marcelo Escobar de Oliveira, também fez parte da comissão organizadora da etapa do projeto Lapassion Goiânia. Durante sua fala, o docente explicou a origem do IFMaker e da metodologia do “faça você mesmo”, tratou do entusiasmo de fazer parte de mais um projeto que envolve ensino, pesquisa e extensão; comentou dos avanços no IFG, nos últimos anos, no que diz respeito à produção científica e revelou ainda a possibilidade de abrir novas vagas de estágio para os estudantes de todos os cursos do Câmpus Itumbiara.

Escobar também fez questão de agradecer o apoio do reitor Jerônimo, da diretora Aline, da chefia de departamento de Itumbiara, e citou nominalmente vários outros gestores, servidores e alunos da Instituição.

Brampssol e Lapassion

Intercâmbio, internacionalização, indissociabilidade da pesquisa, do ensino e da extensão e resolução de desafios. Esses foram alguns dos elementos trabalhados na etapa de desenvolvimento do Lapassion, que é executado no IFG desde 2017.

Elaborado por um consórcio de 13 instituições de ensino superior, o Lapassion conta com cinco instituições brasileiras, sendo o IFG o representante do Centro-Oeste; quatro instituições da América Latina; cinco europeias; e mais duas associações: Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e Associação de Empresas de Portugal (AEP).

Em 2019 o IFG Câmpus Goiânia foi uma das sedes do Lapassion e, na ocasião, dos 13 estudantes participantes, 04 eram do Câmpus Itumbiara. Agora, são esses estudantes que irão atuar como tutores dos estagiários do Brampssol: Gustavo de Souza Ferreira, Matheus Monteiro Cabral e Nelson Rodrigues Silva (do curso de Engenharia Elétrica) e João Eduardo Marques Costa (Engenharia de Controle e Automação).

O graduando Nelson manifestou sua satisfação com mais essa oportunidade: “Fico emocionado na presença de grandes professores e servidores que realmente se importam com o ensino e com o aluno, que fazem valer a pena. Só tenho a agradecer a todos vocês por tudo que fazem e fizeram por mim!”.

 

Nome dos estagiários que compõem os times do Brampssol
Nome dos estagiários que compõem os times do Brampssol

 

Considerações

O reitor do Instituto Federal de Goiás, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, enalteceu os proponentes do Brampssol, elogiou bastante a iniciativa e comentou que até o final de sua gestão, em outubro deste ano, está comprometido com a instalação dos Laboratórios IFMaker nos 14 câmpus da Instituição. O reitor mencionou ainda que se orgulha de ter contribuído ao longo de sua gestão com a área da pesquisa no IFG, e manifestou seu desejo de que o projeto Lapassion e o Brampssol se multipliquem pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O professor do Instituto Politécnico do Porto (Portugal), Carlos Ramos, que esteve envolvido nas etapas anteriores do Lapassion, agradeceu a oportunidade das várias parcerias acadêmicas com o Brasil, afirmou que essas boas práticas posiciona a América Latina ao lado de grandes parceiros europeus e tratou da forte ligação da Instituição portuguesa com a rede federal de ensino. O docente Carlos Ramos ainda se colocou à disposição para contribuir com mais esse projeto.

A diretora-geral do Câmpus Itumbiara, Aline Barroso, parabenizou todos os servidores envolvidos nos projetos mencionados e, em especial, parabenizou os estudantes participantes. A diretora ressaltou que a execução do Brampssol irá beneficiar não somente a Instituição, como também a cidade de Itumbiara por meio dessa soma de ideia, conhecimento, instalação de equipamentos e novas soluções.

O chefe de departamento de áreas acadêmicas do Câmpus Itumbiara, Fernando dos Reis de Carvalho, e a gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão, Blyeny Hatalita Pereira Alves, enalteceram a iniciativa do Brampssol, parabenizaram os estudantes envolvidos, agradeceram aos professores e coordenadores pela oportunidade da oferta de estágio, particularmente em um período onde as vagas foram severamente comprometidas em função das restrições provocadas pela pandemia e pelo ensino remoto emergencial.

 

Presenças

Estiveram presentes no lançamento do Brampssol os seguintes gestores do Câmpus Itumbiara: o coordenador acadêmico, Leonardo Magalhães de Castro, o coordenador do Técnico Integrado em Química, Alexander Serejo Santos, o coordenador da Engenharia de Controle e Automação, Bruno Gabriel Vicente, o coordenador da Engenharia Elétrica e diretor-geral eleito para mantado de 2021 a 2025, Marcos Antônio Arantes de Freitas. Além de outros docentes envolvidos na execução dos projetos citados nesta notícia.

Quem também prestigiou a atividade foi o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação do IFG, Paulo Francinete Silva Júnior, o coordenador do Lapassion no âmbito do IFG e diretor-geral eleito do Câmpus Jataí, Ruberley Rodrigues de Souza e a integrante da comissão organizadora do Lapassion Suelene Vaz da Silva. Todos manifestaram suas considerações e elogios à iniciativa do Brampssol, e o prof. Ruberley afirmou que “é um grande prazer estar participando do lançamento deste projeto”.

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

 

 ______________________

Notícias relacionadas

Câmpus Itumbiara é contemplado em edital nacional e vai receber recursos para implantação do laboratório IF Maker: https://www.ifg.edu.br/component/content/article/170-ifg/campus/itumbiara/noticias-campus-itumbiara/19733-campus-contemplado-lab-if-maker

 

Estudantes do Câmpus relatam satisfação de participar de um projeto tão surpreendente e relevante como LAPASSION@Goiânia: https://www.ifg.edu.br/component/content/article/170-ifg/campus/itumbiara/noticias-campus-itumbiara/18109-relato-estudantes-campus-lapassion

 

Com o objetivo de pensar soluções práticas para problemas reais, começa a etapa de desenvolvimento do Lapassion: https://www.ifg.edu.br/component/content/article/17-ifg/ultimas-noticias/17075-desenvolvimento-lapassion

 

IFG terá sistema de geração de energia solar fotovoltaica em nove câmpus: https://www.ifg.edu.br/component/content/article/17-ifg/ultimas-noticias/3835-ifg-tera-sistema-de-geracao-de-energia-solar-fotovoltaica-em-nove-campus

Fim do conteúdo da página