Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
IF Maker

Câmpus Itumbiara é contemplado em edital nacional e vai receber recursos para implantação do laboratório IF Maker

Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 11h35 | Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2020, 10h18

Laboratório servirá de espaço para fortalecimento da cultura learning by doing (aprender fazendo)

 

Projeção de como será o espaço do Lab IF Maker de Itumbiara

O IFG Câmpus Itumbiara foi contemplado no edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e vai receber recursos para implantar o laboratório IF Maker (Lab IF Maker). O resultado foi publicado na última sexta-feira, dia 11 de setembro, no Diário Oficial da União, confira aqui. Ao todo, essa chamada pública da Setec vai contemplar cerca de 40 instituições federais com a construção de mais de 100 laboratórios de prototipagem nesta primeira fase do projeto. Além de Itumbiara, a Unidade do IFG em Uruaçu também foi contemplada neste mesmo edital da Setec/MEC.

A Diretora-Geral do Câmpus Itumbiara, Aline Barroso, destaca que este será “mais um laboratório para as atividades de ensino, pesquisa e extensão” da Unidade, além dos já existentes e que são das áreas de Biologia, Física, Indústria, Informática e Química.

 

IF Maker Itumbiara

No projeto está prevista a implantação do laboratório em uma sala 57,8 m² com infraestrutura de internet, cabos e rede instaladas; mesas de prototipagem, bancada com circuitos eletrônicos, bancada para impressora 3D e mobiliário. Também consta no projeto a compra de caneta 3D, notebook, smart TV, kit robótica, projetor multimídia, scanner 3D, lixadeira orbital e ferramentas.

Para desenvolver as atividades no laboratório, uma equipe do Câmpus ficará disponível 4 horas semanais para desempenhar ações de ensino, orientações, capacitação e a gestão do espaço. Essa equipe será composta pelos professores Marcelo Escobar de Oliveira, Bruno Gabriel Gustavo Leonardo Zambolini Vicente, Ghunter Paulo Viajante, Giovani Aud Lourenço e Josemar Alves dos Santos Junior.

De acordo com os professores do Câmpus a proposta do IF Maker tem como “um dos seus motivadores centrais a construção de um ambiente fértil ao desenvolvimento de ideias e soluções para ensino, pesquisa e extensão de tecnologias para a crescente Indústria 4.0, com foco na integração dos alunos, servidores, docentes e comunidade”.

O professor Marcelo Escobar explica que existem 16 entregas previstas para serem desenvolvidas no IF Maker em Itumbiara e que todas elas serão relacionadas às áreas de ensino, pesquisa e extensão. Quanto à execução, o docente destaca que ela será feita em parceria com alunos e servidores do IFG, escolas municipais, estaduais, empresas e instituições da cidade e região. Quanto ao início das atividades, o docente Ghunter Paulo destaca também que o IFMaker foi “aprovado com implantação prevista ainda no ano de 2020. Porém, em 2021, a partir de avaliação das atividades que serão desenvolvidas no IFMaker Itumbiara, a Setec/MEC poderá fazer outro aporte financeiro da ordem de R$ 300 mil visando à aquisição de mais equipamentos para a  ampliação das atividades deste novo laboratório”.

 

Os Lab IF Maker

São concebidos como espaços para fortalecimento da cultura learning by doing (aprender fazendo), onde serão desenvolvidos projetos interligando diferentes áreas do conhecimento, relacionadas à atuação dos câmpus selecionados.

O espaço do Lab IFMaker tem como objetivo disseminar princípios que norteiam o ensino Maker. Isso significa também desenvolver atividades por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos, que é um tipo de metodologia em que o estudante é o centro, ele é o principal protagonista dentro do processo de ensino-aprendizagem. Além de o estudante conduzir o processo, com orientação, os temas a serem desenvolvidos precisam atender às necessidades da comunidade onde os câmpus estão inseridos. Entre os objetivos desses espaços estão o incentivo aos servidores e estudantes para desenvolvimento de projetos interdisciplinares, estímulo ao desenvolvimento de ensino, pesquisa aplicada e inovação, para atender demandas da sociedade, além de ser um laboratório criativo, para troca de conhecimento e ideias entre diversas áreas. 

 

 Acesse o resultado final.

Acesse a chamada pública da Setec/MEC.

 

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara, com informações da Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

 

 

Fim do conteúdo da página