Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Saúde mental de servidores é tema de reflexão em ação conjunta do SIASS IFG/IF Goiano e CISSP do Câmpus Aparecida de Goiânia
Início do conteúdo da página
Saúde Mental

Saúde mental de servidores é tema de reflexão em ação conjunta do SIASS IFG/IF Goiano e CISSP do Câmpus Aparecida de Goiânia

Publicado: Segunda, 26 de Fevereiro de 2024, 15h24 | Última atualização em Sexta, 01 de Março de 2024, 11h05

Uma dinâmica envolvendo palestras dialogadas tratou do adoecimento de servidores por motivo de saúde mental e também dos aspectos biológicos que interferem nessa questão

Da esquerda para a direita: Raquel Gheti Macedo Bênia (SIASS), Paula Christina de Abrantes Figueiredo (SIASS), Ulisses Rodrigues Alencar (CISSP) e Palmer Arruda Silva (SIASS)
Da esquerda para a direita: Raquel Gheti Macedo Bênia (SIASS), Paula Christina de Abrantes Figueiredo (SIASS), Ulisses Rodrigues Alencar (CISSP) e Palmer Arruda Silva (SIASS)

Reflexões sobre o ambiente de trabalho e as circunstâncias que favorecem ou causam prejuízo à saúde mental de servidores foram conduzidas no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG na quarta-feira, dia 21 de fevereiro. Palestras em torno do tema “Saúde e trabalho: Reflexões sobre a saúde do servidor” foram conduzidas pela médica Paula Christina de Abrantes Figueiredo e a psicóloga Raquel Gheti Macedo Bênia, ambas da equipe do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal (SIASS IFG/IF Goiano). A atividade foi uma ação conjunta do SIASS com a Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) do IFG Aparecida.

Servidores docentes e técnicos administrativos acompanharam as apresentações, que discorreram, entre outros pontos, sobre determinantes sociais de saúde, que colocam a promoção da saúde numa concepção que não se restringe à ausência de doença. Entre os presentes, estavam o diretor-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, professor Eduardo de Carvalho Rezende, e o engenheiro de Segurança do Trabalho do SIASS, Palmer Arruda Silva.

 

Atividade descontraída

A atividade foi descontraída e aberta a diálogos do grupo com as condutoras da dinâmica. A médica Paula Figueiredo explica que a abordagem acerca do aspecto psíquico do adoecimento por questões de saúde mental e também os aspectos biológicos que interferem nessa questões estão sendo levados às comunidades acadêmicas do IFG e do IFG Goiano por meio de diferentes ações, entre elas a campanha Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental e emocional. Ela diz ter recebido com muita satisfação a abertura do Câmpus Aparecida de Goiânia, por meio da CISSP local, para trazer informações e aprofundar a discussão sobre o assunto. “A gente vê que essa parceria entre a CISP e o SIASS é fundamental, é a forma que o SIASS tem de estar um pouco mais próximo do câmpus”, afirmou Paula, que avalia a parceria como potencializadora da atuação das duas partes.

O presidente da CISSP do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, Ulisses Rodrigues Alencar, avalia que esta primeira ação da atual gestão da CISSP foi bastante positiva, por chamar os servidores à necessidade de observar hábitos de vida, principalmente no ambiente de trabalho, e avaliar o que é saudável ou não. “Nós, enquanto CISSP, estamos compromissados em incrementar as ações no sentido de fortalecer tanto a promoção da saúde como a prevenção de doenças relacionadas às atividades laborais de cada colega do câmpus”, disse.

 

Yoga e Meditação

Com esse objetivo, a CISSP local também tem reforçado junto aos servidores a divulgação das aulas de Yoga e de Meditação conduzidas pelo SIASS. As aulas são virtuais e estão com inscrições abertas (confira os links abaixo). “A oportunidade de difundir um curso de yoga e meditação com início a partir do mês de março em todos os campi do IFG e IFGoiano contribui para o alcance desses objetivos e fortalecem os relacionamentos entre colegas de trabalho e, por que não ensejar novas amizades para tornar nosso ambiente trabalho cada vez mais harmonioso?”, destaca Ulisses.

 

Links para inscrição nos cursos conduzidos pelo SIASS IFG/IF Goiano:

Meditação - https://forms.gle/RRwFpUooatdvTGi99

Yoga - https://forms.gle/jK9Mzxa8hucA72USA

 

Imagens das palestras

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página