Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Formatura de licenciaturas do IFG Aparecida destaca importância da Educação e da docência
Início do conteúdo da página
Formatura

Formatura de licenciaturas do IFG Aparecida destaca importância da Educação e da docência

Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2023, 14h12 | Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2023, 14h13

A cerimônia de graduação dos cursos de Licenciatura em Dança e Licenciatura em Pedagogia Bilíngue foi realizada na noite de quarta-feira, 1º de novembro

imagem sem descrição.

A colação de grau dos novos profissionais graduados pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Aparecida de Goiânia, nos cursos de Licenciatura em Dança e Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, tiveram uma emocionada solenidade de formatura na noite de quarta-feira, 1° de novembro, no Teatro do Câmpus Goiânia do IFG. A importância da Educação para a transformação social e o valor das professoras e professores na missão de proporcionar a autonomia dos educandos foram pontos lembrados nos discursos dos oradores de turma e dirigentes da mesa de autoridades.

A oradora Cinara dos Santos Santana, que falou em nome dos concluintes do curso de Licenciatura em Dança, contou ter iniciado o curso vinte anos após ter concluído o ensino médio, relatou que a graduação a fez encontrar seu lugar no mundo e de estar, com os colegas João Carlos Freitas e Samuel de Sousa, realizando o sonho da formatura em um curso superior. Cinara destacou que a conquista mais significativa dos formandos da Licenciatura em Dança foi o desenvolvimento do senso crítico.

O orador João Batista Dias Ferreira Carvalho, é surdo e fez seu discurso em Libras em nome dos concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue. Ele afirmou que a celebração da formatura estava comprovando a dedicação dos formandos e que marcava uma de muitas vitórias que cada profissional pode ainda conquistar. João Batista lembrou episódios de alegria e de dificuldades vividos pela turma, agora revivenciados com humor pela memória. Ele destacou que a convivência de surdos e ouvintes no curso possibilitou aos estudantes refletir sobre preconceitos latentes na sociedade e compreender e a importância de lutarem juntos pelos direitos de todos e todas.

Os oradores fizeram agradecimentos aos professores. Cinara também agradeceu os servidores administrativos e João Carlos manifestou um reconhecimento especial aos intérpretes de Libras. Foram juramentistas Samuel de Sousa e Mara Rúbia Barboza de Faria Souza, respectivamente dos cursos de Licenciatura em Dança e Pedagogia Bilíngue. Recebera, a outorga de grau em nome das respectivas turmas, João Carlos Freitas Silvia e Núbia Lyra Roxo Pereira. Entre os 15 formandos de Pedagogia Bilíngue, além do orador, era também surdo o agora pedagogo Edval Rincon Ferreira.

 

Profissão honrada

A cerimônia de colação de grau foi presidida pela pró-reitora de Ensino do IFG, professora Maria Valeska Lopes Viana, que esteve representando a reitora da instituição, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon. Maria Valeska destacou o valor de quem assume a docência como profissão, que tem dificuldades, mas que também proporciona realização pessoal e profissional aos que a abraçam. O diretor-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, professor Eduardo de Carvalho Rezende, ressaltou aos novos profissionais que eles assumiram a responsabilidade de uma profissão muito honrada e que é basilar na luta pela transformação no país para o desenvolvimento social, cultural, tecnológico e econômico.

Valeska e Eduardo parabenizaram os formandos e suas famílias e cumprimentaram com honra professores e servidores técnicos administrativos do IFG, com destaque aos intérpretes de Libras -- fundamentais especialmente no curso de Pedagogia Bilíngue. Valeska declarou aos formandos que deixava a cada uma e a cada um os cumprimentos da reitora Oneida Irigon, pelo encerramento de um ciclo importante em suas vidas. Os dois oradores representantes de turmas e os dois dirigentes do IFG referenciaram o educador Paulo Freire em seus pronunciamentos.

Integraram também a mesa diretiva da solenidade de formatura, o chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas do IFG Aparecida, professor Marcos Flávio Mércio de Oliveira; o coordenador do curso de Licenciatura em Dança, professor Germano Henrique Pereira Lopes; a coordenadora do curso de Pedagogia Bilíngue, professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes; e o coordenador de Registros Acadêmicos e Escolares, técnico administrativo Flávio dos Santos Silva. Foi mestre de cerimônias, o professor de Língua Portuguesa e Literatura Kelio Junior Santana Borges.

 

Fotos da cerimônia

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

 

Fim do conteúdo da página