Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Encontro de Egressos incentivou alunos e emocionou ex-alunos do IFG Aparecida
Início do conteúdo da página
Egressos

Encontro de Egressos incentivou alunos e emocionou ex-alunos do IFG Aparecida

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 14h46 | Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 21h57

O II Encontro de Egressos do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG foi realizado na noite desta quinta-feira, 26 de outubro, e contou com relatos de experiência e confraternização

imagem sem descrição.

Estudantes egressos e atuais alunos do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia tiveram um encontro emocionado na noite desta quinta-feira, 26 de outubro. O II Encontro de Egressos do IFG Aparecida lotou os dois miniauditórios e parte do amplo espaço da Biblioteca. Os grupos foram divididos em Licenciaturas, EJA e Engenharia Civil com o Ensino Médio Integrado. Os egressos deram depoimentos sobre suas trajetórias profissionais após terem se formado no IFG Aparecida. Para os atuais estudantes, as declarações dos profissionais representaram estímulo aos seus estudos.

“Foi uma oportunidade de rever colegas que se formaram, rever ou conhecer quem está estudando e também de trazer um incentivo aos que estão enfrentando desafios e preocupações com o curso e com a futura profissão”, afirmou Núbia Lopes Pereira, que concluiu o curso de Pedagogia Bilíngue no ano passado e trabalha em uma unidade do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da Rede Municipal de Educação de Goiânia. Para mostrar aos atuais estudantes de Pedagogia Bilíngue, que as oportunidades da profissão vão além da sala de aula, a egressa Nataly Lobão Rosa contou aos participantes do encontro sobre seu atual trabalho como coordenadora pedagógica em uma unidade da Escola do Futuro do Estado de Goiás.

Egressa do curso de Licenciatura em Dança, Gislene Daiana Montalvão relatou ao público a transformação que o curso proporcionou à sua vida e na relação com outro, no processo educacional. “Eu me conheço mais, eu me entendo melhor e entendo melhor o outro”, declarou. A dança como expressão e socialização é benefício também lembrado por Rafaela Pereira, que é egressa do curso Técnico em Química no IFG Aparecida e atualmente acadêmica do curso de Licenciatura em Dança. Rafaela diz ter se encontrado no grupo Corpo Composto quando estava no ensino médio e agora, na Licenciatura em Dança, encontrou um caminho para fazer diferença também na vida de outras pessoas.

 

Desbravadores

Ana Paula de Oliveira Pereira, é egressa da primeira turma do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFG Aparecida. Ela falou aos futuros e atuais engenheiros sobre saudades: “se fosse pra fazer novamente, eu faria”; sobre amizades e crescimento: “Nós, alunos e professores, nos tornamos amigos. A gente desbravou. Isso aqui não tinha nem asfalto”; e também sobre trajetória de trabalho: ela fez estágios do 3º período até o final do curso, fez Mestrado, foi professora e atualmente trabalha em uma empresa na área hidráulica. Pedro Braga, também egresso de Engenharia Civil, contou que antes de iniciar o curso no IFG, havia tido experiência em duas faculdades privadas e destacou aos estudantes a diferença de qualidade que notou para melhor no Instituto Federal de Goiás. “Agradeçam estar no IF”, falou Pedro.

Também desbravadora, Veridiana Martins da Rocha foi aluna da primeira turma do curso técnico integrado em Agroindústria. Ela conta que, após a certificação, trabalhou por dois anos como consultora de segurança alimentar e em uma indústria de alimentos e também fez o curso superior de Letras Libras, área em que agora atua profissionalmente. “Fiquei muito feliz com o convite para esse encontro e não medi esforços pra estar aqui, onde começou tudo”, declarou. Também egresso do ensino médio, Nathan Luiz Gonçalves Leão concluiu o curso técnico em Edificações no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG em 2017. Ele destacou a importância da iniciação científica ofertada pelo IFG no ensino médio. “Quando entrei aqui, eu queria ser engenheiro, mas me apaixonei pela Biologia”, informou Nathan, que cursou dois anos de Biotecnologia e atualmente é acadêmico do curso de Medicina na UFG.

 

“Saí da caverna”

A egressa Luzia da Silva Soares, que concluiu o curso EJA - Técnico em Modelagem do Vestuário em 2020, falou das dificuldades enfrentadas para estudar -- tendo que pegar três ônibus para ir do trabalho para a sala de aula e chegar em casa após as 23 horas quase todos os dias -- e da satisfação por ter concluído o curso que lhe abriu bastante o caminho no mundo do trabalho. Ela levou e apresentou ao público presente alguns modelos de roupas criadas e confeccionadas por ela. “Aqui, eu saí da caverna. E eu não parei mais de estudar. Agora quero fazer faculdade”, afirmou Luzia, que tem planos de ingressar em um curso superior de Design de Moda.

Egressa do curso Técnico em Alimentos, também da modalidade EJA, Marlene do Nascimento Oliveira, destacou o grande apoio que recebeu dos professores para os estudos, o trabalho e para a vida. “Eu costumo dizer que eu não tive professores, aqui eu tive amigos”, afirmou. Tendo atuado bastante na produção e comercialização de alimentos, agora Marlene é acadêmica de Direito.

 

Incentivo

A recepção de diversos depoimentos de egressos foi muito positiva para os atuais estudantes. É o que conta, por exemplo, Ludmilla Bitencourt, aluna do curso de Engenharia Civil. Ela relata que os depoimentos foram importantes como experiência de vida e para o trabalho. Marilsa Gomes, que está na Licenciatura em Dança, avalia que foi importante saber que quem concluiu o curso não está parado, mas trabalhando e também estudando. “Eles trouxeram ensinamento e entusiasmo”, disse.

Estudantes dos cursos da Educação de Jovens e Adultos consideraram importante saber que outros estudantes que se formaram antes também tiveram as dificuldades que são enfrentadas pelas turmas atuais, como conciliar trabalho, estudo e cuidados com casa e família, mas que, ainda assim, resistiram e dizem ter valido a pena. É o que revelaram Neuzilia Souza Pereira e Maria Francisca da Silva Filha, que estão no curso Técnico em Modelagem do Vestuário. “Eu amei participar. Às vezes, a gente pensa em desistir, mas quando a gente ouve essas histórias de dificuldades iguais às nossas, a gente vê que é possível. Esse encontro me estimula a continuar”, falou Neuzilia.

 

Organização e resultados

Cerca de 80 egressos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e dos cursos superiores do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia compareceram ao encontro, além de estudantes atuais de todos os cursos. O II Encontro de Egressos do IFG Aparecida foi organizado pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) com a colaboração de diversos professores e servidores administrativos, tanto para o contato e convite dos ex-alunos e alunos, como para a organização da programação, que contou também com brindes e um lanche coletivo.

Nos três ambientes de alunos e ex-alunos, a dirigente da Gepex, professora Gláucia Rosalina Vieira, destacou a alegria que estava sendo para ela e para os demais professores poder recepcionar e trocar ideias e experiências com egressos e estudantes. A todos, ela falou da importância do empenho para cada um conquistar os seus objetivos, que são únicos. “Sucesso não é ganhar dinheiro, mas é alcançar o seu objetivo, aquilo que te faz bem”, ressaltou. Os professores de cada curso também fizeram pronunciamentos e destacaram o valor do momento de convivência que representou uma partilha para além do IFG.

 

Acesse o álbum de fotos do Encontro de Egressos

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página