Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Orçamento anual é apresentado em webinar promovido pelo IFG
Início do conteúdo da página
Gestão

Orçamento anual é apresentado em webinar promovido pelo IFG

Pró-reitor de Administração, Diego Xavier, detalhou o planejamento orçamentário de 2023 no webinar “Diálogos com a comunidade”

imagem sem descrição.

Gestores do Instituto Federal de Goiás (IFG) participaram na tarde desta sexta-feira, 19 de maio, da primeira edição do “Diálogos com a comunidade”. Na pauta do webinar estava o tema “Orçamento 2023”. O evento contou com transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal EaD IFG oficial, e pode ser visto no link: https://www.youtube.com/watch?v=9JuCi19QIbw.

Participaram do webinar a reitora do IFG, professora Oneida Barcelos Irigon; o diretor executivo da Instituição, Tauã Assis; e o pró-reitor de Administração, Diego Xavier; além dos intérpretes de Libras, Marcelo Bessa e Eglaia Vieira.

O diretor executivo do IFG, Tauã Assis, foi o responsável por mediar o evento. Depois de falar sobre a importância do webinar, o docente convidou a reitora do IFG, professora Oneida, para que ela falasse um pouco a respeito do evento. A reitora do IFG chamou atenção para o fato de que aquele era um momento de falar sobre o orçamento da Instituição no ano de 2023 e apresentar como se deu o processo de distribuição orçamentária neste ano.

O pró-reitor de Administração do IFG, Diego Xavier, responsável por detalhar o orçamento institucional, iniciou sua apresentação falando um pouco sobre o que é a pró-reitoria da qual ele é gestor e detalhou, “para que todos tivessem uma melhor compreensão do assunto”, o que é a Lei Orçamentária Anual, o que a compõe, falou sobre as receitas, as despesas, os orçamentos extras, como as emendas parlamentares, os termos de execução descentralizada, entre outras questões.

Diego fala a respeito do orçamento durante o webinar “Diálogos com a comunidade”

Em sua apresentação, Diego trouxe um histórico dos últimos anos, mostrando a queda no orçamento e ressaltou: “o orçamento do IFG não acompanhou a expansão da Instituição”. Como explicou o gestor, “com isso, a despesa aumenta sem uma contrapartida orçamentária”. Diego também falou sobre os recursos da assistência estudantil, sobre o orçamento de investimento, que “teve uma queda expressiva nos últimos anos”, e apresentou gráficos com os valores destinados ao IFG por meio de emendas parlamentares, TEDs, entre outros recursos além da LOA, nos últimos anos.

Falando do orçamento anual de 2023 do IFG, Diego mostrou os valores do orçamento deste ano e explicou como se deu a recomposição do orçamento para os institutos e as universidades federais neste ano. Diego ressaltou que os limites dos recursos oriundos da recomposição feita pelo governo federal neste ano foram disponibilizados ontem, dia 18 de maio, no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI). Além de mostrar esses dados, o pró-reitor falou a respeito da Assistência Estudantil e destacou que, “com o planejamento realizado, com o orçamento deste ano, será possível reajustar o auxílio alimentação. Além disso, será possível manter os outros auxílios estudantis no IFG”. O gestor ressaltou também que em breve a Pró-Reitoria de Extensão e os câmpus devem começar a elaborar os editais das seleções envolvendo os auxílios.

Ao fim da apresentação, Diego Xavier convidou a comunidade acadêmica para acompanhar a execução orçamentária em todo o IFG não só por meio do Portal da Transparência, mas também pela página ifg.edu.br/planejamento-orcamentario.  

 

 

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.

Fim do conteúdo da página