Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > IFG vai certificar mais de 300 mulheres pelo Programa Mulheres Mil
Início do conteúdo da página
Extensão

IFG vai certificar mais de 300 mulheres pelo Programa Mulheres Mil

Solenidades de certificação ocorrerão em oito câmpus do IFG

Alunas do curso de Preparação de Doces e Conservas, do Programa Mulheres Mil, no Câmpus Inhumas
Alunas do curso de Preparação de Doces e Conservas, do Programa Mulheres Mil, no Câmpus Inhumas

 

No próximo dia 8 de maio, iniciam-se as certificações das turmas do Programa Mulheres Mil - Ciclo II. A primeira delas será realizada no Câmpus Itumbiara, com participação do Pró-Reitor de Extensão, Willian Batista dos Santos. As demais ocorrerão até o mês de junho e contarão também com as presenças do diretor de Ações Profissionais e Tecnológicas, Douglas Xavier de Andrade ou da coordenadora do programa, Marluce Silva Sousa.

Pelo cronograma, as demais datas das certificações serão: 11 de maio, em Senador Canedo; no dia 27 de maio, no Câmpus Uruaçu; no dia 30 do mesmo mês, no Câmpus Inhumas; no dia 11 de junho, em Anápolis; dia 17, no Câmpus Goiânia; dia 18, na cidade de Goiás, e no dia 20 de junho, no Câmpus Goiânia Oeste.

O Programa recebe recursos oriundos do Ministério da Educação (MEC) e recursos próprios do IFG. Os cursos estão sendo ofertados desde janeiro de 2025 e possuem carga horária entre 160 e 200 horas, com disciplinas específicas para a qualificação profissional, mas também para inclusão digital, letramentos e inserção no mundo do trabalho; com aulas teóricas e práticas.

O curso de Cuidadora de Idosos foi ofertado nos câmpus Uruaçu, Itumbiara, Goiânia e Senador Canedo. No município de Goiás, a mulheres estão tendo oportunidade de se qualificar em Assistente de Design Têxtil; em Anápolis, o curso oferecido é o de Gestora de Microempresa; em Inhumas, as mulheres estão cursando Preparação de Doces e Conservas; e em Goiânia, também é ofertado o curso de Copeira.

O Programa Mulheres Mil visa promover a educação profissional e tecnológica, a elevação da escolaridade e a inserção produtiva no mundo do trabalho para mulheres em situação de vulnerabilidade social e, com isso, empoderar as mulheres e garantir que elas tenham acesso a oportunidades que permitam a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida.

Para a coordenadora do Programa, Marluce Silva Sousa, “O Mulheres Mil é fruto de uma das políticas públicas mais importantes do país atualmente, pois a qualificação profissional e humana de mulheres em situação de vulnerabilidade resulta no empoderamento das mulheres, combate a desigualdade de gênero e contribui para a transformação social. Além disso, as equipes que se formam na execução do Programa passam a constituir um grande potencial transformador. Por isso, apesar de vários desafios, as equipes e as estudantes que chegaram até esse momento devem receber todas as nossas homenagens! Parabéns!”, ressalta.

 

 

Pró-Reitoria de Extensão

Fim do conteúdo da página