IFG inicia nesta segunda-feira, 6 de dezembro, o processo de autoavaliação institucional de 2021
A autoavaliação deste ano se refere aos eixos “planejamento e avaliação institucional” e “desenvolvimento institucional”
O Instituto Federal de Goiás (IFG) inicia nesta segunda-feira, 6 de dezembro, a autoavaliação institucional referente ao ano de 2021. O processo avaliativo é conduzido e coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Os questionários estão divididos por segmento (discente, docente, técnico-administrativo (câmpus) e servidores da Reitoria) e podem ser acessados e respondidos até o dia 19 de dezembro. A autoavaliação institucional deve ser respondida por estudantes dos cursos de graduação dos 14 câmpus e pelos servidores docentes e técnico-administrativos de todas as unidades do IFG.
Neste ano, o processo de autoavaliação institucional levará em conta dois eixos e suas dimensões: Eixo 1 – Planejamento e avaliação institucional (Dimensão 8: Planejamento e avaliação); e Eixo 2 – Desenvolvimento institucional (Dimensão 1: Função social e Plano de Desenvolvimento Institucional; e Dimensão 3: Responsabilidade social da Instituição). Como explica o presidente da Comissão, Fabrício Cardoso da Silva, “a avaliação da CPA ao longo de 3 anos compreende 5 eixos e 10 dimensões distribuídas ao longo desses eixos. Neste ano, serão avaliados os Eixos 1 e 2 (1ª etapa). Em 2022, os Eixos 3, 4 e 5 (2ª etapa); e, em 2023, todos os 5 Eixos (3ª etapa)”.
De acordo com o professor Fabrício da Silva, “com o processo de autoavaliação, os integrantes da Comissão esperam, por meio de uma metodologia participativa, democrática e de caráter reflexivo, contribuir para a promoção da transparência e de melhorias na Instituição”.
A partir do diagnóstico da autoavaliação, que será divulgado posteriormente para a comunidade do IFG, “esperamos ainda que possam ser tomadas providências conscientes, direcionadas aos problemas constatados, sempre visando ao desenvolvimento contínuo de uma educação que é pública, gratuita e que almeja sempre a qualidade, nos termos do que está descrito no Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023”, destacou o presidente da Comissão.
Autoavaliação e CPA
A autoavaliação institucional é um instrumento muito importante para o IFG, pois, a partir dos resultados obtidos por meio da consulta à comunidade e da consolidação das respostas em um relatório, os dados poderão ser utilizados nas discussões e processos deliberativos, a fim de promover melhorias na Instituição.
Prevista na Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, a autoavaliação institucional, junto com a avaliação externa, é um dos principais instrumentos usados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) para analisar as instituições de ensino superior. E a responsável pela realização e coordenação da autoavaliação é a CPA.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é uma instância permanente constituída para conduzir os processos internos de avaliação da Instituição. Ela é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e também por representantes da sociedade e possui atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes na Instituição.
Acesse os questionários e participe da autoavaliação:
Estudantes: https://cpa.bcc.anapolis.ifg.edu.br/questionario/s4UkHMQC/
Docentes: https://cpa.bcc.anapolis.ifg.edu.br/questionario/zc3WsGum/
Servidores técnico-administrativos (Câmpus): https://cpa.bcc.anapolis.ifg.edu.br/questionario/g3YTAfpT/
Servidores da Reitoria (técnicos e docentes que atuam na Reitoria): https://cpa.bcc.anapolis.ifg.edu.br/questionario/4jn7qduk/
Para saber mais sobre a CPA ou ter acesso aos relatórios de anos anteriores, acesse: https://www.ifg.edu.br/comissoes/cpa
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
Notícias (Servidor)
Seleção Simplificada Interna
Inscrições abertas para selecionar coordenadores institucional e de área de gestão do Pibid
Resultado final do processo de seleção do Procap para servidores da Reitoria está disponível
15/04/2024 11h52
Professor do Câmpus Formosa publica livro sobre pesquisas com o Sítio Arqueológico do Bisnau
12/04/2024 19h24
Divulgado o resultado final da seleção do curso de Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância
11/04/2024 13h42
Projeto do IFG é destaque em programa da TV Alego
11/04/2024 10h54
Comunicados (Servidor)
Liberação do Estacionamento Interno da Reitoria
25/04/2024 16h27
Prorrogação da Consulta Pública | Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFG
19/04/2024 15h51
Nota de Apoio à Greve dos Trabalhadores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
16/04/2024 12h57
Resultado preliminar – Equipe Multidisciplinar | MINC/IFG
16/04/2024 09h56
Manutenção e atualização do Sistema Cafe | 10/4
05/04/2024 16h13
Manutenção Programada na Unidade Reitoria -- 28/3
26/03/2024 14h59
Nota de Apoio à Greve dos Servidores Técnico-Administrativos
20/03/2024 16h45
Resultado preliminar – Professor Conteudista IFG/MinC
14/03/2024 16h15
Resultado preliminar - Comitê PIBICTI
05/03/2024 12h58
Poda, corte e plantio de árvores - Reitoria
18/01/2024 09h25
Resultado Preliminar: Projeto EJA-EPT
10/01/2024 15h04
Indisponibilidade - Sistema SUAP | 5/1/24
04/01/2024 11h42
Rede Federal tem urgência na recomposição orçamentária para 2024
28/12/2023 16h07
Resultado Preliminar - EJA 2024/1
19/12/2023 16h59
Resultado preliminar | Seleção Técnico Integrado
06/12/2023 17h59
Resultado preliminar | Afastamento pós-graduação: Reitoria
06/12/2023 15h25
Cancelamento do VIII Workshop de Moralidade e Conduta Ética
29/11/2023 08h02
Vagas: Escritório de Processos | IFG
26/10/2023 14h46
Interrupção (dia 23/10/2023) no fornecimento de água na Reitoria
20/10/2023 11h07
Redes Sociais