Etapa de desenvolvimento do Projeto Lapassion no IFG é tema de e-book
Obra, que conta com artigos de professores e estudantes que participaram do Projeto, está disponível para download
A etapa de desenvolvimento do Lapassion@Goiânia é o foco do e-book Lapassion Goiânia: como contribuir para uma sociedade inclusiva e sustentável. O título da obra publicada pela Editora Alta Performance é uma referência ao tema da etapa de desenvolvimento do Projeto, que foi realizado no Instituto Federal de Goiás (IFG), entre março e maio de 2020, no Câmpus Goiânia. Constituída por oito capítulos escritos pelos professores e estudantes que participaram da atividade, a publicação pode ser acessada gratuitamente aqui.
O e-book e o Projeto foram coordenados pelos professores Ruberley Rodrigues de Souza, do Câmpus Jataí; Marcelo Escobar de Oliveira, do Câmpus Itumbiara; e Suelene Vaz da Silva, do Câmpus Goiânia.
E-book
De acordo com o professor Ruberley, coordenador do Projeto e atual diretor-geral do Câmpus Jataí, o e-book Lapassion Goiânia: como contribuir para uma sociedade inclusiva e sustentável aborda a etapa de desenvolvimento da atividade que ocorreu no IFG, em 2020. O primeiro capítulo foi escrito pelos organizadores e apresenta o Programa Erasmus+, da União Europeia, responsável pelo financiamento do Projeto. O capítulo ainda apresenta o Lapassion, com um histórico do IFG e a descrição da etapa realizada na Instituição.
No segundo capítulo, escrito pelos professores Liberato da Silva Santos, do Câmpus Goiânia, e Rejane Maria Gonçalves Maia, do Câmpus Aparecida de Goiânia, o processo de seleção para participar do Lapassion foi abordado. Segundo Ruberley, “foi uma metodologia inovadora, pois possibilitou aos estudantes de nível intermediário participarem do processo seletivo em que se adotou o design thinking durante o processo de imersão”. O termo "design thinking" é, usualmente, utilizado para se referir ao processo de pensamento crítico e criativo, voltado à organização de ideias para estimular tomadas de decisão e a busca por conhecimento. E esse processo foi utilizado ao longo do Projeto Lapassion no IFG.
Os capítulos três ao sete foram escritos pelos tutores e estudantes participantes do Projeto. Neles, além de fazer uma reflexão sobre o produto apresentado e a participação no Lapassion@Goiânia, cada uma das equipes participantes descreve o time, o desafio e a contraparte (empresa ou secretaria que apresentou o desafio), o processo de ideação e prototipagem e a proposta de solução para o desafio.
Por fim, no oitavo capítulo, os organizadores da publicação apresentam uma avaliação da etapa desenvolvida no IFG. Como explica Ruberley, “para isso, foram utilizados os resultados de um questionário aplicado pela Universidade da República do Uruguai (UDELAR) junto aos estudantes participantes do Lapassion@Goiânia”.
Fonte de pesquisa
Os organizadores do e-book esperam que a publicação possa contribuir como fonte de pesquisa para outros projetos multidisciplinares que envolvam a metodologia PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas), principalmente pelo fato de o Projeto ter sido adaptado para ser desenvolvido de forma remota.
Como destaca o professor Ruberley, a proposta de desenvolvimento do Projeto era presencial, mas, devido à pandemia da Covid-19, teve que ser adaptada para o formato remoto. Ainda assim, como destacam os organizadores, o Projeto conseguiu manter qualidade de resultado semelhante à obtida nas etapas desenvolvidas presencialmente.
O Lapassion@Goiânia foi desenvolvido no Câmpus Goiânia, de 9 de março a 15 de maio de 2020. De 9 a 16 de março, as atividades se desenvolveram de forma presencial, mas foram interrompidas no dia 17 de março devido à pandemia. A partir do dia 23 de março, as atividades foram retomadas de forma remota até o seu final.
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
Notícias (Servidor)
Seleção Simplificada Interna
Inscrições abertas para selecionar coordenadores institucional e de área de gestão do Pibid
Resultado final do processo de seleção do Procap para servidores da Reitoria está disponível
15/04/2024 11h52
Professor do Câmpus Formosa publica livro sobre pesquisas com o Sítio Arqueológico do Bisnau
12/04/2024 19h24
Divulgado o resultado final da seleção do curso de Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância
11/04/2024 13h42
Projeto do IFG é destaque em programa da TV Alego
11/04/2024 10h54
Comunicados (Servidor)
Liberação do Estacionamento Interno da Reitoria
25/04/2024 16h27
Prorrogação da Consulta Pública | Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFG
19/04/2024 15h51
Nota de Apoio à Greve dos Trabalhadores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
16/04/2024 12h57
Resultado preliminar – Equipe Multidisciplinar | MINC/IFG
16/04/2024 09h56
Manutenção e atualização do Sistema Cafe | 10/4
05/04/2024 16h13
Manutenção Programada na Unidade Reitoria -- 28/3
26/03/2024 14h59
Nota de Apoio à Greve dos Servidores Técnico-Administrativos
20/03/2024 16h45
Resultado preliminar – Professor Conteudista IFG/MinC
14/03/2024 16h15
Resultado preliminar - Comitê PIBICTI
05/03/2024 12h58
Poda, corte e plantio de árvores - Reitoria
18/01/2024 09h25
Resultado Preliminar: Projeto EJA-EPT
10/01/2024 15h04
Indisponibilidade - Sistema SUAP | 5/1/24
04/01/2024 11h42
Rede Federal tem urgência na recomposição orçamentária para 2024
28/12/2023 16h07
Resultado Preliminar - EJA 2024/1
19/12/2023 16h59
Resultado preliminar | Seleção Técnico Integrado
06/12/2023 17h59
Resultado preliminar | Afastamento pós-graduação: Reitoria
06/12/2023 15h25
Cancelamento do VIII Workshop de Moralidade e Conduta Ética
29/11/2023 08h02
Vagas: Escritório de Processos | IFG
26/10/2023 14h46
Interrupção (dia 23/10/2023) no fornecimento de água na Reitoria
20/10/2023 11h07
Redes Sociais