Relatório de avaliação do ensino remoto é divulgado pela Proen
A intenção é de que o documento auxilie no aprimoramento do modelo de ensino remoto adotado na Instituição durante a pandemia
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal de Goiás (IFG) divulgou o relatório parcial de avaliação da implementação do ensino remoto na Instituição. O documento é o primeiro relatório apresentado pelo grupo de trabalho responsável pela construção da avaliação e atende ao que foi estabelecido na Instrução Normativa nº 7/2020, que dispõe sobre o Sistema de Ensino Emergencial. Clique aqui e acesse o relatório.
O Relatório de Avaliação foi elaborado pela Câmara de Ensino do IFG e pelos membros das comissões central e locais de permanência e êxito da Instituição e tem como objetivo apresentar uma avaliação a respeito do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Esse modelo de ensino foi implementado por meio da Instrução Normativa/PROEN/IFG 07/2020. Essa normativa visa definir, em caráter excepcional, o Regulamento Acadêmico para implantação do Sistema de Ensino Emergencial (SEE) em todos os cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) durante o período de enfrentamento da pandemia da Covid-19.
O levantamento de dados foi realizado por meio de questionário eletrônico dirigido aos segmentos de estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos vinculados aos Departamentos de Áreas Acadêmicas dos câmpus da Instituição. Como destaca o Relatório, a elaboração dos questionários visou, sobretudo, apresentar o dimensionamento da experiência dos alunos, docentes e técnicos administrativos diante da implementação do SEE, a partir da adoção do ERE no IFG.
Avaliação e Instrução Normativa
O Relatório de Avaliação do Ensino Remoto é um documento que estava previsto na IN 07/2020. Essa Instrução prevê, em seu artigo 10, a elaboração de um plano de avaliação para o sistema de ensino emergencial adotado durante a pandemia. O artigo 60, nesse sentido, estabelece que a Proen deve demandar, em diálogo com a Câmara de Ensino, a criação de “um plano de avaliação processual e contínua com o objetivo de dimensionar os limites e as possibilidades inerentes ao processo de execução do SEE e ao cumprimento dos objetivos previstos neste regulamento.”
Para realizar essa avaliação e construir a proposta do Plano de Avaliação Processual e Contínua (PAPC), foi constituído um grupo de trabalho (GT) no âmbito da Câmara de Ensino, com a participação de membros das Comissões de Permanência e Êxito, locais e central. A ideia do grupo é que, a partir dessa primeira avaliação, fosse possível apresentar correções de trajetória, propor iniciativas para a continuação do SEE e ações com vistas à permanência e ao êxito dos discentes.
Objetivo do Plano de Avaliação
O Plano de Avaliação Processual e Contínua (PAPC), como destaca a Proen, tem como objetivo indicar as possibilidades e os limites do ensino remoto em relação à organização didático-pedagógica, ao acesso às tecnologias e às ações de permanência e êxito.
Como é destacado no Relatório da Proen, a avaliação teve a finalidade de apresentar o mapeamento da experiência de ensino remoto, a partir da perspectiva dos estudantes, dos docentes e dos técnicos administrativos ligados ao Departamento de Áreas Acadêmicas dos câmpus, além de construir um conjunto de elementos norteadores indicando as possibilidades de aprimoramento do modelo adotado. Essa possibilidade de aprimoramento é importante, porque, com a manutenção do cenário pandêmico no país, o sistema ainda será utilizado para o desenvolvimento das ações de ensino no ano de 2021. De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino, a intenção é de que o relatório parcial concluído auxilie no aprimoramento do modelo de ensino remoto adotado na Instituição.
Acesse o Relatório de Avaliação.
Confira outros documentos da Proen: https://www.ifg.edu.br/relatorio-anual
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
Notícias (Servidor)
Seleção Simplificada Interna
Inscrições abertas para selecionar coordenadores institucional e de área de gestão do Pibid
Resultado final do processo de seleção do Procap para servidores da Reitoria está disponível
15/04/2024 11h52
Professor do Câmpus Formosa publica livro sobre pesquisas com o Sítio Arqueológico do Bisnau
12/04/2024 19h24
Divulgado o resultado final da seleção do curso de Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância
11/04/2024 13h42
Projeto do IFG é destaque em programa da TV Alego
11/04/2024 10h54
Comunicados (Servidor)
Liberação do Estacionamento Interno da Reitoria
25/04/2024 16h27
Prorrogação da Consulta Pública | Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFG
19/04/2024 15h51
Nota de Apoio à Greve dos Trabalhadores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
16/04/2024 12h57
Resultado preliminar – Equipe Multidisciplinar | MINC/IFG
16/04/2024 09h56
Manutenção e atualização do Sistema Cafe | 10/4
05/04/2024 16h13
Manutenção Programada na Unidade Reitoria -- 28/3
26/03/2024 14h59
Nota de Apoio à Greve dos Servidores Técnico-Administrativos
20/03/2024 16h45
Resultado preliminar – Professor Conteudista IFG/MinC
14/03/2024 16h15
Resultado preliminar - Comitê PIBICTI
05/03/2024 12h58
Poda, corte e plantio de árvores - Reitoria
18/01/2024 09h25
Resultado Preliminar: Projeto EJA-EPT
10/01/2024 15h04
Indisponibilidade - Sistema SUAP | 5/1/24
04/01/2024 11h42
Rede Federal tem urgência na recomposição orçamentária para 2024
28/12/2023 16h07
Resultado Preliminar - EJA 2024/1
19/12/2023 16h59
Resultado preliminar | Seleção Técnico Integrado
06/12/2023 17h59
Resultado preliminar | Afastamento pós-graduação: Reitoria
06/12/2023 15h25
Cancelamento do VIII Workshop de Moralidade e Conduta Ética
29/11/2023 08h02
Vagas: Escritório de Processos | IFG
26/10/2023 14h46
Interrupção (dia 23/10/2023) no fornecimento de água na Reitoria
20/10/2023 11h07
Redes Sociais