Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Uruaçu > Biblioteca > Biblioteca - Câmpus Uruaçu
Início do conteúdo da página

Biblioteca - Câmpus Uruaçu

  • Editar
Publicado: Quarta, 20 de Novembro de 2019, 16h24 | Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2023, 15h09

Biblioteca Marisa dos Santos Pereira Araújo 

Histórico

A Biblioteca do Instituto Federal de Goiás– Campus Uruaçu – Bib/IFG/Uru, foi planejada e projetada em 2008 para ser um setor suplementar, hierarquicamente subordinado à Coordenação de Apoio ao Ensino.

Em 2009 a Coordenação da Biblioteca e o Setor de Informática, com o aval do diretor do campus, iniciou levantamento, pesquisas, estudo e avaliações em softwares livres disponíveis na WEB que atendessem as expectativas do projeto da biblioteca oferecendo: catálogo on-line, renovação on-line e reservas de materiais on-line.

A expectativa foi atendida pelo Gnuteca, software de gerenciamento de biblioteca que oferece recursos para automação de todos os processos da biblioteca, criado e desenvolvido de acordo com normas biblioteconômicas da ABNT, código AACR2R, o padrão MARC21 e código Z39.50. O Gnuteca foi desenvolvido em ambiente CDS/ISIS, oferecendo fácil migração do seu banco de dados para outro software, sem limites para estações de atendimento, ilhas para consulta ou acesso através da Internet.

Definida a escolha do sistema o setor de Informática se responsabilizou por sua implantação a Coordenação da Biblioteca por elaborar políticas de uso, planilhas de indexação, realizar testes nos Módulos de Catalogação nos processos de empréstimo, devolução e renovação on-line do módulo Circulação de Materiais que seriam utilizados inicialmente.

Em junho de 2010 a biblioteca iniciou o cadastro dos usuários e realização de empréstimos domiciliares com as opções de catálogo on-line, renovação e reservas on-line, o que marcou o efetivo início de funcionamento da biblioteca do Campus Uruaçu, contando apenas com um servidor e um espaço físico pequeno destinado ao acervo e à sala de estudo em grupo.

Em 2011 a Biblioteca foi transferida para o espaço de 512 m² e, comprovada a eficiência do Gnuteca no Gerenciamento da Biblioteca de Uruaçu, a Coordenação da biblioteca e o TI do Campus Itumbiara, manifestaram o interesse em utilizarem o sistema, o que foi seguido por bibliotecários de outros Campus em implantação.

Em atendimento aos pedidos, a Coordenação de Biblioteca e o Setor de Informática do Campus Uruaçu realizaram treinamentos com os bibliotecários e TIs para implantação e utilização do Software Gnuteca no gerenciamento das bibliotecas dos Campus de Itumbiara, Formosa, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás e Luziânia.

Em 2012, por meio do projeto “Escolha do nome da biblioteca IFG-Campus Uruaçu”, a biblioteca recebeu o nome de Marisa dos Santos Pereira Araújo e o Gnuteca que inicialmente gerenciaria os serviços oferecidos apenas pela biblioteca de Uruaçu, passou a gerenciar os serviços de outras seis bibliotecas. Alternativa que atendeu as necessidades básicas das Bibliotecas dos novos Campus até dezembro de 2015, quando da implantação do Software Sophia adquirido pela Direção do Instituto Federal de Goiás e, a partir de 17 março de 2015 a biblioteca passou a ser gerenciada pelo Software Sophia.

Missão

Atender com qualidade, eficácia e eficiência às necessidades informacionais das áreas tecnológicas e científica dos cursos oferecidos pelo IFG/Uruaçu disponibilizando produtos e serviços em informação que acompanhem a evolução tecnológica e científica.

Visão

Ser um centro de referência em informação, colaborando com o desenvolvimento tecnológico e científico local e regional.

Horário de funcionamento

A Biblioteca funciona ininterruptamente de:

segunda a sexta-feira das 07:00 às 22:00h.

  

Fim do conteúdo da página