Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Licenciatura em Dança conquista nota máxima no conceito do MEC
Início do conteúdo da página
Câmpus Aparecida

Curso de Licenciatura em Dança conquista nota máxima no conceito do MEC

O curso, criado há cinco anos, é ofertado no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG

  • Publicado: Segunda, 10 de Setembro de 2018, 08h55
  • Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2022, 16h58

O curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), obteve Conceito 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A nota é o grau máximo da apreciação feita pelo Ministério e está sendo comemorada em festa nas redes sociais por alunos do curso, professores e servidores administrativos do IFG Aparecida de Goiânia. A diretora-geral do Câmpus, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, considera que a conquista é uma vitória dos que trabalharam pela criação do curso e se esforçam cotidianamente pelo aprimoramento do ensino, da pesquisa e da extensão, na esfera do curso de Dança.

“Nós estamos muito felizes e orgulhosos pelo reconhecimento do curso de Licenciatura em Dança com um conceito que traduz todo o empenho que a comunidade acadêmica do IFG Aparecida de Goiânia tem tido para a afirmação e valorização do ensino e da vivência da dança, atendendo às demandas educacionais, culturais e científicas da Região onde estamos instalados, em benefício de todo o País”, afirma Ana Lucia.

O conceito do curso foi divulgado pelo Ministério da Educação na tarde desta quinta-feira, 6 de setembro. A avaliação foi feita a partir da visita de uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC), nos dias 30 e 31 de agosto. Na ocasião, os avaliadores conversaram com gestores, analisaram documentos, visitaram instalações do câmpus e conversam com professores e com alunos.

 

Trabalho de excelência

Coordenadora do curso de Licenciatura em Dança nos últimos anos até a conclusão do processo de avaliação da Licenciatura em Dança do IFG pelo MEC, a professora Rousejanny Ferreira, atribui a conquista a um trabalho coletivo de professores, alunos, técnicos administrativos, equipe gestora do Câmpus Aparecida de Goiânia e também da comunidade aparecidense. “A nota máxima na avaliação do MEC é  resultado de muito trabalho coletivo e o reconhecimento de um projeto, de um modo de pensar a potência da formação em Arte na Rede Federal. Temos construído diariamente uma série de ações que interligam ensino, pesquisa e extensão, estratégias de permanência, inclusão dos nossos alunos no mundo do trabalho relacionado à educação e cultura, e também possibilidades de trocas culturais super valiosas”, sintetiza a professora.

A Coordenação do curso de Licenciatura em Dança passou, no início de setembro, ao professor Roberto Rodrigues, que fez um agradecimento a todos que se envolveram e se envolvem cotidianamente nas ações do curso. Roberto considera que este é só o começo de uma jornada de muito trabalho para que a Licenciatura alcance, cada vez mais, a comunidade e solidifique o seu campo de atuação legitimando a Arte e a Dança, principalmente, na cidade de Aparecida de Goiânia.

Para a professora Luciana Gomes Ribeiro, que é idealizadora do curso de Licanciatura em Dança no IFG, o conceito de nota máxima pelo MEC, além de ser o reconhecimento de um trabalho árduo e cotidiano que é feito no curso de dança em diálogo com a cidade e com a educação em arte e em dança nos contextos formais e informais, traz uma importante marca: “É muito significativo, nesse contexto que a gente vive, saber que a gente faz um trabalho de excelência, que existe trabalho de excelência no centro do País, nos Institutos Federais, nas licenciaturas e nas artes”, afirmou.

 

Participação e reconhecimento

Os alunos também estão comemorando muito a conquista e, em suas declarações, evidenciam a participação ativa que tiveram e têm para a consolidação da Licenciatura em Dança no IFG. "O curso de Licenciatura em Dança é movido por lutas diárias, resistência, dedicação, reconhecimento, entre tantas outras coisas que o faz seguir num processo evolutivo. O reconhecimento desse percurso veio, nota 5, somos um curso de excelência”, afirma a estudante Thaís Nascimento. Para ela, a nota é devida a cada pessoa que tem contribuído com a formação profissional e pessoal dos alunos. Sua colega Larissa Pascoal também atribui o conceito ao resultado de muito trabalho. “Essa nota 5 representa o quanto temos uma coordenação, grupo de NDE,  docentes e todos aqueles desbravadores dessa conquista  que se empenharam nessa luta com dedicação, resistência e coragem”, declarou.

Aluno do oitavo período do curso, Welerson Alves conta que presenciou, desde seu ingresso, o empenho da Coordenação, professores, alunos e integrantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, para melhorias tanto na estrutura de laboratórios e salas de pesquisa, como na organização disciplinar por um ensino de qualidade. Welerson destaca que no atual contexto político e de uma negação do campo das artes, o reconhecimento se faz ainda mais significativo. Ele ressalta seu sentimento de que todo o trabalho desenvolvido pela Coordenação e pelos docentes visa ao benefício dos alunos e que a avaliação do MEC é um reconhecimento dessa dedicação.

 

Crescente demanda

O curso de Licenciatura em Dança do IFG teve início no segundo semestre de 2013 no Câmpus Aparecida de Goiânia. O curso integra o eixo tecnológico Produção Cultural e Design, que, segundo informa o Projeto Pedagógico do Curso, fomenta uma área de conhecimento pouco explorada academicamente e de crescente demanda, em especial após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, que garantiu o ensino da arte nas escolas, sendo a dança reconhecida como uma de suas linguagens.

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Aparecida de Goiânia

 

Fim do conteúdo da página