Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Documentário realizado por estudantes entra em exibição em salas de Cinema de Goiânia
Início do conteúdo da página
Câmpus Cidade de Goiás

Documentário realizado por estudantes entra em exibição em salas de Cinema de Goiânia

Passos da Tradição será exibido na Cidade de Goiás no dia 5 de setembro

  • Publicado: Quarta, 29 de Agosto de 2018, 09h37
  • Última atualização em Quinta, 13 de Setembro de 2018, 14h59
Documentário realizado por estudantes e professor do IFG
Documentário realizado por estudantes e professor do IFG

O documentário Passos da Tradição, que fala sobre o escritor e memorialista goiano Elder Camargo de Passos será lançado nessa semana, em Goiânia, com exibições nos dias 30 e 31 de agosto, e na cidade de Goiás, no dia 5 de setembro. O filme é fruto do projeto de artes integradas Goyaz: de arraial a patrimônio mundial, idealizado e realizado por estudantes do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IFG – Câmpus Cidade de Goiás e com recursos do Fundo de Arte e Cultural de Goiás, edital 2016. O lançamento será realizado nesta quinta-feira, 30, com a primeira exibição no Cine Cultural, na capital. 

O documentário aborda a contribuição de Elder Passos para a preservação da memória e do patrimônio cultural da antiga Vila Boa, trazendo entrevistas com o próprio Elder, além de amigos como Antolinda Bahia Borges (Tia Tó), Ecival Alves de Castro, Maria Augusta Calado e do sobrinho Fernando Passos Cupertino – compositor das músicas incidentais usadas no filme.

Dirigido por Carlos Cipriano, professor de Cinema e Audiovisual do IFG, e Carminha Lombardi, estudante do Bacharelado em Cinema, o documentário foi gravado nos meses de março e abril de 2018, na cidade de Goiás. O filme é uma produção de Bruna Vinsky e Sankirtana Dharma, também estudantes de Cinema, em parceria com a produtora audiovisual Rosa dos Ventos (Anápolis), proponente do projeto.

A equipe é constituída por profissionais de Anápolis e de Goiás – duas cidades do interior do estado que atualmente se configuram como polos descentralizados da produção audiovisual goiana. O projeto, idealizado e realizado por estudantes do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IFG – Campus Cidade de Goiás, já resultou no lançamento de um livro inédito de Elder Passos, fruto de três décadas de trabalho do memorialista vilaboense.

"Esse projeto foi inteiramente idealizado e executado por estudantes de Cinema e Audiovisual. Foi a partir da formação que receberam no IFG que eles conseguiram tanto aprovar o projeto junto ao Fundo Cultural, obtendo os recursos necessários, quanto o conhecimento necessário à realização do documentário. Através de proposições exitosas como esta, que extrapolam os trabalhos estritamente acadêmicos e contribuem para o fortalecimento da cultura local, é que os estudantes põe a prova as habilidades e experiência adquiridas ao longo do curso", afirma o professor Cipriano. 

As exibições do filme, seguidas de debate com Elder Passos e os realizadores do documentário, acontecem em Goiânia, no Cine Cultura dia 30/08, quinta-feira, às 18h30, e no Cine UFG dia 31/08, sexta-feira, às 17horas. Já a exibição na cidade de Goiás, onde o documentário foi gravado, será realizada no Cineteatro São Joaquim, no dia 5/09, quarta-feira, às 20 horas, sendo também seguida de debate.

 

Sobre o filme

Passos da Tradição é um documentário sobre a vida de Elder Passos, dedicada à preservação e ao reconhecimento dos marcos e tradições da cidade de Goiás – sítio histórico tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade. O próprio título de patrimônio mundial, concedido pela Unesco, é um desdobramento do trabalho incansável de Elder como memorialista – ele foi um dos responsáveis pelo sucesso da campanha de reconhecimento, no fim dos anos 1990.

O ator goiano Paulo Vespúcio foi convidado para representar um “narrador” – caracterizado pela direção de arte (assinada por Victor Hugo Diniz) como um personagem do Século XIX, especialmente criado para dar vida a determinados trechos do mais novo livro de Elder Passos. A obra Goyaz: de arraial a patrimônio mundial, com mais de 500 páginas, tem caráter enciclopédico e foi lançada no último dia 18, no Palácio Conde dos Arcos, em “Goiás Velha” – modo como Elder prefere se referir, ao falar do lugar em que nasceu.

“Eu já gosto: Goiás Velha. Velha capital, velha cidade, né? Velhas tradições. Então, o velha calha mais do que o velho. O velho geralmente é usado em sentido depreciativo. Não é nem velho, é véio. Goiás Véio. Então eu não gosto por isso. Nós sempre lutamos para que fosse Goiás Velha. Velha capital, velha cidade, velhas tradições”, explica Elder na abertura do documentário.

O filme apresenta fatos da vida pessoal de Elder Passos, sua infância e relação com os pais e com a cidade de Goiás. Quando criança, Elder viveu na casa em frente à da escritora Cora Coralina, sendo, portanto, outro ilustre morador da Ponte da Lapa. Outro aspecto abordado é a amizade com os artistas Goiandira do Couto e Octo Marques, bem como o papel de liderança exercida por Elder na criação da Organização Vilaboense de Artes e Tradições (O.V.A.T.) – grupo formado por jovens católicos que, nos anos 1960, se juntam com o objetivo de promover o passado histórico e cultural de Goiás visando o desenvolvimento turístico do local.

Passos da tradição é um documentário que traça um perfil do pesquisador Elder Camargo de Passos, desde a sua profunda admiração por Veiga Valle (escultor e santeiro goiano, sobre quem Elder já publicou um livro), sua atuação como músico (cantor seresteiro e de música sacra) - passando pelo resgate das modinhas e motetos vilaboenses - ao seu papel na configuração da Semana Santa de Goiás, tal como a conhecemos nos dias de hoje. É graças à atuação de Elder que a Semana Santa vilaboense tornou-se um evento de alcance midiático nacional, colocando a antiga capital do estado no centro das atenções de inúmeros fotógrafos, cinegrafistas e turistas, que anualmente visitam a cidade para conhecer a Procissão do Fogaréu.

O documentário aborda ainda a origem do Museu de Arte Sacra da Boa Morte, cuja existência é devida ao trabalho de Elder e de Antolinda Borges (mais conhecida por Tia Tó). E conta um pouco da história das igrejas construídas no Centro Histórico, mostrando como os traçados e as principais edificações da antiga Vila Boa foram conservados ao longo dos séculos.

Os destaques do filme (fotografado por Matheus Leandro Amorim) são o inventário das imagens das paisagens e casarões desta cidade colonial, além das obras de Veiga Valle hoje disponíveis no acervo do Museu da Boa Morte, sobre as quais Elder explica toda a técnica do santeiro. Também merecem destaque as cenas atuais das principais cerimônias da Semana Santa em Goiás, como a Procissão do Fogaréu e a Descida da Cruz, nos trechos em que o filme conta como o grupo que criou a O.V.A.T., apoiado por Goiandira do Couto, deu vida nova às tradições já esquecidas e mudou a imagem de Goiás para o mundo.

 

Serviço

 Lançamento do Documentário “Passos da Tradição” (54 minutos, cor, HD, 2018)

30 de agosto (quinta-feira) - 18h30 - Cine Cultura (Centro - Goiânia)

31 de agosto (sexta-feira) - 17 horas - Cine UFG (Campus Samambaia - Goiânia)

5 de setembro (quarta-feira) - 20 horas - Cineteatro São Joaquim (Centro - Cidade de Goiás)

 

Sinopse

Nos anos 60, jovens católicos liderados pelo memorialista Elder Camargo de Passos dedicam-se à pesquisa do passado da Cidade de Goiás. Cinquenta anos depois, eles narram a trajetória de preservação dos marcos e reinvenção das tradições desse sítio histórico tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade.

 

Ficha técnica

Elenco: Paulo Vespúcio, narrando trechos adaptados do livro “Goyaz: de arraial a patrimônio mundial”, de Elder Camargo de Passos

Direção: Carlos Cipriano e Carminha Lombardi

Direção de fotografia: Matheus Leandro

Som direto: Daniel Duarte

Direção de arte: Victor Hugo Diniz

Montagem: Hugo Crisóstomo

Produção: Sankirtana Dharma e Bruna Vinsky

Direção de produção: Sankirtana Dharma

Produção executiva: Bruna Vinsky

Trilha musical: Fernando Passos Cupertino

Produtora proponente: Rosa dos Ventos Filmes

Produtoras apoiadoras: Núcleo de Produção Digital – NPD Cidade de Goiás, Balaio Produções Culturais e Cinematográficas, Dafuq Filmes, A1Live Soluções em Vídeo e Streaming

 

Comunicação Social câmpus Cidade de Goiás com informações da Assessoria de comunicação do projeto.

Fim do conteúdo da página