Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Delegação do IFG visita Instituto do Porto e participa de evento na Espanha
Início do conteúdo da página
Internacionalização

Delegação do IFG visita Instituto do Porto e participa de evento na Espanha

Além de representantes do Câmpus Itumbiara, outros alunos e docentes do IFG também estiveram nas visitas

  • Publicado: Quarta, 28 de Março de 2018, 10h03
  • Última atualização em Quarta, 11 de Abril de 2018, 09h41


Docentes do IFG junto ao presidente da Associação Europeia de Energias Renováveis (3º da esquerda para direita)

 

No período de 19 a 23 de março, professores e estudantes do Instituto Federal de Goiás (IFG) visitaram instituições de pesquisa na Espanha e Portugal, e também apresentaram artigos científicos na 16ª edição da International Conference on Renewable Energies and Power Quality, na Universidade de Salamanca.

Em 19 de março, no Instituto Politécnico do Porto (IPP), professores portugueses da área da Engenharia demonstraram o uso do projeto europeu Virtual Instruments System in Reality (VISIR), capaz de proporcionar aos alunos práticas reais de forma remota. Ou seja, o equipamento permite comandar à distância experiências físicas, num local diferente do laboratório tradicional, ou mesmo a partir de uma cidade, região ou até outro país.

Os representantes do IFG também se reuniram com o Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento (GECAD) do IPP. Na oportunidade os professores dos dois países dialogaram sobre linhas pesquisa/projetos, discutiram sobre as possibilidades de parceria entre as instituições e realização de programas de mobilidade para os alunos.


Espanha
Na Espanha a equipe do IFG participou de uma reunião na Universidade de Vigo, onde foram recebidos pelo Reitor espanhol, Salustiano Mato De La Iglesia e outros gestores. Além de uma visita aos laboratórios da Escola de Engenharia Industrial da Universidade, houve compartilhamento de experiência e conversa acerca de trabalhos conjuntos entre as instituições brasileira e espanhola.

Já nos dias 21, 22 e 23 de março, os docentes e alunos do IFG participaram da International Conference on Renewable Energies and Power Quality (ICREPQ) em Salamanca. Apresentaram trabalhos científicos os docentes do Câmpus Itumbiara: Eric Nery Chaves, Ghunter Paulo Viajante, Luis Gustavo Wesz da Silva e Marcelo Escobar de Oliveira; e também o graduando de Engenharia Elétrica, Diogo Machado. Pelo Câmpus Goiânia, os artigos foram apresentados pelos docentes Elder Geraldo Domingues e José Luís Domingos, e pelo aluno da Engenharia Elétrica Anderson de Oliveira Camargo, e outro do Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis, Luiz Guilherme Borba.

Durante o evento, o grupo do IFG também se encontrou com o presidente da Associação Europeia de Energias Renováveis e do ICREPQ, professor Manuel Pérez Donsión. Eles dialogaram sobre os projetos em andamento no Instituto Federal na área de Energia Renováveis e trataram da importância da conferência europeia para a divulgação dos projetos e interação com pesquisadores de outras nacionalidades.



Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

 

Fim do conteúdo da página