Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Engenharia Civil do Câmpus Jataí é o primeiro do IFG a obter conceito 5
Início do conteúdo da página
Avaliação Externa

Curso de Engenharia Civil do Câmpus Jataí é o primeiro do IFG a obter conceito 5

Vários cursos superiores possuem conceito 4, que é excelente, mas essa é a primeira vez que um curso recebe nota 5

  • Publicado: Terça, 06 de Março de 2018, 09h46
  • Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 07h52
imagem sem descrição.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do processo de reconhecimento do Curso de Engenharia Civil do Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG). De acordo com o Relatório de Avaliação, o curso obteve conceito 5. A Procuradoria Educacional Institucional destaca que essa é a primeira vez que um curso da Instituição recebe nota 5 em uma avaliação, desde que foi implantado o sistema e-MEC.

Nesse sistema são realizados os cadastros das informações dos cursos superiores e da Instituição e por onde tramitam os processos de avaliação externa (de reconhecimento de cursos, de renovação de cursos e de recredenciamento institucional, dentre outros).
Para a Diretora-geral do Câmpus Jataí, professora Mara Rúbia de Souza, este resultado coloca o IFG em uma “posição de excelência e coroa de êxito o trabalho de toda a comunidade acadêmica do Câmpus”. A criação e consolidação do Curso de Engenharia Civil, segundo a Diretora, “decorreram do envolvimento de inúmeros protagonistas, que idealizaram o projeto e deram suporte a ele”.
Mara Rúbia destaca que o trabalho da comunidade interna, sobretudo de professores e servidores técnico-administrativos da área de Construção Civil, somado ao apoio da Reitoria do IFG e de parceiros importantes, como a Prefeitura de Jataí, possibilitaram a abertura do curso, a constituição de um corpo docente qualificado e a disponibilização de infraestrutura compatível com as exigências do curso. “Parabéns aos alunos e servidores do Câmpus Jataí pela qualidade do trabalho desenvolvido e pelo sucesso nesta importante avaliação!”, conclui.

 

Avaliação in loco
A avaliação foi pautada na análise dos documentos disponibilizados pela instituição no sistema e-MEC e nas verificações feitas na visita in loco da comissão de avaliadores sobre a realidade do curso e as dimensões avaliadas.
A visita da comissão de avaliadores do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) ocorreu entre 25 e 28 de fevereiro deste ano. Na ocasião foram realizadas inúmeras reuniões com gestores, servidores e alunos do curso. O processo de avaliação teve a Coordenação do Curso de Engenharia Civil à frente da organização e planejamento da avaliação no âmbito do câmpus e contou com a participação de diversos setores do Câmpus Jataí.
A Coordenadora do Curso de Engenharia Civil, professora Caroline Duarte Gentil, manifestou satisfação com o alcance do excelente conceito e assinalou a importância do esforço de todos para esse resultado. Segundo a Coordenadora, “a sensação entre os professores do Curso de Engenharia Civil é de missão cumprida nesta etapa importante da trajetória do curso em Jataí”.
A avaliação feita pela comissão contemplou as seguintes dimensões: Dimensão 1 – Organização didático pedagógica; Dimensão 2 – Corpo docente e tutorial; e Dimensão 3 – Infraestrutura.

Comunicação Social - Câmpus Jataí/com adaptações da Diretoria de Comunicação Social da Reitoria.

Fim do conteúdo da página