Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Águas Lindas marcará presença no Festival de Artes com três espetáculos
Início do conteúdo da página
Arte e Cultura

Câmpus Águas Lindas marcará presença no Festival de Artes com três espetáculos

Estudantes dos cursos técnicos de Análises Clínicas, Enfermagem e Meio Ambiente realizarão apresentações.

  • Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2017, 11h35
  • Última atualização em Quarta, 24 de Junho de 2020, 08h02
Apresentação de Morte e Vida Severina na Virada Cultural do Câmpus Valparaíso, em 2016

Com início nessa terça-feira, 7 de novembro, em Itumbiara, o XIV Festival de Artes, promovido pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), contará com três espetáculos realizados por estudantes do Câmpus Águas Lindas. Entre as mais de 120 atrações do festival, Águas Lindas estará representada pelas apresentações Morte e Vida Severina; Volver, Volver; e O dia a dia do Português.

Morte e Vida Severina, poesia de João Cabral de Melo Neto, será encenada pelos estudantes do 3º ano do curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio. Segundo o professor Abílio Carrascal, docente de artes que acompanhou a turma na montagem da peça, “é um texto que dialoga muito com a realidade de Águas Lindas porque retrata o universo dos retirantes... oitenta por cento da cidade é basicamente composta por nordestinos, que são os pais de nossos alunos, então é a maneira de eles estudarem a própria história e a sua formação”, esclarece.

Volver, Volver é outra peça que o professor Abílio Carrascal acompanhou a montagem. Ela será apresentada pelos estudantes do 2º ano do curso Técnico de Análises Clínicas e é inspirada em técnicas de criação artísticas cujo fundamento é o loop, recurso que foi utilizado, por exemplo, no curta animação polonês Tango, de 1981, dirigido por Zbigniew Rybczyński. Volver, Volver é também o nome da música que compõe a cena, interpretada por Concha Buika. “A gente fala sobre as várias manifestações do amor no cotidiano brincando com esse loop, com essa eterna volta, da condição humana e sua ligação com o amor”, destaca.

O dia a dia do Português é uma encenação motivada pela professora de português Karine Rios e encenada por estudantes do curso Técnico de Enfermagem na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. O espetáculo procura abordar as possíveis confusões que a Língua Portuguesa pode gerar nas diversas culturas em que está presente. Essa apresentação faz parte de uma das inovações dessa edição do Festival de Artes, que se trata de promover exibições teatrais em escolas municipais e estaduais, como uma forma de difundir a arte para além da Rede Federal.

Os espetáculos do Câmpus Águas Lindas serão apresentados nos dias:

- 8 de setembro - quarta-feira – 17h15 às 17h45 – Morte e Vida Severina - Palco Aberto/Pátio do Câmpus Itumbiara (IFG)
- 9 de setembro - quinta-feira – 14h15 às 14h30 – Volver, Volver – Teatro/Câmpus Itumbiara (IFG)
- 9 de setembro - quinta-feira – 09h45 às 10h30 – O dia a dia do Português – Colégio Estadual Dom Veloso.

Veja aqui a programação completa.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas
 

Fim do conteúdo da página