Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Seminário de Pesquisa premia melhores trabalhos científicos de 2017
Início do conteúdo da página
Simpeex

Seminário de Pesquisa premia melhores trabalhos científicos de 2017

Produções vão compor a publicação do livro em.formação – Cadernos de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG

  • Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2017, 16h47
  • Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2017, 10h14
Solenidade de premiação dos trabalhos destaque de 2017

 

   Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg) do IFG, professor Ruberley Rodrigues de Souza, conduziu pela sétima vez essa solenidade de premiação. Ele despede-se com orgulho do evento, pois está deixando a pasta da Pesquisa, e afirma que entre os trabalhos desenvolvidos pela Proppg, talvez “esse seja o que mais se destaca”. Ruberley parabenizou todos pelos trabalhos e disse que foi uma escolha muito difícil pela qualidade dos trabalhos submetidos.             

O Simpósio de Pesquisa, Ensino e Extensão (Simpeex 2017) teve duas manhãs de muita pesquisa e trabalhos apresentados, hoje e ontem. 320 produções científicas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão foram apresentadas. Durante o Seminário de Pesquisa, evento que ocorre dentro do Simpósio e que representa etapa obrigatória para os participantes dos programas de iniciação científica e tecnológica do IFG, na forma comunicação oral e pôsteres; foram 243 produções. O grande momento ocorreu na tarde de hoje, 11, com foi a premiação dos nove trabalhos destaque (veja os autores e o título dos trabalhos). Mais seis foram convidados a compor o livro a ser publicado com as produções (os que aparecem em quarto e quinto lugar na lista dos premiados).    

A estudante do Câmpus Formosa Amanda Soares da Abadia foi uma das agraciadas com o prêmio. Ela recebeu o certificado, que poderá ser incluso em seu currículo, além de livros publicados pela Editora IFG. Seu trabalho – Significados e as significâncias dos exercícios físicos para a população da cidade de Formosa – foi orientado pela professora Tainã Moreira Gomes. A aluna destaca que a população desconhece os efeitos de um exercício físico e sabe apenas que é bom pra saúde.

Os nove artigos premiados poderão compor os capítulos do livro em.formação – Cadernos de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG, publicado pela Editora IFG. Além desses, mais seis produções foram convidadas para compor a obra. Os autores enviam os artigos para publicação e os trabalhos passam por uma seleção pelo Comitê da Iniciação Científica, para compor o livro, que possui 12 capítulos.  Na solenidade de hoje foi lançada ainda a edição digital com os artigos premiados do ano passado e de 2015 (Destaques 2015/16). A edição com os vencedores de 2018 será publicada no próximo Simpeex, a ser realizado em 2018.

 

Reconhecimento

A diretora-geral do Câmpus Aparecida, Ana Lucia Siqueira de Oliveira, conta que esteve em algumas sessões e ficou “muito orgulhosa da nossa produção científica. É uma difícil escolha, mas quem não foi agraciado, não desista. Muitos da carreira acadêmica começaram aqui, na iniciação científica”, finaliza.

Presidente da Comissão Científica do Seminário, professora Érika Erika Regina Leal de Freitas, que também é diretora de Pesquisa e Inovação da Proppg, contou um pouco como foi a composição de notas para a seleção dos trabalhos. “Os trabalhos foram avaliados pela Rede de Avaliadores Ad hoc. A maioria dos trabalhos recebeu nota de mais de um avaliador. A segunda nota foi dada na apresentação ou na exposição do pôster. E com as duas notas foi feita a média”, diz.

Experiências

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os trabalhos apresentados foram das áreas de Ciências Agrárias e Biológicas, Ciências Biológicas e da Saúde, Física Matemática, Ciências da Computação, Sociologia e Filosofia, Geografia e Psicologia, Educação, História e Educação, Engenharia Civil e Sanitária, Engenharia Elétrica e Artes, Química, Educação, Engenharia Mecânica e dos Transportes, Engenharia Elétrica, Artes, Letras e Linguística, Ensino e Ciências Sociais.

A estudante de Química do Câmpus Itumbiara Daila Barreto, orientanda do professor Fernando dos Reis, foi uma das alunas que apresentou trabalho ontem, 10. Ela conta que o professor apresentou a ela algumas sugestões de tema para pesquisa. Ela escolheu o alcoolismo porque conhecia adolescentes que bebiam e sentiu interesse em pesquisar o tema. “Gostei da experiência, tanto no aspecto emocional, porque eu estava muito nervosa, como pela preparação”, finaliza a aluna (assista um pouquinho da apresentação de Daila).

A estudante Jéssika de Oliveira, do Câmpus Formosa, também apresentou seu trabalho na manhã de ontem, 11. Ela firma que apresentação foi inovadora e enriquecedora.   

Veja as fotos de hoje em nosso álbum no facebook.

Veja a versão digital das edições do livro emformação.

 

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria/Equipe de comunicação oficial do Simpeex.

Fim do conteúdo da página