Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Servidores do Câmpus Goiânia lançam livros que são resultado de vivências, estudos e pesquisas
Início do conteúdo da página
Produção Científica

Servidores do Câmpus Goiânia lançam livros que são resultado de vivências, estudos e pesquisas

Ao todo, cinco obras foram lançadas entre os meses de setembro e outubro

  • Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2017, 10h08
  • Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2019, 07h25
imagem sem descrição.

Entre o final do mês de setembro e início de outubro, servidores Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizaram lançamento de livros. As obras são resultados de vivências e estudos realizados na área de ensino – são assuntos que envolvem Educação de Jovens e Adultos (EJA), Psicologia Escolar e a relação entre Música e História.

 

Educação de Jovens e Adultos
A Editora Mercado das Letras publicou uma coletânea reunindo textos relacionados à temática Educação de Jovens e Adultos (EJA). São duas obras, uma delas com conteúdo organizado por professores do Câmpus Goiânia e outra contendo resultados de pesquisas realizadas por docentes da unidade, além de pesquisadores ligados a demais instituições de ensino da rede pública federal.
Um dos livros é “Diálogos sobre a Educação de Jovens e Adultos: desafios políticos e pedagógicos da integração com a educação profissional”. O material é fruto do trabalho pedagógico, político e investigativo de docente e discente de diversos Câmpus do IFG e de outras instituições subordinadas à Secretaria Municipal de Educação (SME) e Universidade Federal de Goiás (UFG) que ofertam cursos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional.
Com organização dos professores do Câmpus Goiânia, Josué Vidal Pereira, Mad´Ana Desirée Ribeiro de Castro e Sebastião Cláudio Barbosa, a obra foi lançada durante a 38ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), realizada entre os dias 2 e 6 de outubro.
Compõe a coletânea também o livro “Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores: políticas e experiências da integração à educação profissional”. A publicação traz resultados da rede de pesquisa do Programa Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES) no projeto “Desafios da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional: identidades dos sujeitos, currículo integrado, mundo do trabalho e ambientes/mídias virtuais”. Participam do projeto educadores do IFG, Instituto Federal Goiano, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Espírito Santo e Instituto Federal do Espírito Santo.


História da Música Popular Brasileira para Vestibulares e Enem

O professor Câmpus Goiânia, Rainer Gonçalves Sousa, em parceria com o amigo e também professor, Victor Creti, lançam no próximo dia 15 de outubro a obra “História da Música Popular Brasileira para Vestibulares e Enem”. O livro tem o objetivo de oferecer aos estudantes e demais interessados, principalmente alunos que cursam o ensino médio, um panorama sobre os principais desenvolvimentos da canção popular brasileira ao longo do século XX.
De acordo com Rainer, a conexão entre MPB e os assuntos cobrados no Enem e em vestibulares se deu pelas temáticas que mais aparecem nesse tipo de avaliação. “Mesmo não havendo questões de vestibular que tratem da canção popular em específico, desenvolvemos os temas da obra buscando expor como a canção foi uma arena de intensa discussão dos temas históricos frequentemente abordados em tais processos seletivos. Ainda assim, vale destacar que existe uma recorrência significativa de exames de vestibular que avaliam o conhecimento histórico dos candidatos a partir de nossas manifestações musicais”, acrescenta.
A temática é inédita no mercado literário no Brasil e será lançado pela Editora Kelps. O evento de lançamento será realizado no Evoé Café com Livros, a partir das 16 horas, no dia 15 de outubro. A obra também estará disponível no site https://www.mpbnovestibular.com/.


Práticas em Psicologia Escolar: do Ensino Técnico ao Superior
A publicação trata-se de uma coletânea composta por quatro volumes da Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) e contém capítulos elaborados pelas psicólogas do Câmpus Goiânia, Maraiza Costa (do Departamento de Áreas Acadêmicas I) e Cinthia Ferreira (do Departamento de Áreas Acadêmicas IV).
Maraiza assina o capítulo três do primeiro volume da coletânea, intitulado “Interface entre a Psicologia e a Educação: notas para construção de uma Psicologia Escolar crítica a partir da Pedagogia histórico-crítica”. Já Cinthia é autora do segundo capítulo do terceiro volume, com título “Psicologia Escolar e o Campo de Estágio no Instituto Federal de Goiás: uma parceria em constante construção”.
A coletânea é organizada pelo professor doutor Fauston Negreiros, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Piauí, em parceria com a professora doutora Marilene Proença Rebello de Sousa, da Universidade de São Paulo. O objetivo da obra é apresentar contribuições teóricas e práticas relacionadas à atuação de psicólogos escolares na Rede Federal de Ensino, divulgando, assim, o que tem sido desenvolvido pelos profissionais que atuam nesta área.
Os livros foram lançados no dia 27 de setembro, durante o XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A coletânea ainda tem contribuições dos psicólogos Julio Manuel, do Câmpus Aparecida de Goiânia, e Ligia Cavalcante, do Câmpus Luziânia.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia.

Fim do conteúdo da página