Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Anápolis terá nova edição do projeto Seminários Panecástica
Início do conteúdo da página
Extensão

Câmpus Anápolis terá nova edição do projeto Seminários Panecástica

O próximo encontro será realizado na segunda, 25 de setembro, na sala T-501

  • Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 16h49
  • Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2017, 17h19

O projeto de extensão Seminários Panecástica promove na próxima segunda-feira, 25, o seminário intitulado "Educação e Poder em Michael Apple". Os debatedores serão os professores Reynaldo Zorzi e Kamylla Borges. O evento ocorrerá a partir de 17 horas na Sala T-501, do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis. Será emitida certificação de três horas para os participantes. O propósito é discutir a relação da educação com a economia, política e cultura no contexto das formas desiguais de poder da sociedade contemporânea.

As ações de extensão do projeto estão sendo realizadas em diferentes câmpus do IFG: Anápolis, Goiânia Oeste, Senador Canedo e Cidade de Goiás. Para outubro de 2017 estão agendados os seguintes seminários: "Reflexões sobre a EJA: o currículo em foco", com Maria Carolina Heberlein e Daniel Silva Barbosa, às 17h30 do dia 6, no Câmpus Goiânia Oeste; e "Reprodução, Contestação e Currículo", com Kamylla Borges e Reynaldo Zorzi, às 15h30 do dia 17, no Câmpus Cidade de Goiás: Brevemente serão divulgadas quais serão as ações programadas para os meses de novembro e dezembro de 2017. Os seminários serão promovidos até março de 2018.

Segundo a coordenadora proponente da ação de extensão, professora Suzana Albuquerque, que é ligada ao Câmpus Goiânia Oeste, essas atividades de caráter multicâmpus objetivam "estabelecer diálogos e estratégias para maior visibilidade e reconhecimento social dos processos educativos desenvolvidos na Educação Profissional e Tecnológica do IFG", estando tal objetivo contemplado como ação do projeto do "Núcleo Panecástica: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Homem, o Trabalho e a Educação Profissional e Tecnológica", coordenado pelas professoras do Câmpus Anápolis Cláudia Helena Santos Araújo e Dayanna Pereira dos Santos.

O nome do grupo de estudos – Panecástica – remete à filosofia criada por Joseph Jacotot que se baseava no princípio de que “tudo está em tudo”, buscando propagar os princípios da emancipação intelectual, substituindo os princípios do autoritarismo e pedantismo pelos direitos da razão humana. O ideal da Panecástica era a formação do Homem completo, fugindo de um individualismo segmentário. Nessa linha de raciocínio, o grupo de pesquisas e os Seminários Panecástica giram em torno da gestão do trabalho pedagógico e dos processos educativos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), buscando compreendê-la e a sua relação com os diferentes níveis e modalidades de ensino.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis.

 

Fim do conteúdo da página