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Mestrado

Protagonismo juvenil é tema de evento organizado por mestranda do ProfEPT

A programação foi composta por uma palestra e uma mesa-redonda que foram transmitidas pelo canal do IFG Anápolis no YouTube

  • Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2023, 09h26
  • Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 10h21
Evento foi transmitido pelo canal do IFG Anápolis no YouTube e acompanhado por 165 estudantes de Uruaçu
Evento foi transmitido pelo canal do IFG Anápolis no YouTube e acompanhado por 165 estudantes de Uruaçu

Foi promovido nesta segunda-feira, 06/11, evento que compõe o produto educacional da dissertação que está sendo desenvolvida pela professora Marlene Correia Teles, que cursa o Mestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no polo do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis. Com o tema “Protagonismo Juvenil na Relação Juventude, Trabalho e Escola”, o evento incluiu a promoção de uma palestra e de uma mesa-redonda que foram transmitidas pelo canal do IFG Anápolis no YouTube (youtube.com/ifganapolis). As atividades contaram com o apoio institucional do Câmpus Anápolis, por meio da Coordenação de Comunicação Social, e do Câmpus Uruaçu. As atividades ficaram gravadas no canal e podem ser conferidas AQUI e AQUI.

 

Pela manhã, a partir de 10 horas, foi promovida a palestra intitulada “A atuação juvenil e a conquista da autonomia”, que foi ministrada pelo professor Josimar de Aparecido Vieira, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Câmpus Sertão. A mediação ficou por conta da professora Irani Camilo, do Câmpus Uruaçu. Esta atividade foi acompanhada por 165 estudantes do Centro de Ensino em Período Integral Polivalente Dr. Sebastião Gonçalves de Almeida (45 alunos), do Centro de Educação em Período Integral Dom Prada (42 alunos), da Escola Estadual de Ensino Especial Herbert José de Souza (11 alunos) e do Câmpus Uruaçu do IFG (67 alunos). Nestas unidades de ensino da cidade de Uruaçu, foram providenciados espaços físicos para que os discentes acompanhassem o evento ao vivo.

 

À noite, a partir de 19 horas, foi realizada a segunda atividade do evento. A mesa-redonda “Protagonismo Juvenil – Reflexões e Práticas para uma educação emancipatória” teve a participação das professoras Cláudia Helena dos Santos Araújo (IFG Anápolis) e Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro (IFG Goiânia). A mediação foi feita pelas professoras Irani Camilo e Marlene Correia Teles. O público-alvo das duas atividades foi formado por estudantes e educadores do ensino médio.

 

 

PROPOSTA DO EVENTO

 

A mestranda Marlene Correia Teles e a professora Irani Camilo estabeleceram parceria para a organização do evento. O vínculo para essa ação foi resultado direto das atividades de estágio realizadas pela mestranda enquanto bolsista do IFG por meio do Programa Institucional de Qualificação (PIQ-Aluno) sob a supervisão da professora Irani na disciplina Teoria da Educação ministrada no curso de Licenciatura em Química durante o primeiro semestre de 2023.

De acordo com a professora Marlene, o evento teve o objetivo de promover uma reflexão sobre a intencionalidade do discurso do protagonismo juvenil e de propor práticas pedagógicas potencializadoras para o desenvolvimento do jovem. “O diálogo com os estudantes trouxe a perspectiva de uma atuação juvenil participativa e consciente. Acredito que o objetivo foi alcançado, inclusive pelo quantitativo de pessoas que participaram de forma online e também de modo presencial. Considero que este evento é um legado. Por ficar gravado e disponível no canal do IFG Anápolis no YouTube, poderá alcançar um número maior de interessados em entender, discutir e promover uma educação emancipatória para esta juventude”, assinala a mestranda.

 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

 

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