Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Feira de Ciências e 16º Sict do IFG serão abertos no próximo dia 18
Início do conteúdo da página
Fecin + Sict

Feira de Ciências e 16º Sict do IFG serão abertos no próximo dia 18

Eventos buscam a popularização e a difusão científica. Feira terá participação de estudantes do ensino fundamental

  • Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 14h58
  • Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 11h45
Feira de Ciências e 16º Sict serão abertos dia 18, às 14 horas
Feira de Ciências e 16º Sict serão abertos dia 18, às 14 horas

Na próxima semana, o IFG vai realizar sua 1ª Feira Integrada de Ciências e o seu 16º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict). A abertura conjunta será realizada dia 18, às 14 horas, e, em seguida, será proferida a conferência “Venha conhecer a tecnociência solidária”, pelo professor Renato Peixoto Dagnino, da Unicamp, no Auditório Rensga, do Hub Goiás (Setor Universitário). Ambas poderão ser acompanhadas online, no canal da EaD no YouTube.

Com o tema “IFG+CIÊNCIA: Inovação e tecnologias na transformação e inclusão social”, a primeira Fecin será um evento de exposição de trabalhos científicos de estudantes do ensino fundamental e médio, com premiação aos que mais se destacarem. Foram selecionados para exposição 113 trabalhos, de 14 municípios diferentes. 

Os trabalhos inscritos foram desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio, de escolas goianas, públicas ou conveniadas. Diversos câmpus do IFG estarão representados na feira, assim como projetos de 26 escolas públicas das redes municipais ou estadual do educação.

“Tentamos deixar claro, desde o início da divulgação do evento, que queríamos estimular a pluralidade das ciências, que atuam conjuntamente para a nossa compreensão do mundo. Muitas feiras de ciências acabam focando em áreas das ciências naturais, enquanto a Fecin quer estimular todos os campos do conhecimento investigativo”, diz o professor Daniel Ordine, da Comissão Organizadora.

Segundo ele, a proposta da Fecin é integrar o estado de Goiás em um evento de popularização científica, no qual crianças e jovens possam explorar, através de métodos científicos, problemas pertinentes à sua realidade ou a temas de seu interesse. Pelo número de projetos selecionados, a Comissão Organizadora considera que esse objetivo foi alcançado com sucesso já na primeira edição.

Outras atividades

O Sict é um evento promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, para a divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos servidores e alunos do IFG. Realizado anualmente, ele conta com a participação dos pesquisadores de todos os câmpus da Instituição.

Durante o Sict e a Fecin também serão realizadas outras atividades. No dia 19, haverá atividades organizadas pelos laboratórios Maker do IFG, além de apresentações culturais.

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/IFG) estará como parceiro, por meio da 3ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca SIB/IFG, com o tema "Biblioteca e sustentabilidade: práticas para um mundo melhor". Durante a Fecin, o SIB/IFG terá como programação a Feira de Troca de Livros, Cantinho da Leitura, Árvore de Livros Colaborativa, Jogo de Xadrez Gigante e Workshop SIB/IFG.

A Feira de Troca de Livros tem com o objetivo de incentivar a leitura, possibilitar a renovação do acervo pessoal dos participantes da 3ª Semana Nacional do Livro e Biblioteca SIB/IFG, além de permitir a interação entre os participantes e criar uma rede de leitores adeptos à cultura de troca como forma de substituir títulos já lidos por novas histórias.

 

Confira a programação completa

Visite o site oficial da Fecin.

Visite o site oficial do Sict

Acompanhe o Instagram da Fecin.


Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.

 

Fim do conteúdo da página