Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campeões do Centro-Oeste já pensam na preparação para os jogos nacionais
Início do conteúdo da página
JIF 2023

Campeões do Centro-Oeste já pensam na preparação para os jogos nacionais

Etapa regional dos jogos encerrou-se na tarde desta sexta-feira. Disputa nacional será realizada em Fortaleza

  • Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2023, 14h28
  • Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2023, 18h50
Délico Machado foi o campeão de natação na prova dos 50 metros livres. Vítor César foi o segundo colocado e Daniel de Matos, o terceiro
Délico Machado foi o campeão de natação na prova dos 50 metros livres. Vítor César foi o segundo colocado e Daniel de Matos, o terceiro

Equipes de atletas dos institutos federais participantes da etapa Centro-Oeste dos jogos internos (JIF 2023) despediram-se de Goiânia na tarde desta sexta-feira, 6, após o encerramento da disputa. Foram cinco dias de empolgação e de esforços individuais e coletivos, para que os campeões fossem consagrados. Eles vão representar a região no JIF 2023, a ser realizado em Fortaleza (Ceará), no próximo período de 23 a 27.

O Instituto Federal de Goiás (IFG) foi o anfitrião da etapa Centro-Oeste do JIF 2023, que contou com a participação do Instituto Federal de Brasília (IFB), Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Instituto Federal do Mato Grosso Sul (IFMS) e do Instituto Federal Goiano (IFGoiano).

As competições de vôlei, vôlei de areia, futebol, basquete, futsal, tênis de mesa, handebol, atletismo, natação e xadrez foram realizadas no Sesi Multiparque Ferreira Pacheco, e as provas de atletismo foram disputadas na Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás.

Expectativas

Os campeões, tanto nas modalidades esportivas individuais quanto coletivas, comemoram as vitórias na etapa regional, mas têm um desafio maior pela frente: representar a região na disputa nacional, em condições de competitividade. Por isso, ainda durante as comemorações, já estavam preocupados com os treinamentos nas próximas duas semanas até os jogos de Fortaleza.

O time do IFG de basquete masculino, campeão da modalidade, por exemplo, vai aumentar o treinamento para poder chegar ao nacional com chances de vitória. O treinador, professor Jeferson Jorcelino Máximo, diz ser necessário um trabalho específico, porque o nível dos demais times deve ser alto. “Mas nossa equipe é disciplinada e por isso eu fico seguro. Vamos representar bem nossa Instituição e o Centro-Oeste”, afirmou.

Os atletas Júlio Cezar Brandão Amorim e Daniel Lacerda dos Santos concordam com o treinador sobre a necessidade de preparação para a disputa nacional, mas mantêm o otimismo. “Nossa vitória é gratificante, porque é fruto do trabalho que fizemos ao longo do ano. Sabemos que as equipes são boas, porque representam suas regiões. Vamos com os pés no chão, mas preparados”, disse Júlio. “Temos bom entrosamento dentro e fora do campo. A gente vai treinar mais até lá e sabemos que temos potencial”, completou Daniel.

Confiança

A mesma confiança do time de basquete do IFG foi expressa pela equipe de futsal feminina de Mato Grosso, que vai representar a região no JIF nacional. A atleta Maria Vitória dos Santos afirmou que elas lutaram bastante para serem as campeãs e a expectativa é vencer em Fortaleza. “Temos de planejar uma estratégia para isso”, afirmou. Parte desta estratégia é reforçar o time com duas atletas que não vieram a Goiânia, revelou o treinador, professor Edízio da Silva Moreira. “E vamos treinar bastante, porque eu acredito no time”, enfatizou.

Nas modalidades individuais as expectativas também são positivas. O atleta Délico Machado da Silva Neto, campeão de natação na prova dos 50 metros livres, estava bastante satisfeito com a classificação, principalmente por ser seu primeiro JIF, mas pensando na etapa seguinte. “São só duas semanas, mas é treinar para pegar pódio”, disse. Estudante do IFGoiano, ele teve na etapa regional o incentivo do pai, Délico Filho, que acompanhou as provas da modalidade.

Intensificar o treinamento também é a preocupação da atleta Juliana Almeida Santos, campeã de natação nas provas dos 50 e 100 metros nado peito. Estudante do IFB, Juliana afirma que as próximas duas semanas serão de treinamento diário. “Eu já estou muito feliz. É minha primeira participação nos jogos e me classificar para o nacional já é uma grande conquista”, disse.


Confira os resultados da etapa Centro-Oeste do JIF 2023.

Veja fotos na página do IFG no Facebook.


Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.

Fim do conteúdo da página