Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Segunda etapa do JIF Goiás 2023 termina no Câmpus Inhumas
Início do conteúdo da página
JIF 2023

Segunda etapa do JIF Goiás 2023 termina no Câmpus Inhumas

Necessidade de fomentar o espírito esportivo, o respeito e a união no esporte foram destacados no encerramento do evento

  • Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2023, 17h00
  • Última atualização em Segunda, 17 de Julho de 2023, 12h51
Atletas no encerramento do JIF Goiás 2023
Atletas no encerramento do JIF Goiás 2023

Com um lembrete importante sobre a necessidade de cultivar o espírito esportivo, o respeito, a convivência social e a união no esporte, foi encerrada na tarde desta quinta-feira, 29 de junho, a segunda etapa dos Jogos Internos do Instituto Federal de Goiás – JIF Goiás 2023. Durante três dias, o Câmpus Inhumas foi o anfitrião das disputas nas modalidades de atletismo, futsal, handebol e xadrez, que contou com mais de 350 atletas participantes de várias unidades do IFG.

Além das finais do futsal masculino e feminino e do handebol, no último dia dos Jogos foi realizada a solenidade de encerramento da competição. Participaram da cerimônia a reitora do IFG, Oneida Barcelos Irigon; o diretor executivo da Instituição, professor Tauã Carvalho Assis; a professora Elaine Alves de Faria Braga, que na ocasião representou o diretor-geral do Câmpus Inhumas; o coordenador-geral de Eventos da Reitoria do IFG, Kelio Junior; e o diretor de Ações Sociais da Pró-Reitoria de Extensão, Fernando Henrique Carneiro, que na ocasião representou a subcomissão disciplinar dos jogos. A solenidade também contou com uma apresentação cultural da banda “Jaguaras”, formada por estudantes do Câmpus Formosa.

 

Espírito esportivo e respeito

A reitora do IFG, professora Oneida Irigon, em sua fala, destacou a importância de fomentar o espírito esportivo, o respeito e a união no esporte. Como pontuou a gestora, “o espírito esportivo e a união são essenciais para o sucesso de qualquer evento esportivo”. Oneida falou também sobre o fato de os jogos possibilitarem e incentivarem a prática de exercícios físicos e, também, conseguirem incitar sentimentos de pertencimento, cooperação e trabalho em equipe, por meio da interação social e pontuou a necessidade de chamar atenção para essas questões nas práticas esportivas.

Professora Oneida e outros gestores participam da entrega de medalhas aos atletas no Câmpus Inhumas

 

A reitora, que participou da entrega de medalhas, durante a solenidade de encerramento aproveitou para parabenizar os estudantes que participaram da realização dos jogos: “durante esses dias, vimos talentos surgirem e se destacarem em diversas modalidades. Cada vitória conquistada e cada superação demonstrada são motivos de orgulho para todos nós. Parabéns a todos os atletas que deram o seu melhor em busca dos resultados”.

 

JIF depois de 3 anos

A importância de os jogos voltarem a acontecer depois de três anos foi pontuada no discurso da reitora Oneida, durante a solenidade de encerramento do JIF. De acordo com a gestora, “é com muita alegria que após 3 anos sem a realização dos Jogos, em razão da pandemia e também da ausência de recursos orçamentários, que retomamos os jogos, uma atividade formativa que vai muito além do embate esportivo, uma atividade que integra processo de ensino com a prática da convivência social”.

O coordenador-geral de Eventos do IFG, professor Kelio Junior, lembrando a volta do JIF presencial ressaltou: “nosso primeiro evento institucional em formato presencial depois da pandemia foi bastante tranquilo e contribuiu para a retomada dia laços e conexões existentes entre os câmpus, algo que muito fortalece a Instituição”.

 

Competições

Durante três dias, os atletas dos câmpus Águas Lindas, Anápolis, Aparecida, Itumbiara, Jataí, Inhumas, Luziânia, Goiânia, Goiânia Oeste, Senador Canedo, Uruaçu e Valparaíso participaram de diversos jogos nas modalidades de atletismo, futsal, handebol e xadrez. Em todas elas, com exceção do handebol, houve disputas nas categorias feminino e masculino. Para o handebol, apenas as equipes femininas dos câmpus Inhumas e Itumbiara se inscreveram. Nessa modalidade, a equipe do Câmpus Itumbiara se sagrou campeã, depois de uma melhor de três jogos contra a equipe de Inhumas.

Além dos jogos, nesta segunda etapa, assim como ocorreu na primeira, foram realizadas oficinas destinadas aos atletas. No último dia de competição, foram realizadas oficinas de práticas corporais: dança contemporânea; introdução à ioga; capoeira regional; e freesbe.

Como destacou o professor Kelio Junior, “foi bastante exitosa a realização do JIF 2023, ocorrida no Câmpus Inhumas. Em decorrência das modalidades, houve um número maior de alunos inscritos na segunda etapa e, em todas, o fluxo dos jogos correu de modo muito tranquilo, cumprindo as expectativas do evento. Além dos jogos, as oficinas de práticas corporais e a apresentação artística do Câmpus Formosa trouxeram momentos de interação muito elogiados pelos estudantes”.

No atletismo, foram realizadas competições de corridas, saltos em distância e em altura, arremesso de peso e lançamento de dardo e de disco. Em todas elas, com representação de atletas femininas e masculinos. As corridas a serem disputadas serão: 100 m, 200 m, 400 m, 800 m, 1500 (somente feminino) e 3000 (somente masculino), além da prova de revezamento 4 X 100 m.

Clique aqui e confira a tabela com os resultados de todos os jogos.

 

 

JIF Goiás 2023

Na primeira etapa do JIF 2023, que foi realizada nos dias 30, 31 de maio e 1º de junho, nos câmpus Aparecida e Goiânia, foram disputadas as modalidades de vôlei, vôlei de areia, basquete e tênis de mesa. Durante a primeira etapa, ocorreu a solenidade de abertura dos jogos e, em Inhumas, foi realizada a de encerramento.

Confira as outras matérias sobre a edição completa do JIF Goiás 2023:

 

 Confira fotos do JIF no Facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.651373713695749&type=3 

 

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria

Fim do conteúdo da página