Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Melhor equipe novata da 28ª Competição Baja SAE Brasil é formada por estudantes do Câmpus Goiânia
Início do conteúdo da página
COMPETIÇÃO

Melhor equipe novata da 28ª Competição Baja SAE Brasil é formada por estudantes do Câmpus Goiânia

Eles receberam destaque no evento nacional com o projeto do carro off-road chamado Guará

  • Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 16h12
  • Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 15h37
Discentes da equipe Goyá Baja e o veículo construído por eles, o Guará
Discentes da equipe Goyá Baja e o veículo construído por eles, o Guará

Estudantes das Engenharias Mecânica, de Controle e Automação e Elétrica do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) receberam prêmio de melhor equipe novata na etapa nacional da 28ª Competição Baja SAE Brasil. O evento foi realizado entre os dias 1º a 5 de março, em São José dos Campos, em São Paulo. O objetivo do desafio proposto é que os alunos apliquem seus conhecimentos na área de Engenharia para a construção de um carro off-road. A equipe do Câmpus Goiânia concorreu com o veículo Guará.

Alex Alves, discente de Engenharia Mecânica e líder da equipe, explicou que o carro foi pensado pelo time, formado por 21 estudantes, que pensou em todos os detalhes do veículo. “Algumas características específicas dele são de ter um sistema de transmissão com engrenagens por caixa de redução; possui um sistema de reversão, no caso, a ré. Então, o veículo tanto anda para a frente quanto para trás. Outros itens são o peso do veículo em relação ao primeiro, construído pela equipe no ano de 2018, que tem uma redução de 50 quilos no seu peso total e seu peso bruto. [...] Possui a suspensão independente nas quatro rodas o que melhora o seu desempenho em terrenos acidentados, melhorando o conforto do piloto”, detalha.

Na competição Baja SAE Brasil, cada projeto é avaliado por uma comissão formada por engenheiros ligados a várias empresas do ramo automobilístico e aéreo. Para Alex, essa avaliação representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido em equipe, além da oportunidade de aprimorar ainda mais o projeto que os estudantes elaboram desde seu planejamento até sua montagem do veículo em si. “Lá é quando você tem o feedback final de tudo o que você construiu na universidade (no caso, o projeto do carro). Tudo aquilo que você fez: projeto estrutural, projeto de transmissão, tudo isso vai ser levado a juízes, que são engenheiros e eles vão dar o feedback para você, para toda a equipe, do que você construiu. Os pontos fortes, fracos, onde deixou a desejar. Ter uma resposta sobre seu projeto, onde você pode melhorar. Então, para mim, foi uma experiência muito boa mesmo”, comenta.

 


Guará é mais leve, possui suspensão nas quatro rodas e oferece mais conforto ao dirigir

 

O evento é realizado anualmente pela SAE Brasil, associação que desenvolve atividades com foco na atualização tecnológica da indústria, focada em tendências da mobilidade brasileira e internacional. Além do conhecimento na área das Engenharias, a competição estimula o trabalho em grupo pelos estudantes de graduação. De acordo com Alex Alves, esse foi um dos principais aprendizados obtidos. “[...] Cada equipe possui um sistema de hierarquia. Então existem cargos e existem funções como se fosse uma empresa realmente que trabalhasse no mercado de trabalho. A diferença é que a nossa equipe não tem fins lucrativos e mais um fim competitivo mesmo. [...] Você precisa muitas vezes aprender a liderar uma equipe para poder iniciar a fabricação de uma determinada peça e equipamento. Então, para alguns alunos, participar da equipe também é um processo de liderança, a pessoa começar a ter a iniciativa de liderar uma equipe, de trabalhar em conjunto com outras pessoas. Então, de modo geral, é uma experiência que prepara o aluno realmente para o mercado de trabalho”, acrescenta Alex.

Por fim, a competição incentiva os alunos a colocarem o conhecimento aprendido dentro de sala de aula e nos laboratórios dos cursos em prática. “É aprender e ter a experiência de como são as coisas na realidade, em uma situação real. Então, poder aplicar o conhecimento sem ser uma forma teórica, você levar um projeto, conceber um projeto do zero, levá-lo a para a fabricação começar a construí-lo ou fabricá-lo”, resume o estudante.

Além de Alex, compõem a equipe Goyá Baja do Câmpus Goiânia os alunos de Engenharia Mecânica, Igor Coury Silva, Vitor Hugo Luiz de Sousa, Mauro Cesar da Silva, Iranildes Sousa da Silva, Laura Conceição Carvalho de Souza, Derick Soares Pereira, Matheus Luiz Barbosa Gouvea, Pedro Henrique Palmanhani Cadinelli, Letícia Barbosa Sampaio, Guscato de Souza Vaz, Guilherme Marques de Oliveira, Thiago Reckziegel Finkler, Caio Barcelos Ribeiro, Augusto Felipe Moreira de Oliveira, Sâmara Costa Matos, Pedro Justo Bezerra Bastos, Lucas Pazotto de Lima Paz, João Cláudio dos Santos Filho, Rafael de Oliveira Santos Rodrigues, da Engenharia de Controle e Automação, e Karla Quirino Ribeiro, da Engenharia Elétrica.


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página