Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Comunidade acadêmica pode participar de concurso fotográfico sobre Batismo Cultural de Goiânia até 19 de junho
Início do conteúdo da página
CÂMPUS GOIÂNIA 80 ANOS

Comunidade acadêmica pode participar de concurso fotográfico sobre Batismo Cultural de Goiânia até 19 de junho

Ação é uma das atividades comemorativas aos 80 anos da inauguração do Câmpus Goiânia e tem como foco monumentos e edifícios inaugurados em 1942, durante o Batismo Cultural

  • Publicado: Terça, 31 de Maio de 2022, 09h24
  • Última atualização em Quarta, 01 de Junho de 2022, 17h54
Fotos devem ser postadas no instagram com as hashtags #concursobatismocultural , #goianiapulsa e #Ifggyn80anos
Fotos devem ser postadas no instagram com as hashtags #concursobatismocultural , #goianiapulsa e #Ifggyn80anos

Estudantes, egressos, servidores, aposentados e pessoas da comunidade externa do Instituto Federal de Goiás (IFG) podem participar do concurso fotográfico Batismo Cultural, realizado pela Prefeitura de Goiânia e Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) em parceria com o Câmpus Goiânia do IFG. Para participar, os interessados deverão postar em seus perfis no Instagram fotos de monumentos históricos inaugurados em 1942, ano do Batismo Cultural da capital e da inauguração do Câmpus Goiânia. As imagens devem ser publicadas entre os dias 27 de maio e 19 de junho com as hashtags #concursobatismocultural, #goianiapulsa e #ifggyn80anos. É preciso também ter perfil aberto seguir no instagram as contas @goianiapulsa@agetul_ e @ifggoiania .

O concurso tem como tema “Art Déco, História, Cultura e Turismo na Região Central de Goiânia” e é uma das ações em comemoração aos 80 anos do Batismo Cultural da cidade e da inauguração do Câmpus Goiânia, que ocorreu em 5 de julho de 1942.

As imagens precisam ser inéditas, ou seja, não ter sido postadas anteriormente e deverão contemplar monumentos e edifícios históricos em Art Déco como o Pórtico, Teatro e Blocos 100 e 200 do Câmpus Goiânia; o Grande Hotel, Estação Rodoviária, Mercado Popular, Teatro Goiânia, o Relógio da Avenida Goiás, edifícios da Rua do Lazer ou que fazem parte do traçado original da capital, como o conjunto arquitetônico da Praça Cívica e o Museu Pedro Ludovico Teixeira.

Cada participante poderá concorrer com, no máximo, três fotografias. As imagens poderão ser publicadas juntas e os participantes devem informar na legenda a categoria em que cada fotografia será submetida: Comunidade IFG (estudantes, egressos, servidores ativos e aposentados) ou comunidade em geral.

O concurso é realizado por meio do perfil da Diretoria de Turismo da Agetul, @goianiapulsa , e uma comissão formada por servidores da Agência e do Câmpus Goiânia realizará uma seleção inicial de 18 fotografias, sendo 9 de cada categoria. As aprovadas serão colocadas em votação popular, por meio do perfil @goianiapulsa, no dia 22 de junho. As seis fotos mais votadas, três de cada categoria, serão as vencedoras.

A votação ocorrerá entre os dias 22 e 29 de junho. O resultado final e a premiação ocorrerão no dia 3 de julho, durante evento que consistirá em um passeio pelos pontos Art Déco de Goiânia, tendo o câmpus como ponto de partida e chegada. A premiação será a seguinte: 1º lugar, uma diária para casal com café da manhã no Hotel Plaza Inn Executive; o 2º lugar, um jantar para casal na Churrascaria Favo de Mel; 3º colocado, um café da manhã ou lanche no Tia Nair Café, além de certificações.

Para mais informações, acesse o regulamento do concurso no perfil @goianiapulsa.

 

Patrimônio Art Déco

Em 5 de julho de 1942, a Escola de Aprendizes Artífices – que foi instaurada na então capital do Estado, Vila Boa, atualmente Cidade de Goiás – teve sua transferência concretizada para Goiânia durante as festividades do Batismo Cultural da nova capital de Goiás. Neste momento a Instituição passou a ser chamada Escola Técnica de Goiânia, que depois passaria a ser denominada como Escola Técnica de Federal de Goiás (ETFG, em 1965); Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet-GO, em 1999) e, em 2008, Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás.

Nessa data, o Câmpus Goiânia abrigou parte das atividades que fizeram parte da programação do Batismo Cultural da capital. A entrada para a exposição que ocorreu nas dependências da Instituição foi pelo Pórtico, que junto com os blocos 100 e 200 e do Teatro do IFG, contam com traços da arquitetura Art Déco. Por isso, essas edificações são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) como um bem isolado e edifício público que compõe o acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco da capital.

Confira mais sobre a história do Câmpus Goiânia.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.

Fim do conteúdo da página