Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > E-book traz experiências e reflexões de professores e pesquisadores da Educação de Jovens e Adultos -
Início do conteúdo da página
EJA

E-book traz experiências e reflexões de professores e pesquisadores da Educação de Jovens e Adultos -

A obra, organizada pelo professor Kelio Junior Santana Borges, apresenta, entre os artigos publicados, experiências de ensino e de inclusão no IFG, nos câmpus Aparecida de Goiânia e Formosa

  • Publicado: Quinta, 03 de Fevereiro de 2022, 14h09
  • Última atualização em Quinta, 03 de Fevereiro de 2022, 15h32
imagem sem descrição.

Perspectivas teóricas, práticas e experiências de professores e pesquisadores da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) compõem artigos reunidos no e-book “Sobre a Educação de Jovens e Adultos: teorias, práticas e vivências”, lançado em janeiro deste ano. A obra é organizada pelo professor Kelio Junior Santana Borges, que é coordenador do curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário (EJA) no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. O e-book tem artigos de docentes e pesquisadores de diferentes instituições sendo dois trabalhos do IFG, relatando experiências realizadas nos câmpus Aparecida de Goiânia e Formosa.

Ensino de Literatura, inclusão de surdos, inclusão de idosos, formação docente, história e reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos são assuntos tratados pelos autores dos artigos que integram o e-book. Para o professor Kelio Borges, dar continuidade à pesquisa e dar visibilidade a realidades sociais “muitas vezes, invisíveis ou propositalmente silenciadas” é uma forma de resistir ao que ele denomina de “movimento de desmonte das conquistas já adquiridas”.

 

Ações, reflexões e desafios

Kelio é autor do artigo “Entre textos e tessituras: a literatura em sala de aula no curso de Modelagem do Vestuário na modalidade EJA", em que ele descreve a experiência de trabalhar com textos da escritora Marina Colasanti para o ensino de Literatura a estudantes da EJA. O professor conta que, baseado na concepção de “leitura de mundo” proposta por Paulo Freire, buscou estabelecer um elo entre o imaginário cultural presente nos textos literários e as vivências das alunas, que são majoritariamente trabalhadoras no ramo do vestuário.

A vivência com estudantes surdos no Câmpus Formosa está presente no artigo “Desafios da inclusão de surdos na EJA: relato de uma experiência no IFG de Formosa”, escrito pelo tradutor e intérprete de Libras Lucas Nogueira Xavier e pela professora Karime Chaibue. A acessibilidade linguística em um panorama da EJA no IFG tem uma reflexão ampliada aos desafios do Ensino Remoto Emergencial (ERE), a partir da experiência de trabalho naquele câmpus.

São também autores de artigos do e-book, os professores e pesquisadores Adriana Regina Sanceverino, Dulcimar Baldissera, Ivania Nogaro e Rosane Cardoso Garcia (“A Educação de jovens e Adultos: acolher, conhecer e reconhecer”), Arivaldo Ferreira de Souza e Rosimeire Aparecida Soares Borges (“Políticas de formação inicial docente e a inclusão de idosos na EJA e no Ensino Superior”) e Édine Berto e Adriana Regina Sanceverino (“Educação de pessoas jovens, adultas e idosas na ditadura militar brasileira”).  O organizador do e-book destaca que o atravessamento da temática EJA por “diferentes e inumeráveis desafios” justifica a importância de dar a ela visibilidade e o constante exercício da revisão de teorias e práticas.

 

Reconhecimento

O professor Kelio Junior Santana Borges explica que, ao assumir a coordenação do curso de Modelagem do Vestuário na modalidade EJA, viu-se diante do desenvolvimento de trabalhos e projetos que considerou “extremamente interessantes”. Assim, conta ter assumido o compromisso de criar contextos em que tais ações pudessem ser publicizadas, como forma de reconhecer tanto o trabalho intenso e sério de docentes, quanto reconhecer a dedicação de estudantes. “Vale dizer que a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino em que as fontes de pesquisa são inesgotáveis, é um campo que requer reflexões acerca de metodologias que possam contribuir, cada vez mais, para a formação desses sujeitos que estão, em nossa instituição, em busca de uma formação diferenciada”, declara.

 

Clique na imagem abaixo para acessar o e-book

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página