Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Conexão de internet via RNP é instalada no Câmpus Cidade de Goiás
Início do conteúdo da página
Tecnologia da Informação

Conexão de internet via RNP é instalada no Câmpus Cidade de Goiás

IFG está 100% conectado pela RNP, com internet desta Rede, em todos os seus câmpus e na Reitoria

  • Publicado: Quarta, 29 de Setembro de 2021, 07h17
  • Última atualização em Quarta, 10 de Novembro de 2021, 12h22
Rede RNP chega a mais um câmpus do IFG
Rede RNP chega a mais um câmpus do IFG

O Instituto Federal de Goiás (IFG) passa a contar a partir de agora com cobertura 100% de internet da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) em todos os seus câmpus e na Reitoria. A última unidade, o Câmpus Cidade de Goiás, que ainda não possuía a tecnologia passa a contar a partir de agora com o link de internet da RNP, na velocidade de 100Mbps.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação, Douglas Rolins, “O Câmpus Cidade de Goiás era o único Câmpus que ainda não possuía conexão pela RNP. A partir de agora, todos os 14 câmpus e Reitoria estão conectados à rede acadêmica da RNP. A expectativa é oferecer maior velocidade e estabilidade na rede e consequentemente aos serviços de TI utilizados pela comunidade acadêmica no Câmpus".

Sobre a importância dessa conquista para a Instituição e a importância da RNP, a Douglas destaca que “foi a pioneira em trazer a internet ao Brasil e é a mantenedora da Rede Ipê, que é a Rede Acadêmica brasileira. Esta rede oferece acesso à internet de qualidade às instituições de ensino e pesquisa (universidade, institutos, hospitais universitários, polos tecnológicos, dentre outras instituições) e suporta transmissão de grandes volumes de dados, para projetos científicos e desenvolvimento de novas tecnologias. Uma unidade do IFG conectada na RNP significa que fará parte dessa grande rede acadêmica, que além do acesso à internet de alta qualidade, se conecta diretamente a centenas de outras instituições de ensino e pesquisa possibilitando o desenvolvimento de pesquisas em conjunto”, destaca.

A conexão da RNP chegou ao IFG na década de 1990, nos Câmpus Goiânia e Jataí, segundo o diretor. Com o crescimento da rede, foi avançando nos demais câmpus da Instituição. Após esses dois câmpus, desde o início da criação das demais unidades, foram iniciadas as ações para se conectar na rede da RNP. “As primeiras conexões dos câmpus (exceto Goiânia e Jataí que começaram com velocidades mais baixas ainda) tinham velocidade de 2 Mbps e foram sendo ampliadas à medida que a rede da RNP também era ampliada. Atualmente, todos os câmpus do IFG e Reitoria possuem conexão dedicada de 100 Mbps, exceto o Câmpus Goiânia, que possui conexão a 1Gbps por meio da Metrogyn (https://metrogyn.ufg.br/p/18737-historia)”, conta Douglas.

A demora para conectar o Câmpus Cidades de Goiás, segundo o diretor, ocorreu devido à falta de infraestrutura para redes de alto desempenho na região. “Portanto, a RNP é uma indutora para ampliação da rede no interior do país, pois a partir do momento que leva a rede de alta velocidade para o câmpus do interior, faz com que as empresas/operadoras que prestam o serviço a RNP, possam ampliar a capacidade de suas redes e melhorar o atendimento e velocidade da internet no município”, finaliza.

No momento, está em andamento pela RNP a ampliação da conectividade da Reitoria de 100Mbps para 1Gbps, e também ações do IFG para para conectar o Centro de Referência em Pesquisa e Inovação (CiteLab) na rede. Para isso precisa de autorização do Ministério da Educação, pois o IFG é um cliente primário da RNP através do programa interministerial que mantém a organização Rede. “Desta forma, os recursos são repassados diretamente do MEC para a RNP e a RNP deve cumprir as metas estabelecidas no programa.

Além da conectividade, a RNP também oferece diversos outros serviços para as instituições que integram essa rede, como a Federação Cafe, Eduroam, Conferencia WEB, ICPEdu, dentre outros.

Reitoria 

A Diretoria de Tecnologia da Informação comunica mais uma novidade. Hoje, também foi efetivado o upgrade no link da reitoria, de 100Mb para 1Gb, que já está disponível.

Acesse mais informações sobre os serviços: https://www.rnp.br/servicos

Veja mais informações: https://www.rnp.br/sobre/governanca/programa-interministerial 

Mais sobre a RNP: https://www.rnp.br/sobre

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria

Fim do conteúdo da página