Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Moodle para cursos presenciais apresenta novas funcionalidades
Início do conteúdo da página
Plataforma

Moodle para cursos presenciais apresenta novas funcionalidades

Novo layout, acesso direto ao portal IFG, novo sistema de mensagens entre usuários são algumas das novidades da atualização do sistema

  • Publicado: Quarta, 03 de Maio de 2017, 18h18
  • Última atualização em Sexta, 09 de Junho de 2017, 14h45
imagem sem descrição.

 

Com a nova atualização que o sistema Moodle presencial, do Instituto Federal de Goiás (IFG), recebeu, além do novo layout, agora também é possível encontrar com facilidade tutoriais que ajudarão o usuário a utilizar a plataforma, instruções para o primeiro acesso e links para o portal IFG e para o Sistema Acadêmico. Outra novidade é o sistema de notificação e mensagem, que agilizam a comunicação entre os usuários.

Segundo a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), responsável pela atualização, a alteração do layout foi pensada para melhorar a experiência no uso do ambiente e é fruto de um projeto idealizado conjuntamente pelas equipes da DTI e da Diretoria de Educação a Distância do IFG. A equipe ressalta que essa nova versão do Moodle não altera as formas de acesso e navegação na plataforma.

No ambiente Moodle, tanto os estuantes quanto os professores são usurários do sistema e por isso não é preciso fazer cadastro prévio. Para o primeiro acesso, é preciso usar o usuário e a senha do IFG-ID. Para cadastro de e-mail, quando solicitado, é preciso ter o e-mail institucional. Já para que o aluno cadastre-se em um disciplina, é necessário que ele utilize o código de acesso fornecido pelo professor.

Para o professor cadastrar uma disciplina, por exemplo, é preciso que ele registre um chamado no sistema suporte.ifg.edu.br, solicitando a inclusão e informando o seu câmpus, o departamento, nome do curso e da disciplina requerida. Após o recebimento da confirmação de inclusão, ele deve acessar o ambiente e ir para sua disciplina. Em caso de dúvidas quanto ao uso da plataforma, as informações estão disponíveis na seção Tutoriais Moodle, na página inicial.

A plataforma

O Moodle é um software livre de apoio à aprendizagem, adaptado e utilizado com sucesso por muitas instituições de ensino e centros de formação no mundo todo, tanto em cursos totalmente virtuais, quanto como ferramenta educacional nos cursos presenciais.

A plataforma facilita a produção e distribuição de conteúdos, permite produzir cursos e páginas de apoio às disciplinas, além de melhorar a comunicação e a motivação de alunos e professores.

“Tudo isso com o objetivo de estimular o uso das tecnologias digitais na educação, para inovar o processo de ensino e aprendizagem. É uma plataforma intuitiva e fácil de usar! Acesse, conheça e utilize”, finaliza o diretor de Tecnologia da Informação, Douglas Rolins.

 

Acesse a plataforma por meio do link: http://moodle2.ifg.edu.br.

Veja as orientações do Moodle após a atualização.

Diretoria de Comunicação Social.

Fim do conteúdo da página