Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG abre inscrições para mestrado acadêmico em Educação
Início do conteúdo da página
Pós-graduação

IFG abre inscrições para mestrado acadêmico em Educação

Curso será ofertado no Câmpus Goiânia, com 15 vagas em duas linhas de pesquisa distintas

  • Criado: Sexta, 27 de Agosto de 2021, 13h12
  • Última atualização em Quarta, 29 de Setembro de 2021, 07h18
É o primeiro mestrado acadêmico do Instituto Federal de Goiás (IFG), que se soma aos mestrados profissionais já em funcionamento
É o primeiro mestrado acadêmico do Instituto Federal de Goiás (IFG), que se soma aos mestrados profissionais já em funcionamento

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) abriu, nesta sexta-feira, 27, as inscrições para a seleção de candidatos para o Mestrado Acadêmico em Educação, a ser ofertado no Câmpus Goiânia, a partir de 2022. As inscrições devem ser feitas, até 20 de setembro, exclusivamente on-line no seguinte endereço eletrônico: http://www.ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/pos-graduacao. É o primeiro mestrado acadêmico do Instituto Federal de Goiás (IFG), que se soma aos mestrados profissionais já em funcionamento. 

Podem se inscrever candidatos portadores de diploma de curso de graduação nacional e estrangeiro, oficialmente reconhecido, ou que concluirão o curso até a data das matrículas, previstas para janeiro de 2022.  Já na inscrição, o candidato deverá optar por uma das duas linhas de pesquisa do mestrado: Trabalho, políticas e formação de professores ou Teorias educacionais e práticas pedagógicas.

Para a inscrição, o candidato deve preencher formulário específico, diretamente no endereço eletrônico: http://www.ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/pos-graduacao. Também deve encaminhar seu pré-projeto de pesquisa e os documentos exigidos no edital, incluindo currículo cadastrado na Plataforma Lattes, em formato PDF. 

 

Seleção

Para a primeira turma do mestrado acadêmico em Educação do IFG, estão ofertadas 15 vagas, sendo quatro delas para candidatos pretos ou pardos ou portadores de deficiência. 

A seleção será feita em cinco etapas: análise da documentação e homologação das inscrições; avaliação do pré-projeto de pesquisa; entrevista (apenas para candidatos às vagas destinadas à população preta e parda); prova de arguição oral sobre o pré-projeto de pesquisa; e avaliação do Currículo Lattes.

A pontuação final de cada candidato será obtida a partir de suas pontuações nas etapas de avaliação do pré-projeto de pesquisa, da prova de arguição oral sobre o pré-projeto de pesquisa e da avaliação do currículo. A nota máxima será de 10 pontos, sendo que o candidato que obtiver pontuação final inferior a sete será eliminado.

O candidato também deverá comprovar suficiência em uma língua estrangeira, por meio de prova, a ser realizada em data e local a serem definidos, ou mediante a apresentação de comprovantes de suficiência informados em instruções normativas do Programa.

O processo de seleção dos candidatos da primeira turma do Mestrado Acadêmico em Educação vai se encerrar em dezembro e as aulas devem se iniciar em março. O curso será realizado na modalidade presencial, mas enquanto durar o período de suspensão de atividades presenciais no IFG, em decorrência da pandemia da Covid-19, as aulas ocorrerão de forma remota. O prazo de duração do mestrado será de 24 meses, contados a partir da data da matrícula até a defesa da dissertação.

 

Confira o edital da seleção.

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página