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EJA

Edição da Incomum Revista apresenta trabalhos do curso Técnico em Modelagem do Vestuário – EJA

O Projeto Integrador “Trabalho, Cultura e Tecnologias” é abordado em artigos de professores e imagens de alunos concluintes e de vestimentas produzidas por eles no último semestre do curso

  • Criado: Sexta, 27 de Agosto de 2021, 09h10
  • Última atualização em Terça, 21 de Setembro de 2021, 09h45
Capa da Incomum Revista (arte de Mônica Morgana) e ilustrações de David Augusto Lustoza Rocha
Capa da Incomum Revista (arte de Mônica Morgana) e ilustrações de David Augusto Lustoza Rocha

Um registro para a memória e para a história de pessoas, de uma modalidade de ensino, de uma instituição e de um momento atípico para todos. Assim compõe-se a mais recente edição da Incomum Revista, lançada neste mês de agosto, que traz o processo de trabalhos realizados por professores e pelos alunos que concluíram no semestre passado, referente ao período 2020/2, o curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia. Com artigos escritos por docentes do curso e imagens dos alunos e de suas produções artístico-laborais, a edição v.2 n.2 (2021) aborda especificamente o Projeto Integrador VI, que teve o tema “Trabalho, Cultura e Tecnologias”.

Componente curricular com a característica de integrar diferentes disciplinas e, ainda, teoria e prática, promovendo a reflexão crítica e contextualizando diferentes ações com o mundo do trabalho, os projetos integradores do curso Técnico em Modelagem do Vestuário sempre promovem a apresentação, pelos alunos, de peças do vestuário ou outro trabalho produzido por eles ao longo do semestre. O encerramento do curso é tradicionalmente marcado por um desfile de moda, o que não foi possível para os concluintes de 2020 em função do isolamento físico imposto pela pandemia de Covid-19. O coordenador do curso, professor Kelio Junior Santana Borges, conta que encontrou na Incomum Revista uma forma de dar visibilidade à produção dos alunos concluintes e de homenageá-los, além de também reconhecer e prestigiar o trabalho dos docentes.

Kelio diz estar orgulhoso da publicação e relata que o processo que fez da revista a vitrine que buscava aos formandos e ao curso de Modelagem do Vestuário foi se constituindo aos poucos. “Quando surgiu a possibilidade de lançarmos como um dos volumes da Incomum Revista, precisamos dar ares mais acadêmicos para os trabalhos, foi preciso trabalhar aspectos mais formais e teóricos. Além disso, para não fugir ao escopo da revista, era necessária uma perspectiva artística, o que foi explorado por meio das imagens e ilustrações que acompanham os textos. Estamos orgulhosos do projeto. Essa foi nossa primeira publicação do Curso de Modelagem do Vestuário, mas virão outras”, relata o professor. Ele acrescenta que, por finalizar a trajetória dos alunos que se formaram, a revista é uma espécie de comemoração. São organizadores da edição v.2 n.2 (2021) da Incomum Revista, os professores Kelio Junior Santana Borges, Yane Ondina de Almeida, Gláucia Rosalina Machado Vieira e Elisângela Tavares da Silva.

 

Envolvimento teórico e prático

Os formandos, agora técnicos profissionais, Ana Isabel Mita de Oliveira, Eliana Gomes Silva, Fábio Campelo da Silva, Higor Oliveira da Silva, Liliani Maria de Oliveira, Luzia da Silva Soares, Regina Rodrigues Pereira, Roseane Silva do Nascimento e Tayla Vanilla de Castro Alves estudaram, planejaram e confeccionaram jalecos com design exclusivo para cada profissional da área da saúde: médico, veterinário, nutricionista, etc. A sugestão por essa vestimenta para o Projeto Integrador VI foi da professora Yane Ondina de Almeida, contextualizando-o com o momento de emergência de saúde pública em âmbito mundial.

A professora Gláucia Rosalina Machado Vieira explica que os projetos integradores no curso de Modelagem do Vestuário trabalham temas e problemas reais vivenciados pela comunidade, com os quais os discentes se envolvem tanto na pesquisa teórica como na produção das peças. “É importante salientar que mesmo o jaleco sendo um item de biossegurança obrigatório em algumas áreas, no contexto de pandemia da covid-19, o jaleco ganhou ainda mais relevância, pois trata-se de uma peça fundamental para a proteção individual”, destacou Gláucia.

“Tudo o que está acontecendo na minha vida hoje eu devo a ter dado esse passo de ter entrado no Instituto e ter recebido o apoio necessário, como eu digo, pessoas que me incentivaram. Hoje estou fazendo faculdade”.

(Fábio Campelo da Silva, aluno da turma representada na Incomum Revista, hoje técnico profissional em Modelagem do Vestuário e estudante universitário)

Profissional da área da saúde e coautora de artigo que aborda o uso funcional do jaleco, a professora Joana Cristina Neves de Menezes Faria considera que a escolha da vestimenta para o Projeto Integrador VI da turma reforça a sensibilidade sobre o trabalho de pessoas que muitas vezes colocam suas próprias vidas em risco para ajudar o próximo. Ela aplaude a Coordenação do curso de Modelagem do Vestuário por ter levado o projeto integrador para a Incomum Revista, com o trabalho de professores e alunos, por possibilitar que outras pessoas e instituições conheçam e venham a trabalhar com disciplinas de forma integrada.

A publicação apresenta os seguintes artigos e autores: Reflexões acerca da complexidade da EJA e de seus sujeitos (Maria Carolina Terra Heberlein), Reflexões cotidianas: o ensino da modelagem e a integração com a matemática (Carla Costa, Flávia de Almeida Pinheiro, Marcelo Francisco Andrade e Poliana Queiroz Borges), Uso funcional do jaleco e elementos de distinção social (Bruna Brogin, Joana Cristina Neves de Menezes Faria, Danyllo di Giorgio Martins da Mota e Kelio Junior Santana Borges) e A consolidação do currículo integrado por meio dos denominados projetos integradores: um relato de experiência no curso técnico em modelagem do vestuário na modalidade EJA (Elisangela Tavares da Silva, Glaucia Rosalina Machado Vieira, Yane Ondina de Almeida). O Editorial, (re)modelando vivências, métodos e formas, é assinado pelos professores Kelio Junior Santana Borges e Eder David de F. Melo.

 

Homenagem aos alunos e ao curso

O aluno Fábio Campelo da Silva, agora técnico em Modelagem do Vestuário, considera que a edição v.2 n.2 (2021) da Incomum Revista representa muito para os alunos. “Eu considero como uma homenagem aos alunos e ao curso de Modelagem”, diz Fábio, que acha importante mostrar a mais pessoas o trabalho que é feito pelo Instituto Federal de Goiás no Câmpus Aparecida de Goiânia. “De um projeto como esse projeto aí do jaleco saíram coisas maravilhosas, produtos lindos. E para o curso representa muito”, completa.

Fábio relata que o encerramento do curso no formato remoto foi um grande desafio enfrentado e vencido pela turma. Agora com 42 anos, ele está na faculdade, fazendo o curso de Gestão Comercial. Fábio destaca que não teve a oportunidade de estudar quando jovem e que agora “agarra” as oportunidades que tem, demonstrando seu reconhecimento ao curso EJA feito no IFG: “Tudo o que está acontecendo na minha vida hoje eu devo a ter dado esse passo de ter entrado no Instituto e ter recebido o apoio necessário, como eu digo, pessoas que me incentivaram. Hoje estou fazendo faculdade”.

 

A Incomum Revista

A Incomum Revista é um periódico da área de Artes e afins do Instituto Federal de Goiás, sob a gestão do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação, Profissionalização e Comunidades. A publicação é de fluxo contínuo e recebe trabalhos originais no formato de artigos, ensaios visuais, escritas performáticas, resenhas, relatos de experiência/pesquisa, dentre outros. A Revista apresenta discussões voltadas à área de Artes, a seu ensino e à profissionalização no âmbito da educação formal e não-formal.

 

Acesse a Incomum Revista:

 

V. 2, n. 2 (2021) - (RE)MODELANDO VIVÊNCIAS, MÉTODOS E FORMAS: sobre trabalho, cultura e tecnologias

 

Edições anteriores

 

*Imagens: Incomum Revista

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

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