Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Roda de Conversa sobre novos rumos e desafios da Educação Bilíngue marca abertura do Setembro Azul
Início do conteúdo da página
Setembro Azul

Roda de Conversa sobre novos rumos e desafios da Educação Bilíngue marca abertura do Setembro Azul

O evento está com inscrições abertas e será realizado no dia 1º de setembro, numa parceria do IFG Aparecida de Goiânia e a Associação Nacional dos Educadores Inclusivos

  • Publicado: Terça, 24 de Agosto de 2021, 10h42
  • Última atualização em Quarta, 01 de Setembro de 2021, 15h43
imagem sem descrição.

O Núcleo de Estudos em Educação e Linguagem (NEEI) do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia e a Associação Nacional dos Educadores Inclusivos – ANEI Brasil realizam no dia 1º de setembro a Roda de Conversa "Educação Bilíngue: novos rumos, novos desafios". O evento marca a abertura do Setembro Azul, mês da visibilidade da Comunidade Surda no Brasil, e celebra a aprovação da lei 14.191/2021, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB) e define a educação bilíngue Libras-Português como uma modalidade de ensino independente, tendo a Libras como primeira língua.

As perspectivas para a educação bilíngue no país serão debatidas por experientes profissionais que atuam na área de educação de surdos e de educação inclusiva: Waléria Batista da Silva Vaz Mendes (Instituto Federal de Goiás – Câmpus Aparecida de Goiânia e Associação Nacional dos Educadores Inclusivos), Josiane dos Santos Lima (Instituto Federal de Goiás  – Câmpus Aparecida de Goiânia), Eliana Cristina Bär (Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Palhoça Bilíngue) e Flaviane Reis (Universidade Federal de Uberlândia e Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos). Saiba mais sobre as participantes no final do texto.

 

Inscrições abertas

O tema da roda de conversa vai ao encontro da nova realidade apontada pela alteração na LDB, que é uma bandeira há muito tempo defendida pela comunidade surda. O evento terá mediação do professor surdo Sérgio Vaz e tradução simultânea em Libras e Português.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 1º de setembro pelo Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa Eventos – SUGEP. A atividade será transmitida ao vivo pelo YouTube, no canal da ANEI Brasil, em programa intitulado “A ANEI Brasil quer falar com você sobre a Eucação Bilíngue de Surdos”. 

 

 

Saiba mais sobre as debatedoras da Roda de Conversa:

 

Eliana Cristina Bär

Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e em Letras Inglês - língua e literatura, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Mestre em Educação pela UFSC e Doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professora da área de Pedagogia Bilíngue, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Câmpus Palhoça Bilíngue, onde atualmente responde pela Direção-Geral.

 

Flaviane Reis

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente, é professora titular da Universidade Federal de Uberlândia na área de Educação Especial e Libras.

 

Josiane dos Santos Lima

Graduada em Letras (Bacharelado em Língua Portuguesa e Linguística) pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. É Mestre e Doutora em Letras e Linguística pela UFG. Atualmente, é professora do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia, onde ministra as disciplinas de Língua Portuguesa e de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos.

 

Waléria Batista da Silva Vaz Mendes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Letras - Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Atualmente é pesquisadora e professora do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia, coordenadora do pólo IFG do curso de Pedagogia na modalidade EaD do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e coordenadora da Comissão Técnica Nacional para Apoio a Estudantes com Deficiência Auditiva e Surdos da Associação dos Educadores Inclusivos (ANEI Brasil).

 

O Núcleo de Estudos em Educação e Linguagem do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia é coordenado pelos professores Josiane dos Santos Lima e Alexssandro Ribeiro Moura.

 

INSCRIÇÕES

TRANSMISSÃO

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página