Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Palestra aborda narrativas biográficas em estudos históricos e sua sustentação a  ideários políticos
Início do conteúdo da página
CiteLab

Palestra aborda narrativas biográficas em estudos históricos e sua sustentação a  ideários políticos

 A apresentação com o tema “História, Memória e Biografia” será feita nesta quinta-feira, 19, pelo professor Danyllo Di Giorgio Martins da Mota, em evento do Eixo de Cultura, Memória e Patrimônio do CiteLab/IFG

  • Publicado: Quinta, 19 de Agosto de 2021, 09h02
  • Última atualização em Terça, 21 de Setembro de 2021, 09h45

Uma reflexão sobre os usos da Memória e da História na construção de narrativas biográficas e sobre como essas narrativas se constituem em instrumentos que estabelecem novos sentidos à relação entre passado e presente e podem se tornar artefatos importantes na constituição e manutenção de grupos políticos nos espaços de poder. Com tal propósito será ministrada nesta quinta-feira, 19 de agosto, a palestra “História, Memória e Biografia”, pelo professor Danyllo Di Giorgio Martins da Mota. A atividade integra o segundo encontro do curso "Discutindo História, Memória e História oral: entre a teoria e o método”, promovido pelo Eixo de Cultura, Memória e Patrimônio do Centro de Referência em Pesquisa e Inovação do IFG – CiteLab, e terá transmissão ao vivo pelo canal do CiteLab no YouTube (https://www.youtube.com/CiteLabIFG).

O palestrante Danyllo Di Giorgio é professor de História no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. Em sua apresentação, ele abordará os usos políticos do passado que têm recebido grande destaque no campo acadêmico e nos meios intelectuais da atualidade. A escrita biográfica tem valor nos estudos históricos porque ajudam a conhecer a sociedade a partir dos indivíduos. Nesse sentido, o professor Danyllo explica que a escrita biográfica, destaca-se entre as narrativas que dão sustentação a ideários políticos e a grupos de poder, por estabelecer a ligação entre trajetórias individuais e transformações sociais e políticas.

 

Discussão sobre a memória

A palestra “História, Memória e Biografia” e as demais palestras do curso "Discutindo História, Memória e História oral: entre a teoria e o método” (veja relação de temas e datas abaixo) iniciam as ações do Laboratório de História Oral e Imagem, e também, do Laboratório de Pesquisa em Arte, Cultura e Linguagens do IFG. Conforme divulgação feita no lançamento do curso pelo CiteLab/IFG, a discussão sobre a memória do IFG não é recente e, desde 2008, têm sido realizadas algumas ações com vistas à preservação da memória da instituição.

O CiteLab/IFG é um espaço de interação entre os principais eixos tecnológicos do Instituto Federal de Goiás, entre eles o Eixo de Cultura, Memória e Patrimônio, promotor do curso. O evento, iniciado no dia 12 de agosto com a palestra “A relação entre História e Memória na constituição do fazer histórico”, ministrada pela professora Dra. Maria Abadia Cardoso, do Câmpus Goiânia, prossegue com os seguintes encontros:

 

  • Dia 19/08/2021 - 19 h

“História, Memória e Biografia”

Convidado: Prof. Dr. Danyllo Di Giorgio Martins Mota (IFG – Campus Aparecida de Goiânia)

 

  • 26/08/2021 – 19 h

“História oral: constituição do campo de pesquisa”

Convidada: Profa. Doutoranda Flávia Pereira Machado (IFG – Campus Goiânia)

 

  • 02/09/2021 – 19 h

Métodos e técnicas em História Oral: novas abordagens.

Convidada: Dra. Maria Vany de Oliveira Freitas (IFG – Campus Goiânia)

 

  • 09/09/2021 – 19 h

Roda de conversa: Estruturando a discussão sobre memória e a constituição do acervo de pesquisa no CiteLab.

Responsável: Profa. Dra. Sônia A. Lobo

 

Transmissão: canal do CiteLab no YouTube: https://www.youtube.com/CiteLabIFG

 

Mais informações: https://www.ifg.edu.br/citelab

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página