Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Formosa é credenciado em programa de tecnologia da informação reconhecido mundialmente
Início do conteúdo da página
Tecnologia da Informação

Câmpus Formosa é credenciado em programa de tecnologia da informação reconhecido mundialmente

Estudantes, profissionais do IFG e comunidade externa poderão realizar treinamentos gratuitos

  • Publicado: Sexta, 30 de Julho de 2021, 11h41
  • Última atualização em Quarta, 01 de Setembro de 2021, 15h43
Professor Mario Lemes é certificado pela Huawei ICT Academy, licenciando o Câmpus Formosa para a oferta de cursos de rede 5G
Professor Mario Lemes é certificado pela Huawei ICT Academy, licenciando o Câmpus Formosa para a oferta de cursos de rede 5G

A partir de agora, o Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) está habilitado para ofertar capacitações na área de tecnologia da informação e comunicação, como Redes 5G, Computação em Nuvem e Inteligência Artificial. O professor Mario Lemes, do Câmpus Formosa, foi licenciado neste mês de julho nos programas de certificação Huawei Certified ICT Associate (HCIA), da Huawei ICT Academy, empresa que opera em mais de 170 países com soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), desde 1987.

O credenciamento possibilitará o treinamento de alunos e profissionais da instituição e da comunidade externa por dois anos, prazo estabelecido para a parceria entre a empresa e o IFG. Entretanto, o professor credenciado Mario Lemes, do curso de Tecnologia Análise e Desenvolvimento de Sistemas do câmpus, continuará licenciado até julho de 2024. O professor obteve a aprovação na certificação internacional Huawei Certified ICT Associate (HCIA) em Redes 5G, que autoriza a atuação como instrutor do curso de formação.

O desenvolvimento do curso HCIA 5G deve contar com professores parceiros do Câmpus Inhumas do IFG e também do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG). “Pretendemos ofertar capacitação gratuita em redes 5G para a comunidade interna e externa e fomentar certificação dos participantes, contribuindo com a geração de mão de obra qualificada para atuar na indústria no setor de telecomunicações”, justificou o professor.

A quinta geração (5G) de tecnologia de comunicação para redes móveis celulares é capaz de atender aplicações com requisitos de alta velocidade, ultraconfiabilidade/ultrabaixa latência e comunicação massiva entre máquinas. Diferentemente do que acontecia com as redes móveis anteriores, como a 4G, as redes 5G são altamente flexíveis baseadas em software, adotam o padrão de arquitetura fundamentada em serviços, virtualização de funções de rede, computação em borda e em nuvem, o que também demanda conhecimentos relacionados ao desenvolvimento de software. “Esta parceria será interessante para toda a comunidade acadêmica, especialmente para o público relacionado às áreas de ciência da computação, engenharia elétrica, telecomunicações e afins”, informou Mario Lemes. 

 

HCIA 5G

O curso de formação HCIA 5G, ainda com data a ser definida, apresentará a evolução e as aplicações típicas da indústria de 5G, conceitos básicos, tecnologias-chave usadas na quinta geração de tecnologia de comunicação e casos de sucesso de combinação de 5G com indústrias verticais típicas, fornecendo referência e orientação para aprendizagem e domínio dessas redes. O conhecimento é aplicado em realidade virtual e aumentada, veículos autônomos, cirurgias remotas, manufaturas inteligentes, entre outros. A certificação do cursista na Huawei ICT Academy amplia sua empregabilidade e reconhecimento frente ao mercado de trabalho.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página