Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > eJIF do IFG é oficialmente aberto na noite de ontem, 27
Início do conteúdo da página
Jogos eletrônicos

eJIF do IFG é oficialmente aberto na noite de ontem, 27

Competições em meio digital seguem até dia 30 com três modalidades  

  • Publicado: Quarta, 28 de Julho de 2021, 10h10
  • Última atualização em Quarta, 01 de Setembro de 2021, 15h43
Pró-reitor de Extensão, Daniel Silva Barbosa
Pró-reitor de Extensão, Daniel Silva Barbosa

Em sua primeira edição adaptada, 100% on-line, os jogos eletrônicos do Instituto Federal de Goiás (eJIFG) foram abertos oficialmente na noite dessa terça-feira, 27, com transmissão no canal do YouTube IFG Comunidade (veja como foi a abertura). As competições serão realizadas até dia 30, nas seguintes modalidades: xadrez, League of Legends (LOL) e Free Fire.

Representante da Comissão Organizadora dos jogos, Ewerton Rodrigo Grassi afirma que em nenhum momento de sua carreira se deparou com debates e discussão sobre os jogos digitais, no máximo “nos reuníamos, os amigos, para os jogos de fliperama e depois nas Lan Houses”, afirma o professor. Segundo Ewerton, esse é um grande desafio da área da educação física, mas que é possível desfrutar dos jogos digitais. Esse novo formato surgiu devido à pandemia, quando houve necessidade de adaptação dos jogos. “Não tem como a gente negar e virar as costas para esse momento digital, seja por meio dos jogos, do relacionamento social, onde as redes sociais estão ganhando cada vez mais espaço. Seja no formato presencial ou digital, a gente está trabalhando na formação integral do nosso estudante, onde o exercício físico, a cultura corporal possam fazer parte da formação dos estudantes”, comenta.

O Pró-reitor de Extensão, Daniel Silva Barbosa, lembrou que a partir dessa competição interna, haverá, ainda, uma competição nacional. “Não quero dizer que a presença dos jogos eletrônicos na vida dos nossos estudantes seja menos importante que os jogos presenciais. Há muitas gerações, os jovens se encantam pelos jogos, muitas vezes deixando as obrigações de lado. Isso gera um problema pra escola, para as famílias. A gente lida com isso há muito tempo e precisamos continuar lidando, com cuidado, para que ele seja formativo. Temos que trazer à reflexão o que esses jogos representam, que a gente consiga, inclusive, lidar com o conteúdo desses jogos; que a gente consiga ser educativo, é uma tarefa da escola e das famílias”, diz o pró-reitor.

O estudante do curso de Matemática Rafael Vítor, integrante da equipe do League of Legends (LOL), contou um pouco da sua experiência como jogador profissional. Ele conta que “todo mundo que eu conheço que joga online tem o sonho de jogar em campeonatos profissionais” e que a vontade de se tornar um profissional nessa área o fez investir e começar a estudar sobre os jogos eletrônicos. O estudante complementou ainda: “Na minha concepção, o que a gente faz em um jogo, fica no jogo. É um ambiente virtual, não vejo alguém trazendo aquilo para fora do jogo”. O comentário veio em resposta a uma pergunta durante o evento sobre uma possível influência negativa dos jogos. Participou do bate-papo com o estudante o professor do IFG – Câmpus Valparaíso, André Santos Martorelli.

Jogos

As modalidades presentes nesta edição do eJIFG são xadrez, League of Legends (LOL) e Free Fire.

Acompanhe os jogos no canal: https://www.youtube.com/ifgcomunidade

Modalidades:

FREE FIRE - Final (29/7 -  19h30h às 22h30)

https://youtu.be/mEmfEUbYbyg

 

LEAGUE OF LEGENDS - Final (30/7 -  19h30h às 22h30)

https://youtu.be/mT4t3CoRI2w

 

XADREZ Masculino - 28/7, 15h15

https://youtu.be/EVmhK-_a5N4

 

XADREZ Feminino - 29/7, 15h15

https://youtu.be/X3nZzgxshng

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria

 

Fim do conteúdo da página