Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG recebe doação de materiais para os cursos da área de saúde
Início do conteúdo da página
Gestão

IFG recebe doação de materiais para os cursos da área de saúde

Doação foi feita pelo Instituto de Fomento, Educação e Pesquisa (IFEP) e vai beneficiar os câmpus Goiânia Oeste e Águas Lindas

  • Publicado: Sexta, 09 de Julho de 2021, 18h09
  • Última atualização em Segunda, 09 de Agosto de 2021, 19h24
Professor Jerônimo e Leonardo Amorim do IFEP apresentam o termo de doação assinado
Professor Jerônimo e Leonardo Amorim do IFEP apresentam o termo de doação assinado

O Instituto Federal de Goiás (IFG) recebeu nesta sexta-feira, 9 de julho, a doação de materiais para a área de saúde. Os insumos recebidos são voltados aos cursos técnicos integrados ministrados no Câmpus Goiânia Oeste e no Câmpus Águas Lindas. A solenidade de recebimento da doação foi realizada na Reitoria do IFG e contou com a presença de gestores da Instituição e do representante do Instituto de Fomento, Educação e Pesquisa (IFEP), entidade responsável pela doação dos materiais.

Participaram da solenidade o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva; a pró-reitora de Ensino, Oneida Barcelos Irigon; o diretor-geral do Câmpus Goiânia Oeste, Cleberson Arruda; o representante do IFEP, Leonardo Amorim de Araújo; o coordenador-geral do Projeto de Telemonitoramento de portadores de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) no estado de Goiás, professor do Câmpus Valparaíso, Geraldo Andrade de Oliveira; a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia Oeste, professora Charlise Fortunato Pedroso; entre outros gestores.

 

Doação

Os materiais foram doados pelo Instituto de Fomento, Educação e Pesquisa (IFEP), a partir de uma contrapartida acordada no Projeto de Extensão “Telemonitoramento de portadores de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) no Estado de Goiás”. O projeto foi realizado por servidores, discentes e egressos do Curso Técnico em Enfermagem dos câmpus Goiânia Oeste e Águas Lindas, no período de abril a setembro de 2020. Como explicam os gestores do projeto, dessa ação de Extensão surgiram a parceria e a contrapartida financeira transformada em doação de materiais para ambos os câmpus participantes. 

Na imagem, alguns dos materiais doados no Câmpus Goiânia Oeste 

Entre os itens doados pelo IFEP estão manequins e bonecos de simulação, torso humano, mama amiga modelo didático, AMBU (reanimadores manuais completos), estetoscópios, suporte para soro, colchão hospitalar, biombo, mesa de mayo, aspirador de líquidos e secreção, seladora de embalagem, além de insumos, como lancetas e águas destiladas.

Segundo a professora Ingrid Aline de Jesus Gonçalves, uma das coordenadoras de saúde da ação de extensão do Campus Goiânia Oeste, que também esteve presente na solenidade de doação desta sexta-feira, os materiais, equipamentos e insumos para serem utilizados nas práticas dos cursos da área da saúde totalizam o valor de 20 mil reais e foram destinados aos câmpus Goiânia Oeste e Águas Lindas.

 

Ação de Extensão

De acordo com Ingrid, “a ação de extensão destaca a importância da atuação da área da saúde, fortalecendo a identidade de um dos eixos de ambos os câmpus, além de atender a sociedade, uma vez que foram telemonitoradas 860 pessoas com DCNT, egressos de internação hospitalar”.

O projeto de extensão, desenvolvido no IFG, foi vinculado ao projeto de pesquisa “O impacto da coordenação e acompanhamento do cuidado na qualidade da assistência prestada aos usuários do SUS, egressos de internação hospitalar em Itaquera - São Paulo/SP, Goiânia e Aparecida de Goiânia/Goiás”. O projeto é desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

No IFG, o projeto conta com a coordenação-geral do professor Geraldo Andrade de Oliveira, além das coordenações locais de saúde realizadas pelas professoras Emily Nayana (Câmpus Águas Lindas) e Ingrid Aline (Câmpus Goiânia Oeste). Segundo a professora Ingrid, “ao todo, no estado de Goiás, o projeto realizou o telemonitoramento de 860 participantes com DCNT, resultando na elaboração de material informativo sobre saúde: qualidade de vida, controle e prevenção de fatores riscos em relação a DCNTs, promoção da saúde e bem-estar; ampliação do conhecimento sobre doenças crônicas e a telessaúde no estado de Goiás; contato com a realidade social no contexto de pandemia; integração entre ensino, pesquisa e extensão, bem como o seminário A comunicação como tecnologia do cuidado”.

Como pontuou a coordenadora Ingrid Gonçalves, “a ação foi concluída em setembro de 2020 e tem sido inspiração, modelo para novas e futuras parcerias e ações de telemonitoramento em saúde”.

Confira as fotos da solenidade no nosso perfil no Facebook.

 

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.

Fim do conteúdo da página