Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Semiótica Aplicada aos Textos promove o aprimoramento da leitura
Início do conteúdo da página
extensão

Curso de Semiótica Aplicada aos Textos promove o aprimoramento da leitura

Inscrições para ação de extensão vão até 15 de outubro. Ensino médio completo é o único pré-requisito

  • Publicado: Quinta, 01 de Outubro de 2020, 14h20
  • Última atualização em Terça, 27 de Outubro de 2020, 18h48
imagem sem descrição.

Pessoas que gostam de ler ou que tenham dificuldades com a leitura têm uma nova oportunidade de aprimorar sua compreensão de textos e capacidade de interpretação. Começa hoje, 1, e vai até o dia 15 de outubro, o prazo de inscrição para o curso Semiótica Aplicada aos Textos. Segundo a coordenadora da ação, professora Dra. Janice Alves Gomes, o curso pretende "discutir as metodologias da semiótica e ampliar as possibilidades da produção e leitura de textos". O curso, assim como a inscrição, são gratuitos.

São oferecidas 30 vagas para o curso - 24 destinadas à comunidade externa e outras seis vagas para servidores e estudantes do IFG. A seleção será realizada por meio de sorteio público, administrado pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do Câmpus Uruaçu, no dia 16 de outubro. O único requisito para participar da seleção é ter concluído o ensino médio. Para se inscrever, é necessário preencher o Formulário de Inscrição

A primeira chamada das matrículas será realizada entre os dias 17 e 19 de outubro. As atividades começam no dia 22 de outubro, mas antes disso, no dia 8, será ministrada a Aula Magna do curso. Todas as atividades serão online e realizadas no ambiente de aprendizagem virtual Moodle, e o curso terá duração de 60 horas. As datas das aulas podem ser consultadas na Chamada Pública do Curso.

Semiótica Aplicada aos Textos

Segundo Janice Alves, o curso apresentará a metodologia de análise da semiótica de origem francesa, uma das vertentes deste campo de estudo. Durante o curso, os participantes poderão aplicar as técnicas de análise semiótica não apenas a textos, mas também irão analisar obras de arte, peças publicitárias e filmes.

O curso será dividido em três módulos, cada um dedicado a um segmento específico da semiótica de origem francesa. "Nós iremos começar com a semiótica do discurso, depois vamos trabalhar com semissimbolismo, e no final com a semiótica das paixões", esclarece a semioticista. Segundo ela, cada uma dessas abordagens pode ser utilizada para analisar textos e outros objetos, sob perspectivas diferentes.  

A semiótica, segundo Janice, oferece uma interpretação mais objetiva dos textos e objetos analisados.  "A semiótica nos oferece uma metodologia para que, mesmo que uma pessoa exponha seu ponto de vista sobre uma obra, ele tem que seguir algumas 'regras', que a ajudam a ser menos parcial nas suas leituras", ela comenta. "A semiótica nos oferece um percurso de níveis de leitura que nos ajudam a dialogar com aquele texto, sem levar tanto em consideração conceitos pré-concebidos", conclui. 

Janice ainda destaca que o curso será ministrado por uma equipe interinstitucional de professores, com convidados da Universidade Federal de Goiás, Université de Limoges (França), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Tocantins, Universidade Estadual Paulista, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, e da Universidade de Estambul (Turquia). 

De acordo com Janice, um dos diferenciais do curso é o uso da semiótica para fins educacionais, campo que ainda é muito recente. "Quando nós pensamos em organizar esse curso, pensamos em utilizar a semiótica como metodologia de análise, mas também em usá-la para ensinar, na educação", revela a professora.

 

Acesse a Chamada Pública do Curso.

Formulário de Inscrição.

 

Comunicação Social/Câmpus Uruaçu.

Fim do conteúdo da página