Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Sucesso de curso de pós-graduação a distância estimula continuidade da oferta
Início do conteúdo da página
Especialização

Sucesso de curso de pós-graduação a distância estimula continuidade da oferta

Primeiro curso de especialização em docência teve eficiência muito acima da média 

  • Publicado: Sexta, 12 de Junho de 2020, 13h32
  • Última atualização em Quarta, 24 de Junho de 2020, 15h52
imagem sem descrição.

 

Uma experiência conjunta do Instituto Federal de Goiás  (IFG) e Universidade Aberta do Brasil (UAB) está permitindo que profissionais qualificados tecnicamente se qualifiquem também para a docência. É a oferta de curso de pós-graduação lato sensu, voltado para a formação pedagógica e totalmente a distância. O primeiro deles está em fase final e a expectativa é de que uma segunda especialização tenha início no primeiro semestre de 2021.  

A parceria do IFG com a UAB começou em 2018, com a oferta da Especialização em Docência na Educação Profissional Técnica e Tecnológica, que está terminando neste semestre. O curso foi ofertado em sete polos: Aparecida de Goiânia, Formosa, Inhumas, Goiânia, Jataí, Luziânia e Senador Canedo. Cerca de 140 alunos chegaram à fase de escrita e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).  

“Nosso índice de eficiência, calculado a partir do número de ingressantes que chegou ao final, foi muito bom. De 200 alunos selecionados, 140 já concluíram ou vão concluir a especialização. Conseguimos trabalhar a questão da evasão, que ficou menor até do que em alguns presenciais, e estamos satisfeitos com o resultado”, afirmou o coordenador do curso, professor Benjamin Pereira Vilela. 

Segundo ele, o curso foi inteiramente programado para capacitar pessoas que tinham formação profissional (bacharéis e tecnólogos de diversas áreas), mas não tinham formação pedagógica. “Muitos alunos, de diversos Estados brasileiros, já são mestres ou doutores em suas áreas de conhecimento, mas faltava a formação para a docência”, contou. 

Vagas

A diretora de Educação a Distância, professora Helen Betane Ferreira Pereira, avalia a especialização em Docência na Educação Profissional Técnica e Tecnológica como “um sucesso”. “Temos recebido retorno positivo de grande parte dos alunos e há uma lista de espera para novas turmas”, informa. Por isso, está prevista uma nova oferta da Especialização em Docência Profissional, Técnica e Tecnológica, a distância, para o primeiro semestre de 2021. Serão 200 vagas. 

Ela enfatiza dois aspectos positivos da especialização em docência. O primeiro deles é a própria formação pedagógica para graduados, que buscam dar continuidade ao seu processo formativo para atuação na docência relacionada a sua área de formação técnica.  O segundo aspecto é que a especialização oportuniza estudos e pesquisas sobre a educação básica, técnica e tecnológica, que podem potencializar o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e metodológicos para atender as necessidades e especificidades da docência em EPT.

A diretora de Educação a Distância informa que as duas especializações (a que está em fase final e a programada para começar em 2021) foram previstas no Edital CAPES nº 05/2018. Por este mesmo edital, o IFG também pôde ofertar o curso de Licenciatura Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, que será finalizado em outubro. O curso conta com duas turmas concomitantes e 260 estudantes ativos e frequentes. 

“Dessa forma, atendemos ao Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 13.005/2014, que busca assegurar que todos os professores e professoras da educação básica tenham formação específica em nível superior, obtida por meio de curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam”, destaca Helen. 

 

 Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página