Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Fórum reúne instituições parceiras do programa franco-brasileiro Brafitec
Início do conteúdo da página
INTERNACIONALIZAÇÃO

Fórum reúne instituições parceiras do programa franco-brasileiro Brafitec

Primeiro aluno do Câmpus Goiânia selecionado para o programa participou do evento, realizado em Uberlândia

  • Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 16h04
  • Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2019, 15h35
Estudante de Engenharia Mecânica do Câmpus Goiânia, Dener Barbosa de Queiroz (ao centro), ao lado da comissão do IFG
Estudante de Engenharia Mecânica do Câmpus Goiânia, Dener Barbosa de Queiroz (ao centro), ao lado da comissão do IFG

Entre os dias 5 e 8 de junho, em Uberlândia, Minas Gerais, foi realizado o XV Fórum Brafitec – Programa Franco-Brasileiro para o Desenvolvimento Territorial Sustentável. O estudante de Engenharia Mecânica do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), Dener Barbosa de Queiroz, selecionado no último edital referente ao programa, participou do evento acompanhado de comissão do IFG.

Por meio do programa, no próximo semestre, o estudante Dener terá a oportunidade de realizar intercâmbio na Escola Superior de Engenharia Sigma Clermont, instituição pública de ensino localizada em Aubière, área metropolitana de Clermont-Ferrand, na França. A seleção voltada para estudantes de Engenharias Mecânica, Elétrica, Controle e Automação dos câmpus Goiânia e Jataí do IFG foi realizada pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do Câmpus Goiânia. Para o IFG, essa ação estende os laços da Instituição construindo relacionamentos interinstitucionais para projetar o Instituto enquanto referência de educação pública de qualidade nos ambientes internacionais de ensino e trabalho.

O fórum teve como tema “Engenheiros sem fronteiras – formação humanística e socialmente referenciada”. Além da comissão do IFG, estiveram presentes, na ocasião, representantes do Instituto Federal Sul Rio-Grandense (IFSul), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), do Instituto Federal do Espírito Santo e da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Brafitec

O programa possibilita a realização de projetos conjuntos de pesquisa em parcerias universitárias em especialidades de Engenharia, exclusivamente no nível de graduação, com vistas em fomentar o intercâmbio entre Brasil e França e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos. Além do IFG, participam do convênio o Instituto Federal Sul Rio-Grandense (IFSul) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com financiamento da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Durante o evento, o Diretor de Relações Internacionais da Capes, o Prof. Dr. Mauro Rabelo, ressaltou que a internacionalização é um instrumento de fortalecimento das engenharias no Brasil e uma ação estratégica para a nação. Ele revelou ainda que 7% de todo orçamento da Capes é direcionado ao Brafitec, dado sua importância e potencial transformador na vida dos estudantes intercambistas. Em adendo, o adido de cooperação e ação cultural na embaixada da França no Brasil, Sr. Phillipe Makany, pontuou que as relações econômicas entre o Brasil e a França foram potencializadas pelo programa, evidenciando a internacionalização como ferramenta diplomática.

Além do financiamento pela Capes, o Brafitec conta com apoio de três organizações do lado francês: Ministério da Europa e Relações Exteriores (MEAE/Embaixada da França no Brasil), Ministério de Educação Superior, Pesquisa e Inovação (MESRI) e Delegação para Assuntos Europeus e Internacionais (DEIA).

Confira mais informações sobre a seleção para o programa.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

Fim do conteúdo da página