Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aluna do Câmpus Formosa vence concurso nacional de redação
Início do conteúdo da página
CONCURSO

Aluna do Câmpus Formosa vence concurso nacional de redação

Redação teve como tema gerador Ser honesto é legal! e aluna argumentou que o mundo não é dos espertos

  • Publicado: Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 17h22
  • Última atualização em Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 18h28

O Ministério da Transparência e a Controladoria Geral da União (CGU) premiaram, na tarde de ontem, a aluna de Biotecnologia do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), Joana Silveira Endres, vencedora do 10º Concurso de Desenho e Redação da CGU, na categoria 2º ano do Ensino Médio - Redação. A cerimônia foi realizada no auditório do Ministério Público do Estado de Goiás, às 13h30, durante a realização do Seminário Dia Internacional Contra a Corrupção, em Goiânia.

Participaram do concurso mais de 600 mil estudantes de todo o país, de aproximadamente 3 mil escolas. Foram 506.399 trabalhos inscritos no concurso, entre desenhos, redações e planos de mobilização. A aluna defendeu a tese de que “o mundo não é dos espertos”, falácia conhecida. “O mundo não é dos espertos, mas sim daqueles que buscam diariamente ser grandes, justos e honestos, pois são estes que possuem a capacidade de transformar, de reinventar e fazer do mundo um lugar melhor”, concluiu Joana, em sua redação.

Assistidas pela mãe, Elda Vicente da Silveira, a aluna e a professora orientadora Tássia Gabriela Delgado da Silva foram premiadas com tablet, notebook e certificado, entregues pelo superintendente da CGU - Regional Goiás, auditor federal Renato Barbosa Medeiros; e pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CAOCOP), o promotor de Justiça Bruno Barra Gomes. “Este prêmio não é só nosso, mas da família também”, declarou a docente. Tassia relatou que foi professora de Joana na 6ª série do ensino fundamental e que “foi fácil trabalhar com ela, pois ela já trouxe essa bagagem”.

“Um dia, falei: ‘A Joana podia ganhar...’, mas não esperava por isso. Foi uma surpresa.”, disse a professora Tassia.

Em sala de aula, durante o mês de junho, o grupo de professoras de Língua Portuguesa do Câmpus Formosa desenvolveu um concurso interno de redação para a seleção das redações concorrentes. Para isso, as educadoras enfocaram a honestidade, com vídeos, coletâneas de textos e rodas de discussões. “Foi um trabalho em conjunto. Quando a professora Gláucia propôs para o grupo, eu gostei muito do tema”, afirmou Tássia.

O Concurso de Desenho e Redação da CGU é realizado todos os anos com a participação de escolas públicas e privadas de todo o país, com o objetivo de fomentar a discussão e reflexão de assuntos relacionados à ética e cidadania, na escola, família e comunidade.

Leia a redação premiada.

 

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa - Foto: Eunice Fleury/MPGO

Fim do conteúdo da página