Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Palestra sobre reforma do ensino médio encerra programação do I Encontro Internacional de Licenciaturas do Cerrado
Início do conteúdo da página
Atividades

Palestra sobre reforma do ensino médio encerra programação do I Encontro Internacional de Licenciaturas do Cerrado

Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2017, 19h06 | Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2017, 20h14

A ação aconteceu do dia 13 a 15 de setembro tendo em sua programação diferentes palestras e oficinas

Na última sexta-feira,15, no Câmpus Valparaíso do Instituto Federal de Goiás (IFG), chegou ao fim o I Encontro Internacional de Licenciaturas do Cerrado: Desafios e Perspectivas do Trabalho Docente. O evento começou no dia 13 de setembro e reuniu uma grade de programação extensa: palestrantes de diferentes instituições educacionais marcaram presença durante as atividades, entre eles, professores do Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal de Brasília (IFB), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Estadual de Goiás (UEG). Na sexta-feira, a programação foi encerrada com a palestra sobre reforma do ensino médio.

 

“A MP 746 foi a base do texto da Reforma”, explica o professor

O professor Ramon Marcelino, do Instituto Federal de Goiás- Câmpus Goiânia Oeste, realizou a última atividade do I Encontro, com a palestra: “A Reforma do Ensino Médio a Luz da Relação com o Saber”. “A MP 746 foi a base do texto da Reforma”, explica o professor. Ramon logo no início conta que a palestra será dada em cima “de um olhar sobre a política nacional e de um professor que está em sala de aula” . O texto da Medida Provisória (MP) sobre a reforma do ensino médio já foi aprovada este ano, no momento, para ser colocada em prática, falta a aprovação da base curricular comum do ensino médio, que será ainda divulgada pelo Conselho Nacional de Educação(CNE) para que este documento seja debatido em audiência pública.

 

Com a reforma, apenas três matérias serão obrigatórias: inglês, português e matemática. Sobre o tema, o palestrante conta: “Uma parte do currículo ser flexível não é ruim… mas o espaço de opção não pode predominar”. Outras atividades foram realizadas na sexta-feira,15, entre elas, oficinas com diferentes temáticas, como  “O uso da Torre de Hanói na Educação Matemática”, “Princípios para uma Aprendizagem Centrada no Estudante”, “Um Olhar Etnomatemático sobre as Cestarias Bora e Makhuwa” entre outras.

 

Um dos destaques foi a palestra “Diversidade na Educação” feita pela professora do IFB Sônia Hamid, a atividade contou com ampla participação dos presentes, cada um expressando sua opinião no debate que ocorreu sobre políticas de cotas raciais, existentes, por exemplo, para entrar nas universidades públicas federais. 

 

O Encontro Internacional de Licenciaturas do Cerrado é organizado por diferentes instituições: Câmpus Gama- IFB, Câmpus Formosa-IFG, Câmpus Luziânia-IFG, Câmpus Valparaíso- IFG e Câmpus Luziânia- UEG. A ideia é que a ação ocorra anualmente e seja sediada cada ano em uma das instituições citadas acima.

 

Sobre o evento, a aluna do Câmpus Luziânia-IFG Luciana Monteiro, comenta: “Ficou bem organizado e teve ótimos palestrantes’. Marisângela Nascimento, estudante do Câmpus Valparaíso-IFG, conta que o I Encontro foi positivo e destaca a atividade “Oficina de Foguetes e suas Contribuições para o Ensino” e, explica: “Porque é um assunto que chama atenção e que o pessoal fica mais curioso”.

 


Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso

 

Fim do conteúdo da página