Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Equipe de servidores do Câmpus participa da Semana de Planejamento
Início do conteúdo da página
Evento

Equipe de servidores do Câmpus participa da Semana de Planejamento

Publicado: Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 09h24 | Última atualização em Terça, 05 de Março de 2024, 15h46

Terça-feira, 20 de fevereiro, foram abordas as temáticas de ética e diversidade

imagem sem descrição.

Dia 26 de fevereiro, volta às aulas. Mas a comunidade acadêmica já está a todo vapor com a Semana de Planejamento do Instituto Federal de Goiás Câmpus Valparaíso, que se estende até esta sexta-feira, 23 fevereiro. Na terça-feira, 20 de fevereiro, recebemos a Nathália Barcelos (IFG Reitoria), secretária executiva da Comissão de Ética Pública IFG, que juntamente ao psicólogo do Câmpus Valparaíso e também integrante da Comissão, André de Jesus, abordaram sobre o funcionamento do comitê. À tarde, o tema foi diversidades e contamos com a presença das professoras Janira Sodré (IFG Câmpus Goiânia) e Andréia Prado (IFG Câmpus Uruaçu) e Jéssica Coelho (IFG Câmpus Aparecida). E o evento continua ao longo desta semana como reuniões, cursos e formações.

 

Palestra da Comissão de Ética Pública

André e Nathália em diálogo com a comunidade

 

Foi abordado sobre a atuação da Comissão, assim como realizar consultas ou envio sobre possíveis denúncias. Entre os canais disponibilizados, o Fala.BR e etica@ifg.edu.br . A secretária executiva, Nathália, reforça que a comunicação feita com a instância tem a garantia de sigilo. A Comissão está realizando visitas  aos Câmpus do Instituto como parte de um clico permanente de formação e ética.

 

Diversidades

Professora Janira

 

A professora Janira apresentou a palestra sobre Educação por um mundo livre de racismo destacando que o racismo é uma construção social e econômica. "A ideia de raça é social, ela não se baseia no DNA", mais à frente explica o contexto: "O racismo é uma operação global que emerge junto ao capitalismo".

 

Da esquerda para direita, as professoras Ana (chefe de Departamento do Câmpus Valparaíso) e Andréia e Jéssica

 

As professoras Andréia e Jéssica nos mostraram o Projeto Quilombo Sustentável em Rede, parceria entre os Campi Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás e Uruaçu que surgiu em 2021. No projeto de extensão, o Instituto realizou cursos variados em comunidades quilombolas (Forte, Moinho, Engenho e Diadema), entre eles: oficinas de tecnologias digitais, alimentos do Cerrado, bioconstrução, audiovisual, pintura. Além do fortalecimento entre lideranças dos quilombos.

 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso

Fim do conteúdo da página