Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG realizará em novembro o I Encontro do Centro-Oeste dos Projetos da EJA Integrada – EPT
Início do conteúdo da página
formação eja/ifg

IFG realizará em novembro o I Encontro do Centro-Oeste dos Projetos da EJA Integrada – EPT

Publicado: Quinta, 28 de Outubro de 2021, 14h28 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Evento será transmitido pelo YouTube e ocorrerá nos dias 17 e 18 de novembro

imagem sem descrição.

 

O Instituto Federal de Goiás, por meio do Projeto Formação EJA/IFG, realizará no mês de novembro a primeira edição do Encontro do Centro-Oeste dos Projetos da EJA Integrada – EPT. O evento contará com diversas atividades relacionadas à Educação de Jovens e Adultos e à Educação Profissional e Tecnológica, reforçando a temática sobre a defesa da criação da Política de Formação Integral e Integrada da EJA/EPT. A programação do Encontro, que será realizado de forma online, já está disponível (clique aqui e acesse). A transmissão das atividades será feita pelo YouTube, no canal da EaD IFG

 

Como destaca a coordenadora-geral do Projeto Formação EJA/IFG, a pedagoga da Pró-Reitoria de Ensino do IFG, Kênia Hidalgo, as discussões previstas no Encontro têm o objetivo de estreitar a relação entre os IFs do Centro-Oeste e, consequentemente, fortalecer o diálogo entre os câmpus do IFG e as redes de ensino municipal e estadual participantes do Projeto Formação. “Isso é importante”, segundo Kênia, “para a qualificação da formação continuada dos professores que atuam diretamente no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da EJA e a elevação da escolarização dos estudantes da EJA, bem como sua formação profissional técnica”.

 

Além do IFG, especialmente com os câmpus Luziânia, Senador Canedo e Inhumas, participam da organização e apoiam o Encontro o Instituto Federal de Brasília (IFB), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e o Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS). Apoiam, também, o evento a Secretaria de Estado de Educação de Goiás e as Secretarias Municipais de Educação de Goiânia, Inhumas, Luziânia, Senador Canedo, Novo Gama e Cidade Ocidental.

  

Programação formativa

Kênia Hidalgo, ao falar sobre o Encontro, destaca que “a programação traz uma proposta de formação que contempla possibilidades de diálogos entre os palestrantes e os debatedores convidados com o público da EJA da região centro-oeste e, claro do Brasil, já que o Encontro será on-line”. 

 

Durante os dois dias do evento, que fornecerá aos participantes certificação, serão realizados momentos formativos compostos por rodas de conversas, trocas de experiências de professores, mesas-redondas e relatos de experiências dos estudantes da EJA. Sobre essa atividade de relato dos discentes, que ocorrerá no primeiro dia do evento, Kênia explica que “um dos objetivos do Encontro é dar aos alunos da EJA a oportunidade de falar sobre suas experiências”.

 

Para a coordenadora do Projeto Formação EJA/IFG, “esses momentos formativos, com certeza, contribuirão para o fortalecimento dos princípios estruturantes da EJA/EPT, não só no IFG, mas também aos demais Institutos colaboradores do Centro-Oeste e ainda às Redes de Ensino Estadual e Municipal desta região que são apoiadores do Encontro”. 

 

O I Encontro do Centro-Oeste dos Projetos da EJA Integrada – EPT é uma realização do Projeto Formação EJA/IFG. Esse projeto-piloto oferta, desde 2020, cursos de Formação Continuada para servidores do IFG e para professores da rede estadual e das redes municipais de Goiás. Além dos cursos para docentes, o projeto ofertará, a partir de novembro deste ano, cursos FIC integrados ao ensino fundamental e ao ensino médio para estudantes da EJA, por meio de recursos do Termo de Execução Descentralizada n. 8620 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página