Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Coleção Artífices será lançada na quinta-feira, 19
Início do conteúdo da página
editora ifg

Coleção Artífices será lançada na quinta-feira, 19

Publicado: Terça, 17 de Agosto de 2021, 16h10 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Coletânea apresenta ao público obras publicadas na antiga gráfica da Escola Técnica, entre os anos de 1951 e 1969

imagem sem descrição.

 

Nesta quinta-feira, 19 de agosto, será lançada a Coleção Artífices, uma coletânea de livros literários publicada pela Editora do Instituto Federal de Goiás (IFG) que resgata um pouco da história da Instituição. Na Coleção, os leitores terão acesso a dez obras que foram publicadas na antiga gráfica da Escola Técnica de Goiânia e, depois, Escola Técnica Federal de Goiás, entre os anos de 1951 e 1969. A coletânea será lançada de forma on-line, durante o II Colóquio de Poesia Goiana. A transmissão será feita pelo YouTube, no canal Rede Poesia, às 19h.

Participarão da solenidade de lançamento três escritores homenageados com a publicação de suas obras na Coleção: Edir Guerra Malagoni, autora de Tardes do nada; Geraldo Coelho Vaz, autor de Poemas da ascensão; e Gilberto Mendonça Teles, autor de Alvorada. O diálogo entre os autores será mediado por Olliver Robson Mariano Rosa, revisor da Editora IFG e um dos coordenadores e idealizadores da publicação.

  

Coleção Artífices

Produzida pela Editora IFG, a Coleção Artífices é composta por 10 livros literários produzidos e publicados pelo setor de Tipografia e Encadernação da Escola Técnica de Goiânia (ETG) e da Escola Técnica Federal de Goiás (ETFG), entre os anos de 1949 e 1969. A coletânea, coordenada pelo servidor Olliver Mariano (Editora IFG) e pelas professoras Marcela Matos (Câmpus Uruaçu do IFG) e Goiandira Ortiz (Universidade Federal de Goiás), envolveu também a Rede Goiana de Pesquisa sobre Ensino e Leitura de Poesia e algumas editoras da Rede Federal, como a Editora IFPB, Editora IFAC, Editora IFAP, Editora IFSP e Editora IFS.

Como destaca Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz, coordenadora da Editora IFG, “com a Coleção Artífices, buscamos resgatar a memória editorial de nossa instituição e prestar uma homenagem a escritoras e escritores que fizeram e fazem parte do patrimônio artístico e cultural de nossa terra. Para além desse objetivo, buscamos dar visibilidade aos produtos artísticos como forma de resistir ao processo de desvalorização desses produtos em nossa história recente e afirmar a arte literária como trabalho dos mais importantes para a constituição de nossa humanidade.”

 

Obras, estudos e projeto gráfico

Coleção Artífices contempla as seguintes obras: Vibrações, de José Lopes Rodrigues (1949); Lendas de minha terra, de Mário Rizério Leite (1951); Primeira chuva, de Bernardo Élis (1955); Alvorada, de Gilberto Mendonça Teles (1955); Poemas da ascensão, de Coelho Vaz (1963); Caminhos de mim, de Yêda Schmaltz (1964); Tempo maior, de Ciro Palmerston Muniz (1965); Tardes do nada, de Edir Guerra Malagoni (1965); Madrugada, de Sílvia Nascimento (1968) e Vida, de Nita Fleury Curado (1969).

Além dos textos originais, cada livro conta com um estudo elaborado por convidados ligados a instituições de ensino e de pesquisa, um prefácio redigido por autores da literatura goiana e a reprodução de matérias de jornais, críticas publicadas à época e demais recortes sobre as obras reeditadas. Como pontua Vanderleida, “trata-se de uma coleção de caráter literário, cultural e acadêmico-científico”.

Segundo Olliver Mariano, o projeto gráfico da Coleção foi feito a partir de xilogravuras produzidas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Aparecida de Goiânia, sob a supervisão do professor Alexandre Guimarães. Parte do material produzido pelos discentes foi enviado para a equipe gráfica da Editora, que produziu as capas das obras.

 

Da pesquisa de iniciação científica à publicação

O projeto que levou à reedição das obras da Coleção Artífices, como destacou Olliver, está relacionado a uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida no IFG, que contou com a orientação do próprio Olliver e da professora Marcela Matos. A pesquisa intitulada “Primeiras impressões: a importância das obras literárias publicadas por autores goianos por meio da Escola Técnica de Goiânia no período de 1949 a 1969” foi desenvolvida, em 2018, pelas alunas Nara Rúbia Santos Rabelo e Liza Oliveira Alvarenga, do Câmpus Goiânia.

Na investigação, foram abordados livros literários produzidos e publicados pelo setor de Tipografia e Encadernação da Escola Técnica de Goiânia (ETG) e Escola Técnica Federal de Goiás (ETFG), entre os anos de 1949 e 1969.  Como destacam Nara Rabelo e Liza Alvarenga, no relatório sobre a pesquisa realizada, "essas obras, em sua grande maioria, são de poesia e constituem não só as publicações daquela que é considerada a primeira editora pública de Goiânia, mas também as primeiras obras publicadas por muitos dos referidos autores." E agora, em agosto de 2021, depois de um esforço coletivo em prol da reedição de algumas dessas obras, o público tem a oportunidade de conhecer alguns desses trabalhos por meio da Coleção Artífices, produzida pela Editora IFG.

Falando a respeito da publicação, Olliver afirma: “estou tão feliz por estar saindo essa coleção, porque deu um trabalhinho bom. Ver o resultado de algo que levou tempo para se concretizar é uma satisfação grande. Nossa escola, nosso Instituto teve um papel muito importante na literatura do estado, na cultura do estado, algo que às vezes é esquecido. E é importante resgatar essa memória e destacar para a sociedade que nós somos uma instituição centenária que tem contribuído há muito tempo com a construção da nossa identidade, da nossa memória, da nossa história.”

 

Acesso à Coleção

A partir do lançamento da Coleção, serão disponibilizados os e-books de cada uma das obras na página da Editora IFG. No site, os interessados poderão fazer o download do material. As obras serão disponibilizadas neste link: Coleção Artífices . Quanto às obras impressas, Olliver explica que “a impressão será iniciada e até o início de novembro os livros impressos devem estar prontos. Toda a tiragem se destinará à doação”.

 

 

Serviço

Lançamento da Coleção Artífices
Data: 19 de agosto
Horário: 19h
Convidados: Edir Guerra Malagoni, Geraldo Coelho Vaz e Gilberto Mendonça Teles

Transmissão: YouTube, no canal Rede Poesia

Evento: II Colóquio de Poesia Goiana

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página