Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > OMIF realiza edição histórica com prova on-line para mais de 5 mil alunos da rede federal
Início do conteúdo da página
OLÍMPIADA DE MATEMÁTICA

OMIF realiza edição histórica com prova on-line para mais de 5 mil alunos da rede federal

Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2020, 17h45 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Inscrições para a segunda etapa podem ser realizadas, gratuitamente, pelo link:  www.even3.com.br/omif2020

imagem sem descrição.

 

Neste último domingo, dia 25 de outubro, foi realizada a 1ª fase da III Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais – OMIF 2020. Cerca de 5.350 alunos, de 285 câmpus da rede, fizeram a prova que continha 15 questões com 5 alternativas cada, que foram elaboradas por professores da Rede Federal Brasileira.

Essa foi uma edição histórica porque pela primeira vez, desde o início da Olimpíada em 2017, ela foi realizada totalmente on-line, com apoio de professores-coordenadores cadastrados como responsáveis por cada câmpus de todo o Brasil.

Com o tema “A Matemática está em tudo”, as questões de matemática da prova também foram abordadas da perspectiva de outras áreas do conhecimento, tais como exatas, natureza, humanas e linguagens.

E os alunos marcaram presença nas redes sociais compartilhando fotos e registrando sua participação nessa edição totalmente on-line da olimpíada com a #OMIF2020.

 

A organização da Olimpíada

Anualmente, a olimpíada possui duas fases, mas, exclusivamente nesta edição, devido à pandemia da Covid-19, haverá apenas uma prova. Segundo um dos idealizadores e organizador da Olimpíada, professor Renato Machado Pereira, “muitas adaptações foram necessárias para estabelecer uma OMIF 2020 dentro do cenário atual (pandemia de Covid-19). Construímos, então, uma olimpíada completamente remota, mas que carregasse em si características do projeto inicial e que pudesse ser acessível para todos os estudantes do país”.Ainda segundo o professor, o dia da prova foi muito agitado e emocionante já que “285 câmpus ficaram movimentados, tinha professor preocupado com o envio do link da prova para os estudantes ou providenciando uma maneira de levar a prova impressa, tinha estudante preocupado em receber a prova, tivemos o link da prova congestionado, mas, no fim, mais de 5.300 alunos puderam aproveitar e aprender com o projeto OMIF”. 

Para que tudo desse certo nessa iniciativa de uma OMIF on-line, o evento contou com apoio de uma equipe composta por integrantes de todo o país, como professores e técnicos do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho, do IFPR – Câmpus Irati, do IFCE – Câmpus Tabuleiro do Norte, do IFMT – Câmpus Cuiabá Bela Vista, do IFSP – Câmpus São João da Boa Vista, do IFSULDEMINAS – Câmpus Inconfidentes, do IFMG – Câmpus Betim, do IFMG – Câmpus Congonhas, do IFNMG – Câmpus Avançado Janaúba e do IFMT – Câmpus Várzea Grande.

Renato ainda ressaltou que “o projeto OMIF é um serviço da Rede Federal que só existe graças ao trabalho de todos os coordenadores locais em cada câmpus. Então, queria agradecê-los, em nome da Comissão Organizadora, por toda a dedicação, apoio, motivação, empenho e solidariedade para com o projeto e para com os seus estudantes. Não temos palavras para descrever o quanto nós, comissão, ficamos felizes em ver tantos estudantes fazendo a prova, sonhando com a premiação e buscando aprender mais e mais um assunto que muitas vezes é visto como o mais difícil de todos”.

 

2ª Etapa

A 2ª fase será realizada nos dia 20, 21 e 22 de novembro de 2020, totalmente on-line. Excepcionalmente, em 2020, não haverá prova de 2ª fase devido à pandemia da Covid-19, no entanto a OMIF promoverá um encontro on-line de alunos e professores para realização de palestras, minicursos, oficinas, mostras de jogos e dinâmicas, atividades culturais e para a cerimônia de entrega das premiações dos alunos vencedores da Olimpíada.

Na ocasião, os alunos que participarem da 1ª fase serão ranqueados conforme suas notas, e serão concedidos certificados em formato digital referentes à premiação de medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa.

Mais informações: https://omif.muz.ifsuldeminas.edu.br/pt/

Inscrições para a segunda etapa podem ser realizadas, gratuitamente, pelo link:  www.even3.com.br/omif2020

 

Assessoria de Imprensa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

Fim do conteúdo da página