Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Plenária final da revisão do Regimento Geral será em rodadas
Início do conteúdo da página
DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS

Plenária final da revisão do Regimento Geral será em rodadas

Publicado: Quarta, 12 de Julho de 2023, 07h42 | Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 07h34
Comissão Sistematizadora definiu novo cronograma. Unidades têm até 10 de agosto para escolher novos delegados, caso seja necessário
 
 
Revisão do Regimento Geral do IFG
Revisão do Regimento Geral do IFG

 

O Instituto Federal de Goiás (IFG) retomou o processo de revisão do seu Regimento Geral, por meio da reconstituição da Comissão Sistematizadora, que já redefiniu o novo cronograma dos trabalhos. A previsão é de que a minuta final do Regimento será encaminhada ao Conselho Superior (Consup) até o final de novembro, para ser votada no dia 11 de dezembro.

O novo cronograma definido pela Comissão Sistematizadora, ad referundum do Consup, foi aprovado pelo Conselho na última segunda-feira, 10 (Resolução nº 170). Por ele, a plenária final será realizada em até três rodadas, programadas para os meses de setembro e outubro.

As votações nas plenárias serão restritas aos delegados das unidades do IFG (câmpus e Reitoria) e aos delegados natos, que são os membros do Colégio de Dirigentes e da Comissão Sistematizadora (Resolução nº 32/2019).

As unidades têm até o dia 10 de agosto para recomporem suas listas de delegados, caso seja necessária a substituição de algum dos que foram eleitos nas plenárias locais, realizadas em 2019. Em 2020, o processo de revisão foi interrompido, em razão da pandemia de Covid-19.

Em decisão por consenso, a Comissão Sistematizadora deliberou pela validação de todo o trabalho já realizado, inclusive a eleição dos delegados de cada unidade. Caso haja necessidade de substituições, as unidades terão autonomia para definir como se dará a escolha, não estando previstas novas plenárias locais.

Cada unidade elegeu três delegados, sendo um representante dos professores, um dos técnicos-administrativos e um dos estudantes, com duas exceções: o Câmpus Goiânia teve direito a quatro delegados por segmentos, totalizando 12, e na Reitoria foram eleitos três técnicos-administrativos.

A Comissão Sistematizadora também decidiu manter a metodologia do processo de revisão do Regimento Geral (aprovada pelo Consup) e o Caderno de Propostas, resultado da sistematização das proposições discutidas e aprovadas nas unidades.

Retomada

O processo de revisão do Regimento Geral do IFG foi retomado no início deste ano, quando o Consup, por meio da Resolução nº 159, de 22 de março, autorizou a Comissão Sistematizadora a dar continuidade aos trabalhos que tinham sido suspensos em razão da pandemia de Covid-19. A Diretoria Executiva consultou os integrantes e as vagas dos que decidiram não continuar na Comissão foram redefinidas, a partir da indicação de suas respectivas unidades.

A Comissão Sistematizadora, já com os novos integrantes, reuniu-se pela primeira vez no início de maio e identificou a necessidade de rememorar o trabalho desenvolvido anteriormente, Numa segunda reunião, que contou com a presença da reitora, professora Oneida Irigon, o professor Ruberley Rodrigues de Souza (Câmpus Jataí), apresentou um histórico das atividades passadas.

Os trabalhos continuaram com a eleição do novo coordenador, Luciano Perilo (Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional/Reitoria), e também da nova secretária: Marisa Vento (Câmpus Aparecida de Goiânia). Na sequência, vieram as discussões sobre metodologia e cronograma de atividades e as deliberações necessárias para a retomada do processo de revisão do Regimento Geral.

O novo coordenador da Comissão Sistematizadora, Luciano Perilo chama a atenção da comunidade interna para a necessidade de apropriação do Caderno de Propostas, antes da plenária final. “É importante que a comunidade conheça, debata as propostas apresentadas e dialogue com os delegados das unidades”, enfatiza.

 

Acesse o site da revisão do Regimento Geral: https://www.ifg.edu.br/component/content/article/62-ifg/a-instituicao/123-regimento-interno

Conheça a metodologia da plenária final: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/123/aprovado%20REGIMENTO%20GERAL%20IFG%20-%20Proposta_Regimento_Plenarias_Locais_18-10-19.pdf

Veja o Caderno de Propostas: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/123/Caderno%20Regimento%20Geral%20-%20Formata%C3%A7%C3%A3o.pdf

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página