Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG lança Política de Comunicação em formato e-book
Início do conteúdo da página
COMUNICAÇÃO

IFG lança Política de Comunicação em formato e-book

Publicado: Segunda, 04 de Outubro de 2021, 14h40 | Última atualização em Quarta, 03 de Novembro de 2021, 18h40

Lançamento do e-book integra ações de implantação da Política que foi aprovada em março deste ano pelo Consup

 

A partir da aprovação da Política de Comunicação do Instituto Federal de Goiás (IFG) pelo Conselho Superior, em 29 de março deste ano, foi iniciada a etapa de implantação da Política, marco importante para o estabelecimento das diretrizes e para o desenvolvimento da cultura de comunicação na Instituição. Nessa perspectiva, o IFG lança hoje, 4 de outubro, uma publicação em formato e-book da Política de Comunicação, para tornar o conteúdo mais atrativo, com navegação dinâmica, com o apoio de elementos visuais e destaques textuais, bem como para ampliar a distribuição do conteúdo digital para as comunidades interna e externa. A publicação foi elaborada pela Diretoria de Comunicação Social (Dicom).

“A publicação do e-book celebra os esforços da Comissão de Elaboração da Política de Comunicação e dos comunicadores que atuaram, ao longo dos últimos, para que o IFG pudesse ter a sua Política elaborada e aprovada. Essa Política sempre foi muito esperada por todos nós e extremamente necessária para a Instituição”, comemora a diretora de Comunicação Social do IFG, que coordenou o processo de editoração do e-book e a Comissão de Elaboração da Política de Comunicação, nomeada por Portaria

O lançamento da publicação em formato e-book é realizado pela Dicom no último dia do mandato eletivo do professor Jerônimo Rodrigues da Silva como reitor do IFG, como forma de reconhecer os esforços dele para a aprovação da Política de Comunicação. A publicação do e-book é mais uma das etapas de implantação da Política e o documento publicado hoje ainda receberá a inclusão da ficha catalográfica e do ISBN, possivelmente por meio da Editora IFG.

Na mensagem de abertura da publicação, o reitor do Instituto Federal de Goiás, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, destaca que “a comunicação institucional é considerada área estratégica no IFG” e reforça a importância das diretrizes que, segundo ele “vão nortear esse relacionamento, o uso dos canais e das ferramentas de comunicação para o alcance da nossa função social e das metas institucionais, bem como orientar todos os integrantes da Instituição”.

O reitor também ressalta que a comunicação deve ser incorporada, cada vez mais, nos processos de planejamento, de gestão e de tomada de decisões, bem reforça a importância do desenvolvimento da cultura de comunicação, que é o entendimento coletivo de que a comunicação é responsabilidade de todos e que todas as pessoas que integram a organização e que devem estar comprometidas com a circulação de informações.

 

Novas etapas

A próxima etapa será o desenvolvimento da campanha de comunicação sobre a Política, conforme consta do Plano de Comunicação elaborado pela Dicom (ação 13 do item 7.5 do PDI e Plano Anual de Trabalho 2021 – Reitoria). A campanha apresentará os principais tópicos da Política, para que as comunidades interna e externa compreendam como se dá o processo de comunicação na Instituição, as diretrizes, os princípios, os procedimentos, as responsabilidades e os públicos de interesse ou estratégicos que fazem parte das comunidades interna e externa.

Também estão previstas a atualização da página eletrônica da Política de Comunicação e da seção “Comunicação” no site do IFG, bem como a elaboração dos manuais de comunicação que vão apresentar as orientações e as padronizações para a atuação em diversos campos da comunicação, a exemplo das mídias sociais. Os manuais vão orientar a comunidade acadêmica.

 

Projeto do e-book
O projeto de elaboração do e-book da Política de Comunicação do IFG é da Diretoria de Comunicação Social da Reitoria, com participação de diversos servidores. A revisão da Política de Comunicação foi realizada pela redatora Paola Nunes de Souza, o Projeto Gráfico e a Diagramação do e-book, pela programadora visual Michele Jussara Bagestão. A editoração e revisão final é da jornalista Adriana Souza Campos. A publicação também teve a colaboração da publicitária Ana Carolina Motta, que elaborou os textos da campanha de divulgação da Política de Comunicação. No e-book há um agradecimento a outras duas servidoras, que contribuíram antes da Portaria que instituiu a comissão, as jornalistas Maria José Braga e Tássia Galvão.

 

Comissão
A Comissão de Elaboração da Política de Comunicação do IFG (Portaria nº 312, de 19 de fevereiro de 2020) foi coordenada pela jornalista e diretora de Comunicação Social da Reitoria, Adriana Souza Campos, e composta pelos representantes dos câmpus: Câmpus Anápolis - Priscylla Dietz Ferreira Amaral (Coordenadora Adjunta), Câmpus Formosa - Bárbara de Almeida Tavares Borges; Câmpus Itumbiara - Brunna Santos de Souza; Câmpus Goiânia - Charles dos Reis Alves; Câmpus Jataí - Evaldo Gonçalves Silva; Câmpus Inhumas - Fernanda Guirra Martins; Câmpus Luziânia - Francyelle Maria Rocha Alves; Câmpus Uruaçu - Gustavo Rezende de Souza; Câmpus Águas Lindas de Goiás - Janaína Vidal Pereira; Câmpus Valparaíso de Goiás - Juliana Leão Borba Lins; Câmpus Cidade de Goiás - Kelly Cristina Rodrigues Silva; Câmpus Senador Canedo - Rafael Alencar Rodrigues; Câmpus Aparecida de Goiânia - Regina Aparecida Magnabosco de Sousa Marques.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página