Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Participe da I Semana Integrada do Cerrado - 04 e 09 de outubro
Início do conteúdo da página
EVENTO

Participe da I Semana Integrada do Cerrado - 04 e 09 de outubro

Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 10h20 | Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 12h34
image.png
 
Entre os dias 04 e 09 de outubro, o Instituto Federal de Goiás e o Instituto de Estudos Socioambientais, da Universidade Federal de Goiás, com o apoio do Instituto Federal Goiano, da Universidade Federal de Jataí, da Universidade Federal de Catalão, da Universidade Estadual de Goiás, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, da Universidade Evangélica de Goiás, da Comissão Pastoral da Terra e da Sociedade Porto das Antas, promoverão a I SEMANA INTEGRADA DO CERRADO.

O evento tem por objetivo comemorar o Dia Nacional do Cerrado, instituído por Decreto Presidencial, celebrado todo dia 11 de setembro, desde 2003. Esse ano, por conta do impacto da pandemia de COVID-19 nos calendários acadêmicos, o evento será comemorado no mês de outubro.

Serão mesas redondas, palestras, apresentações de trabalho e apresentações artísticas. O evento será totalmente online. Inscrições pelo link: https://bit.ly/semanacerrado2021 - disponível na bio - ou pelo QR Code da segunda imagem dessa publicação. Contamos com sua presença.

No Brasil, 11 de setembro é o Dia Nacional do Cerrado, reservado para lembrar a importância do segundo maior bioma da América do Sul. Esse bioma se estende por um pouco mais de 2 milhões de km², que equivale a aproximadamente 22% território Nacional. Com áreas contínuas nos estados do Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, com alguns reflexos no Amapá, Roraima e Amazonas.

Portanto, é importante destacar os recursos guardados nesse bioma, uma vez que, no Cerrado se encontram as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul, Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata. Então, além do potencial aquífero, outros aspectos evidenciam a importância da preservação de sua biodiversidade.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), no bioma Cerrado já foram catalogadas mais de 11,6 mil espécies de plantas nativas. A diversidade de seus habitats abriga entorno de 199 espécies de mamíferos, 837 de aves, 1200 de peixes, 180 de répteis e 150 de anfíbios. Estima-se a hospedagem de 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins trópicos.


Link para inscrição e programação https://bit.ly/semanacerrado2021
 
 
 
 
QRcode
image.png
 
 
 
Parceiros:
image.png
--
Fim do conteúdo da página